Connect with us

Inicie Sua Carreira

[Infográfico] Faculdade de Banco de Dados: tudo sobre esta graduação

Você tem aptidão por tecnologia e quer fazer um curso na área? Então, leia nosso post e conheça a faculdade em Banco de Dados!

faculdade de banco de dados

A faculdade de Banco de Dados é indicada para estudantes que desejam construir e integrar tecnologias a conhecimentos aprofundados, além de atuar em uma área em constante crescimento. O curso é do tipo tecnólogo e pode ser feito na modalidade EAD, ideal para quem quer uma formação superior rápida e direcionada.

Durante as aulas, você vai desenvolver novas habilidades e será capaz de modelar, projetar, documentar, implementar, gerenciar e testar Bancos de Dados, sejam eles centralizados, sejam distribuídos. Com isso, é possível garantir condições favoráveis à confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados e informações, elementos fundamentais para os processos decisórios.

Quer saber mais sobre a faculdade de Banco de Dados, qual é o perfil do profissional e como está o mercado de trabalho? Continue a leitura e entenda!

O que é o curso tecnólogo em Banco de Dados?

A graduação em Banco de Dados forma profissionais versáteis e com habilidades para atuar em diversas estruturas ou plataformas de desenvolvimento e gestão de sistemas de Banco de Dados. O curso fornece todo o repertório teórico e técnico para entender a importância da segurança de compartilhamento de dados, além de dominar as melhores ferramentas, técnicas de criação e implementação.

Por ser um curso de graduação tecnológica a distância, tem duração de 2 anos e meio. As aulas acontecem em ambiente virtual, criado especialmente para que o aluno possa estudar em seu próprio ritmo, quando e onde quiser.

Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos têm acesso às ferramentas necessárias para aproveitar ao máximo as disciplinas. Esse modelo de ensino é inovador e dinâmico, e todas as atividades são acompanhadas por professores a distância.

Quem se forma em uma faculdade de Banco de Dados EAD reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) obtém um diploma de Ensino Superior aceito e válido em todo o mercado de trabalho nacional.

Como ele prepara os profissionais?

Por serem mais curtos, os cursos de graduação tecnológica têm maior ênfase nas disciplinas características de tecnologia, preparando o futuro profissional a entrar logo no mercado de trabalho.

Durante a faculdade, os alunos estudam diferentes plataformas, administração e estruturas de desenvolvimento de sistemas. Com essa formação, o tecnólogo é capaz de realizar o planejamento da segurança das informações, avaliar o desempenho do sistema e propor as melhorias necessárias.

Com estudos voltados aos cálculos e à linguagem da computação, o profissional também está apto a fazer a leitura dos dados e a transformá-los em informações que auxiliam o processo decisório estratégico nas empresas.

Quais são as principais disciplinas da grade curricular?

A grade curricular da faculdade de Banco de Dados tem como base a área de Tecnologia da Informação. No entanto, o tecnólogo desenvolve habilidades específicas para a implementação e o gerenciamento de sistemas de bases de dados.

A graduação requer raciocínio lógico e gosto por matemática, cálculo e linguagens de computação, pois esses conteúdos estão presentes na maioria das disciplinas.

Confira algumas matérias que você vai estudar durante o curso:

  • Comunicação e Linguagem;
  • Teoria Geral da Administração;
  • Matemática Básica;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Arquitetura de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;
  • Estatística;
  • Banco de Dados;
  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Segurança em Sistema de Informação;
  • Redes de Computadores;
  • Análise Preditiva;
  • Empreendedorismo;
  • Gerência de Projetos;
  • Governança de TI;
  • Big Data;
  • Mineração de Dados;
  • Business Intelligence;

Qual é o perfil indicado para esse curso?

Se a carreira despertou o seu interesse, é importante conhecer o que você enfrentará na rotina de trabalho como um profissional tecnólogo em Banco de Dados. Por ser uma área desafiadora, é importante que o especialista tenha algumas características que ajudem a exercer melhor esse papel. Confira algumas a seguir.

Organização e Planejamento

Elaborar, manter e melhorar bancos de dados é uma tarefa que exige muita organização, atenção e entendimento de padrões. Além disso, é um trabalho sistemático e que precisa de evolução constante.

Para facilitar a sua vida na área, invista em planejamento e organização, pois isso vai ajudar muito na manutenibilidade dos projetos. Esse conceito se refere à precisão, facilidade, economia e segurança na execução de ações de manutenção de sistemas ou produtos e é muito comum no setor.

Responsabilidade

Trabalhar com informações é uma atividade delicada e que não permite erros. Todos os dados disponíveis em um banco devem ser mantidos em segurança, com backups frequentes para garantir que nada será perdido.

