Connect with us

Especialize-se

Tecnologia da Informação: saiba por que se especializar nessa área!

Você sabe o que é a Tecnologia da Informação? Neste post, conheça melhor essa carreira e veja como uma pós-graduação pode ser um grande diferencial!

tecnologia da informação
Tempo de Leitura: 4 minutos

A evolução causada pela transformação digital fez com que os computadores deixassem de ser simples facilitadores dentro das empresas para se tornarem ferramentas essenciais para a realização das mais diversas funções. 

Nesse cenário, surge a Tecnologia da Informação (TI), que utiliza a coleta, a análise e a classificação dos dados de forma a poder acessá-los e armazená-los com um determinado fim.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar o que é a Tecnologia da Informação, quais são as suas principais áreas de atuação, como está o mercado de trabalho e quais são as vantagens de fazer uma pós-graduação. Confira!

O que é Tecnologia da Informação?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é informação. É possível pensar nela como um conjunto de dados organizados, que possuem valor e descrevem acontecimentos e objetos. A análise desse patrimônio, portanto, pode facilitar a tomada de decisões de uma empresa.

Com isso em mente, a Tecnologia da Informação é a área da ciência computacional que trabalha esses dados, desde a sua obtenção e o seu processamento, até o armazenamento, o acesso e a gestão. 

O papel do departamento de TI de uma empresa é garantir que os recursos — tanto de software, como de hardware — sejam empregados de forma otimizada e de acordo com as atividades realizadas pela companhia, podendo ser um setor terceirizado ou não.

Pense, por exemplo, na sua vida acadêmica: é o setor de TI da faculdade que garante que você não esteja matriculado em duas matérias lecionadas no mesmo dia e horário. Já em um e-commerce, a Tecnologia da Informação analisa o seu perfil de compra e sugere um item pelo qual você possa ter interesse.

Por conta de sua importância para as empresas, esse departamento deve ser tratado com prioridade e estar sempre trabalhando em conjunto com as áreas de planejamento, de gestão de projetos e de controle financeiro.

Quais são as principais áreas de atuação em TI?

Segurança da informação

Como vimos, a segurança da informação coletada é essencial para qualquer empresa. Por isso, o analista de segurança terá um papel fundamental no setor de TI, afinal, ele será o responsável por manter seguros os hardwares, softwares e bancos de dados dos clientes, além de proteger esse material contra o ataque de hackers.

Por conta de sua função, é importante que o profissional tenha conhecimentos de protocolos, configurações de redes e ferramentas de monitoramento, entre outros, além de estar sempre atualizado em relação às novidades da área.

Suporte técnico

O suporte técnico talvez seja uma das áreas mais conhecidas da Tecnologia da Informação, uma vez que lida com o conserto de computadores e resolve erros encontrados em sistemas operacionais, entre outros problemas que possam ocorrer no que diz respeito à informática da empresa.

Para ter destaque, o profissional deve ter bons conhecimentos de hardware e software, além de entender sobre estruturas de redes e gestão de bancos de dados.

Programação

O programador é o profissional responsável por transformar códigos de computadores em programas e aplicativos. Essa é uma área bem vasta, permitindo que ele trabalhe em atividades distintas, como no desenvolvimento de softwares, na criação de sites e na manutenção de programas. 

Por isso, conhecimentos de códigos — como HTML, CSS e linguagem C — são necessários para se desenvolver nessa carreira.

Administração de redes

Para uma empresa, é fundamental que seus colaboradores estejam conectados em rede e com a internet. Por isso, o administrador de redes deverá garantir que todos os recursos computacionais funcionem corretamente.

De todas as áreas de TI apresentadas aqui, essa é a que exige mais conhecimentos de seus profissionais. Dessa forma, obter certificações — como as da Microsoft — é de suma importância para o crescimento na carreira.

Como está o mercado de trabalho para a área?

A Tecnologia da Informação pode ser encontrada em todos os serviços que utilizamos. Por isso, esse mercado está bem aquecido, uma vez que há uma necessidade constante por profissionais especializados.

Assim como ocorre com as demais carreiras, as voltadas para esse setor sofrem impacto do local, da empresa e da posição ocupada pelo profissional. Segundo o site Vagas, a média salarial de um Analista de TI, por exemplo, é de R$ 3.115 (março de 2020).

Por que fazer uma pós-graduação na área?

O mercado de trabalho é sempre muito competitivo. Por isso, investir em uma pós-graduação ou mestrado é uma ótima forma de adquirir novos conhecimentos e se destacar perante a concorrência. Para quem trabalha em período integral, é possível até mesmo fazer uma pós-graduação a distância e receber um diploma com o mesmo peso que o presencial.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens desse investimento, não se preocupe: a seguir, mostraremos os principais benefícios de continuar os seus estudos. Confira!

Possibilidade de se especializar em uma área específica

Não há nada mais importante do que o aprendizado. Por isso, fazer uma pós-graduação é um ótimo investimento para aprender mais sobre as funções que você desempenha em sua carreira. Ter consciência dessa necessidade é o que faz de alguém um profissional com um bom diferencial competitivo.

Destaque no mercado

Uma pós-graduação pode ser o fator decisivo para que um empregador escolha um determinado candidato para uma vaga em sua empresa. Isso porque esse tipo de qualificação demonstra que o indivíduo tem vontade de aprender e crescer profissionalmente, investindo na carreira escolhida.

Oportunidade de networking

Fazer um curso — seja presencial, seja a distância — é uma ótima forma de conhecer novas pessoas e aumentar a sua rede de contatos. Praticar o networking é fundamental para conseguir recomendações de vagas em aberto e de entrevistas de emprego, ou, até mesmo, para começar um negócio com um grupo de amigos.

Valorização do currículo

Apesar de o mercado dar bastante valor à experiência de trabalho, ele também busca por colaboradores que se mantêm atualizados. Por isso, adicionar uma pós-graduação ao seu currículo é uma ótima forma de mostrar que você está empenhado a crescer profissionalmente.

Como vimos, a Tecnologia da Informação é uma área que está em constante expansão e oferece uma vasta gama de oportunidades de trabalho. Por isso, se você tiver interesse em seguir essa carreira, escolha o melhor tipo de pós-graduação para os seus objetivos e mostre ao mercado as suas qualidades!

Quer continuar acompanhando nossos conteúdos sobre educação e carreira? Então assine agora mesmo a newsletter da Unyleya!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.