Transformação Digital e Produtividade: como a tecnologia influencia em seu dia a dia

  • 14/out/2019

Transformação Digital e Produtividade: como a tecnologia influencia em seu dia a dia

A transformação digital e a produtividade precisam caminhar juntas para otimizar a sua rotina. O rápido avanço da era digital faz com que você tenha que correr contra o tempo para conseguir atender a todos os seus compromissos diários. Nesse sentido, você sente a necessidade de buscar por soluções que o ajudem a sobreviver em um mercado tão competitivo, certo?

No entanto, isso não é apenas um problema dos profissionais autônomos. Todas as empresas — inclusive, grandes corporações — precisam otimizar a gestão de tempo para atender às suas demandas e, assim, garantir a satisfação do cliente.

Neste artigo vamos abordar esse conceito de maneira dinâmica para que você entenda como a transformação digital influencia na sua produtividade. Acompanhe!

O que é transformação digital?

A transformação digital nada mais é que um processo pelo qual a empresa passa, a fim de deixar para trás os processos manuais e começa a usar recursos tecnológicos para melhorar seu desempenho no mercado, aumentar a possibilidade de alcançar novos clientes e, consequentemente, melhorar seus resultados.

Como se trata de uma mudança radical que mexe com toda a cultura da organização, muitos profissionais não dão a atenção devida para essa inovação. Mas o que você precisa ter em mente é que essa mudança tem um papel estratégico dentro de uma empresa, pois ela simplificará os processos e tornará a rotina muito mais produtiva e eficiente — o que refletirá diretamente na satisfação dos seus clientes.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo desenvolver dispositivos que simulam a capacidade que o ser humano tem de perceber, tomar decisões, raciocinar e resolver problemas sem a necessidade da intervenção de um colaborador.

Você já deve ter conversado com uma tecnologia dessa e nem percebeu que estava conversando com um robô. A IA pode ser utilizada em diferentes departamentos, mas é mais comum vê-la atuação no setor de atendimento das empresas. Ela consegue solucionar problemas corriqueiros e, com isso, otimiza a produtividade dos colaboradores, os quais são acionados somente para resolver contratempos mais complexos.

Como a transformação digital está sendo aplicada nas empresas?

Ao aplicar a transformação digital em uma empresa é preciso que a cultura da organização seja adaptada a ela. O mesmo ocorre com os profissionais autônomos, os quais precisam deixar determinados “vícios de improdutividade” para trás e se adaptar à sua nova realidade.

A seguir, mostramos como a transformação digital tem sido aplicada nas empresas. Confira!

Autonomia e eficiência

A transformação digital consegue compreender todo o processo produtivo de um negócio, identificando, de maneira automática, todos os gargalos e quais processos precisam passar por modificações para serem aprimorados. Isso só é possível porque as ferramentas que estão ligadas à transformação digital e à IA são capazes de analisar bilhões de dados em poucos segundos.

Com isso, você consegue ter mais autonomia na sua tomada de decisões e, ao mesmo tempo, possibilita que todas as atividades realizadas na empresa sejam eficientes, contribuindo para o bom desenvolvimento do negócio.

Integração de dados

As ferramentas tecnológicas apresentam uma característica muito interessante: a possibilidade de integrar todos os dados de uma empresa, independentemente do seu tamanho. Isso otimiza não só a produtividade das equipes, mas também a comunicação entre elas.

Por exemplo: o time de vendas não terá mais problemas com clientes, devido à falta de produtos em estoque. Isso porque, assim que o sistema identifica a diminuição de determinados produtos no estoque, automaticamente a equipe de compras já é sinalizada de que é preciso adquirir mais daquela mercadoria.

Dessa forma, é possível ter uma visão melhor sobre a rotatividade dos produtos, estipular um número exato de compra, negociar melhores condições com os fornecedores e, por fim, não deixar o cliente na mão.

Confiabilidade nas tomadas de decisões

As ferramentas ligadas à transformação digital permitem que você tenha acesso a dados concretos sobre o seu negócio. Dessa forma, é possível conhecer a fundo todos os gastos e receitas, desempenho de cada colaborador, número de vendas etc. 

Com esses dados em mãos, é possível melhorar a sua tomada de decisão, garantindo investimentos melhores e que realmente ajudarão a sua empresa a crescer de maneira sustentável.

Como o colaborador pode sentir as diferenças na sua produtividade?

A transformação digital impacta diretamente a produtividade dos colaboradores dentro da empresa. Em primeiro lugar, é possível destacar o quanto ela torna o gerenciamento de equipes mais inteligente. Isso porque o gestor consegue ter uma visão mais ampla dos processos e, assim, consegue delegar melhor as tarefas para cada funcionário.

A gestão de processos também merece seu destaque, tendo em vista que, por meio de um painel de controle, existe a possibilidade de demarcar as atividades de rotina, possibilitando aos gestores fazer uma documentação do fluxo de trabalho de modo a gerar mais inteligência e eficiência na execução das tarefas.

Como o funcionamento dos sistemas ligados à transformação digital são mais intuitivos, é possível diminuir os desperdícios de tempo, tornando todos os processos mais ágeis já no primeiro dia de uso do software.

Por fim, não podemos deixar de destacar que o colaborador não precisará mais se preocupar tanto com a urgência dos processos — fato que derruba a produtividade de qualquer um. Com prazos bem estabelecidos, todos os funcionários terão ciência das prioridades de cada atividade, diminuindo, assim, o acúmulo de tarefas urgentes. 

Agora você já sabe por que é tão importante trabalhar a transformação digital e produtividade no seu negócio. Assim como o consumidor tem se tornado muito exigente, a empresa também precisa se adaptar para atender a todas essas demandas e melhorar a experiência do cliente.

Com uma rotina automatizada, os colaboradores se sentirão menos sobrecarregados e ficarão motivados para sempre entregar o seu melhor todos os dias.

Por falar em produtividade, é importante lembrar que nem sempre é possível manter o foco no que você está fazendo, certo? As redes sociais e outras atividades corriqueiras são campeãs em atrapalhar e a concentração.

Para evitar esse tipo de situação, é interessante utilizar técnicas que aumentem nossa produtividade. Quer seguir aprendendo mais? Então, conheça agora mesmo a Técnica Pomodoro!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você