Connect with us

Bit&Byte

O papel fundamental da pós-graduação para se trabalhar com tecnologia

Trabalhar com tecnologia é uma grande aposta, já que o mercado não para de crescer. Veja como a pós-graduação vai ajudar você!

trabalhar com tecnologia
Tempo de Leitura: 4 minutos

Mercado que não para de crescer, salários atrativos, alta empregabilidade e muitas opções de especialização — isso tudo indica que trabalhar com tecnologia é uma escolha certeira. Mesmo quando as economias entram em crise, a área segue na contramão e continua com bons números, principalmente quando relacionada à comunicação e à informação — chamadas de TICs.

Essa área inclui softwares, hardwares, bancos de dados, sistemas de inteligência artificial voltados à comunicação, entre outros. No Brasil, deve ocorrer um crescimento no setor de quase 5% ainda em 2020, de acordo com a IDC Brasil, sendo que as projeções para o PIB nacional giram em torno de 2,1%.

Agora, para se destacar e conseguir espaço em um mercado tão animador, a pós-graduação faz toda a diferença no currículo. Continue a leitura e entenda melhor sobre o mercado da tecnologia e como construir a sua carreira na área!

O crescimento do mercado de tecnologia

A transformação digital chegou nas últimas décadas e já marca uma ruptura nos meios de produção — com a chamada Indústria 4.0 —, nos meios de comunicação — com a apropriação digital pelas massas — e, também, nas relações comerciais.

Nesse cenário, o mercado da tecnologia tem absorvido muitos profissionais e gerado novas profissões, vinculadas sobretudo às TICs. A tendência é o crescimento contínuo dessas áreas, possibilitando a construção de carreiras de sucesso, desde que os profissionais saibam se adaptar às novas demandas.

As oportunidades de atuação no mercado de tecnologia

A pesquisa da IDC Brasil também aponta algumas das áreas com maior crescimento e que proporcionam grandes oportunidades profissionais. São elas:

  • Computação em Nuvem — a computação em nuvem é um dos grandes destaques da revolução digital nos últimos anos, sendo responsável pelo avanço na gestão da tecnologia da informação, com crescimento esperado de 46,7% até 2023;
  • Segurança Cibernética — com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, a previsão é que as empresas invistam quase meio bilhão de dólares em segurança cibernética ainda em 2020, esperando um crescimento de 9,6% na área;
  • Device as a Service (DaaS) — os dispositivos como serviço trarão impactos positivos no mundo corporativo, abrindo espaço para engenheiros de hardware e arquitetos de software;
  • Produtos Inteligentes — o segmento de dispositivos dotados de Inteligência Artificial (IA) também é um dos que mais crescem, especialmente quando nos referimos aos wearables, com aumento de 62% nas unidades vendidas nos setores da Saúde e da Indústria;
  • Análise de Bancos de Dados — as soluções para análise de bancos de dados deve crescer em torno de 11,5% ainda em 2020, sendo que a IA também assume papel central aqui;
  • Internet das Coisas (IoT) — na Indústria, a IoT segue forte, articulada ao Big Data e à IA, com tendência de parques fabris cada vez mais conectados, inteligentes e autônomos.

As habilidades do profissional de tecnologia

Na hora de pensar em como trabalhar com tecnologia, um passo importante é mapear suas habilidades e competências para entender sua posição frente a esse mercado. As soft skills, por exemplo, têm ganhado cada vez mais relevância, em conjunto às formações mais especializadas.

Veja algumas das características ideais em um perfil profissional alinhado com as novas demandas!

Criatividade

As chamadas habilidades suaves são aquelas que não se relacionam com conhecimentos técnicos, mas sim com comportamentos e atitudes. Elas são cada vez mais relevantes no mercado e, segundo a pesquisa Global Talent Trends 2020, elaborada pelo LinkedIn, a criatividade está entre as mais procuradas por recrutadores.

Adaptabilidade

Com os avanços tecnológicos ocorrendo em ritmo acelerado, outra habilidade essencial é a adaptabilidade, isto é, a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças e de estar sempre atento às inovações.

[eBook] Tecnologia da Informação

Para tanto, é importante buscar atualização constante sobre as novas tendências — a pós-graduação tem papel fundamental aqui, pois a educação continuada possibilita que o profissional esteja sempre reciclando sua formação.

Domínio de outros idiomas

O mundo globalizado e cada vez mais conectado exige outra habilidade dos profissionais: o domínio de idiomas. Especialmente o Inglês, que é a língua franca e majoritária nos meios tecnológicos, sobretudo, na área de desenvolvimento de softwares e na gestão de bancos de dados.

Os melhores cursos para quem deseja trabalhar com tecnologia

Além de habilidades do futuro, o profissional que deseja se destacar no mercado da tecnologia precisa de um lema: a atualização constante dos conhecimentos. Afinal, inovações não param de surgir. Nesse sentido, algumas das vantagens da pós-graduação são:

  • reciclar sua formação original;
  • atualizar seu repertório teórico e técnico;
  • especializar a atuação profissional.

Veja algumas dicas de cursos de pós-graduação com expectativas de mercado muito interessantes:

  • MBA Executivo em Segurança Cibernética — o MBA em Segurança Cibernética prepara o profissional para essa área que é uma prioridade, tanto em indústrias com plantas repletas de dispositivos conectados quanto em empresas que trabalham dados para fins comerciais, especialmente após a aprovação da LGPD;
  • Engenharia Ágil de Software — se você já tem formação em alguma área de desenvolvimento, pode especializar e aprofundar seus conhecimentos com uma pós-graduação em Engenharia Ágil de Software;
  • Inteligência Artificial — o desenvolvimento de IA está na base da revolução tecnológica que vivemos. Com uma pós-graduação em IA, você poderá se destacar em um terreno extremamente fértil;
  • Gestão em Bancos de Dados — como você viu, os bancos de dados, especialmente em nuvem, são uma das maiores apostas da tecnologia para o futuro próximo. Por isso, a pós-graduação nessa área é uma ótima alternativa;
  • Gestão de Negócios na Era Digital — para quem gosta mais da parte do core business, a pós em Gestão de Negócios Digitais é a melhor opção. Com ela, você aprenderá a dirigir negócios digitais por meio de uma metodologia inovadora.

Como você viu, para quem quer trabalhar com tecnologia, as expectativas são muito animadoras! Afinal, esse é um mercado em crescimento constante e acelerado. Além disso, as tendências são de investimentos ainda mais intensos nos próximos anos.

Gostou do post? Antes de ir, baixe nosso e-book e aprenda como construir um plano de carreira!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.