Conhecimento de negócios

Quem atua nessa área não lida apenas com dados. É fundamental que o tecnólogo saiba sobre o negócio, pois ele trabalha diretamente com as pessoas dessa área, como gestores e cientistas de dados. Dessa forma, é possível entender as regras de cada sistema e as condições necessárias para a estruturação e o desenvolvimento efetivo da base de dados.

Como está o mercado de trabalho?

Esse é um dos cursos em alta no setor de tecnologia, como mostra a pesquisa que revelou as 21 profissões do futuro. A maioria está relacionada a conhecimentos tecnológicos e, entre eles, está a área de Banco de Dados.

De modo geral, o espaço no mercado de trabalho é cada vez mais amplo e as remunerações são atraentes. Ao longo de uma jornada de 41 horas por semana, a média salarial ultrapassa os R$ 6.800.

O que faz um tecnólogo em Banco de Dados?

O tecnólogo em Banco de Dados tem papel estratégico nas empresas. Seu trabalho é manipular sistemas tecnológicos que permitam estruturar, organizar e distribuir as informações, além de ser o responsável pela segurança delas. Mas como tudo isso se traduz em atividades diárias?

Na prática, existem algumas atribuições específicas que fazem parte da rotina desse profissional. Uma delas se refere ao processo de planejamento, criação e monitoramento de sistemas que gerenciam bancos de dados. Ele também é encarregado de administrar o próprio acesso dos usuários a esses sistemas por meio de mecanismos de autorização e negação.

Por sinal, o controle de quem e até qual ponto é permitido ir dentro de um Banco de Dados é uma atividade que merece o devido destaque. Afinal, ela está totalmente ligada à proteção de informações sigilosas tanto da organização quanto de seus próprios clientes ou parceiros de negócios.

Outra tarefa importante consiste no desenvolvimento e na aplicação de rotinas de backup. Esse cuidado é essencial para assegurar que, independentemente do tipo de evento inesperado, os dados possam ser recuperados. Vale lembrar que as cópias de segurança são vitais, inclusive durante a realização de manutenções ou atualizações dos servidores principais utilizados.

Inspeções constantes de computadores e dispositivos periféricos também fazem parte do dia a dia do profissional. O intuito é confirmar se tudo está funcionando como deveria e, se não estiver, identificar os sinais com a maior antecedência possível. A fim de manter as análises registradas, são elaborados relatórios que, se for o caso, já apontam para as correções que devem ser implantadas.

Na hora de preparar a documentação dos softwares e sistemas atrelados ao Banco de Dados em questão, o redator técnico conta com o suporte de representantes de diversos times da empresa. Uma das pessoas que colaboram com essa orientação é justamente o tecnólogo em Banco de Dados.

Quais são os benefícios de fazer esse curso?

Com a demanda cada vez mais crescente por profissionais de tecnologia, buscar formações voltadas para a área é uma das maneiras de se valorizar profissionalmente. Basta pensar que você fará parte de um grupo de pessoas privilegiadas, as quais são, desde que realizem uma boa graduação, sejam disputadas pelas empresas.

A competição entre as organizações pelos melhores profissionais se deve à escassez de indivíduos aptos a desempenhar as funções esperadas. Há pouco, comentamos algumas das principais atribuições de um tecnólogo em Banco de Dados. Fato é que aprender a realizá-las ao longo do curso também gera outros benefícios.

Três deles são o aprimoramento do raciocínio lógico, a melhora da capacidade de organização (e gestão) de projetos e a maior integração com a cultura da inovação. Hoje, essas habilidades são fundamentais em quase todos os departamentos de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Como escolher uma boa instituição de ensino?

O crescimento constante no volume de dados e a necessidade de armazená-los faz com que a área seja a alma de empresas de diversos portes e segmentos. Por isso, o tecnólogo deve dominar a tecnologia de uma forma que seja possível extrair informações dos dados para a tomada de decisão.

Portanto, cursar uma boa faculdade de Banco de Dados é fundamental para se destacar no mercado de trabalho. E é aqui que você deve tomar o máximo cuidado, pois a escolha da instituição de ensino é determinante para que as conquistas do seu plano de carreira se tornem realidade.

Para isso, basta se orientar com base nos critérios adequados. O primeiro deles é a qualidade do corpo docente. Em outras palavras, confirme se os professores são em sua maioria mestres e doutores. O segundo ponto a ser observado é a infraestrutura da instituição, enquanto o terceiro se refere à oferta de cursos EAD de verdade. Na Unyleya, você encontra tudo isso e muito mais.

A Unyleya oferece vários diferenciais para seus alunos, como plataforma e app EAD disponível 24 horas, atenção individual de professores renomados, biblioteca acadêmica, diploma reconhecido pelo MEC, programas de estágio e descontos de pontualidade. Logo, você fará a melhor faculdade de Banco de Dados.

Gostou de saber mais sobre essa carreira? Então não deixe de fazer a sua pré-matrícula na graduação em Banco de Dados da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD