Connect with us

Bit&Byte

Conheça mais sobre o design de produto e sua relação com a tecnologia

O design de produto está presente em todos os setores do mercado e, por meio da tecnologia, essa abrangência se torna ainda maior. Confira agora mesmo!

design de produto

O design é uma ideia que está presente em tudo que vemos. Tanto na indústria automobilística quanto na moda, nos aplicativos digitais ou, ainda, na Engenharia Civil.

Nesse sentido, o design de produto é um conceito que trata — como o próprio termo especifica — do desenvolvimento de soluções na forma de produtos. Entretanto, o trabalho do designer de produto não está restrito apenas à idealização desses itens.

Nas próximas linhas, falaremos mais a respeito dessa área tão presente no nosso cotidiano e que, além de abranger o desenvolvimento de produtos, é um dos pilares da inovação do mercado. Quer saber mais sobre tudo isso? Então venha conosco e confira o que preparamos para você!

O que é design de produto?

De forma mais detalhada, o design de produto — que também pode ser chamado de design industrial — é um ramo que lida com a criação e o desenvolvimento de soluções para qualquer área, na forma de produtos. Entre essas soluções estão inclusos eletrodomésticos, veículos, imóveis, utensílios domésticos, máquinas industriais, entre outros produtos.

A ideia de contar com um profissional para tratar desse assunto tem relação direta com a resolução de problemas. Isso significa que o intuito é o de transformar matéria-prima e recursos já existentes em objetos comercializáveis e funcionais.

Nessa missão, é responsabilidade do designer garantir que o produto possa ser utilizado de forma prática pelo consumidor. A seguir, falaremos com mais detalhes sobre as atribuições desse profissional.

O que faz um designer de produto?

O designer de produto é responsável por analisar a demanda de um projeto e a necessidade do mercado em relação a determinado problema para, a partir daí, criar uma solução em forma de produto que atenda a essas necessidades da forma mais prática possível.

Além disso, nessa profissão, também é possível fazer a análise de viabilidade técnica, produzir orçamentos, selecionar matéria-prima e criar propostas relacionadas ao produto que desenvolve.

Indo mais a fundo, também é função desse designer se certificar de que o item desenvolvido será intuitivo, ergonômico, prático e, é claro, visualmente agradável, já que são aspectos de grande importância para o cumprimento dos objetivos do produto.

Ele também é responsável por tarefas como a definição de material promocional, elaboração de esboços, ilustrações e desenhos técnicos, além de poder atuar juntamente com outras equipes ou fornecedores.

Qual é a relação do design de produto e da tecnologia?

O designer é um profissional cujas atribuições são voltadas para a comunicação — tanto digital quanto impressa — de uma empresa. Entretanto, isso não significa que todos desempenhem as mesmas atividades: enquanto alguns lidam com as mídias impressas, outros são especializados em conteúdo digital, como edição de imagens e vídeos, animações ou até mesmo o desenvolvimento de interfaces para aplicativos e sites.

Em um mercado onde a internet tem estado cada vez mais presente no nosso cotidiano, é natural que haja um crescimento na demanda por soluções digitais. Assim, o designer passa a exercer um papel de maior importância em equipes de desenvolvimento de software, considerando a relevância que a experiência e a interface de usuário têm para o sucesso de um produto digital.

Para o designer de produto que deseja trabalhar na área de tecnologia, é importante ter habilidades em produção gráfica, um bom domínio do inglês e contar com um bom portfólio. Entretanto, se o profissional deseja se especializar na área de desenvolvimento web, é fundamental adicionar conhecimentos em HTML, CSS e Javascript, além de decidir por tecnologias adicionais como WordPress, por exemplo.

Quais são as principais atuações do designer de produto?

Como foi mostrado, um designer de produto pode desempenhar atividades em diversas áreas e, a seguir, mostramos quais são as principais delas.

Design gráfico

Esse é o ramo mais popular da área de design. No cotidiano, o profissional de design gráfico é responsável pelo desenvolvimento de artes para a comunicação visual, tanto em meios impressos quanto digitais.

Para executar sua função de maneira produtiva e dentro dos padrões exigidos pelo mercado, o designer precisa conhecer em detalhes os sistemas e aplicações utilizados na criação dessas peças gráficas.

Web design

Com a ascensão da internet e dos dispositivos móveis, o mercado passou a ter uma demanda maior por soluções que tornassem sites mais atrativos, navegáveis, responsivos e que, além disso, contassem com uma consistência e identidade visual.

A partir daí, surgiu a área de web design, na qual o profissional trabalha com a criação de peças como sites, anúncios para lojas virtuais e aplicações do gênero, fornecendo uma navegação com mais usabilidade e segurança para os usuários do que era visto anteriormente. Nesse ramo, é de grande importância que o profissional seja criativo, tenha bom raciocínio lógico e que esteja disposto a atualizar seus conhecimentos constantemente.

Diferente do que se tende a pensar, o web designer não precisa necessariamente de conhecimento em linguagens como HTML e CSS, uma vez que seu trabalho pode ser voltado para o desenvolvimento de telas e melhorias de usabilidade. Entretanto, saber utilizar essas tecnologias e conhecer JavaScript ou outra linguagem para o desenvolvimento front-end tende a ser uma vantagem notável.

Desenho de embalagens

As formas, cores e grafia são meios bastante consideráveis quando se pretende dar destaque a um produto em meio à concorrência e chamar a atenção de determinado público. É aí que surge a necessidade do designer de embalagens.

Esse profissional lida com projetos em escala industrial, que podem estar incluídos nos mais variados tipos de mercado e na execução das atividades, e devem levar em conta aspectos como a experiência de usuário, perfil da empresa, tecnologia utilizada, matéria-prima disponível e até mesmo o impacto ambiental gerado pela produção.

Prototipagem

É notável que o design de produto está presente em absolutamente todas as áreas do mercado. Entretanto, vale lembrar que o profissional desse ramo não está presente apenas no desenvolvimento de soluções digitais.

Um exemplo disso pode ser visto na área de saúde, na qual um designer de produto pode atuar no desenvolvimento de protótipos de próteses e equipamentos específicos para clínicas e hospitais, juntamente com médicos e outros profissionais da saúde.

Como ser um bom profissional da área?

Diante de tantas possibilidades e da necessidade de alinhamento com os propósitos de cada negócio, contar com uma forma de mostrar suas habilidades na área é de grande importância para quem deseja ter um diferencial ao se candidatar para uma vaga. Para quem já trabalha, a relação entre cursos EAD e mercado de trabalho é interessante.

Por meio da capacitação profissional, o profissional poderá adquirir o conhecimento e segurança necessários. Nesse sentido, para aqueles que já são formados ou que possuem experiência em desenvolvimento ou engenharia de software, uma alternativa é contar com a pós-graduação em Engenharia Ágil de Software oferecida pelo CETEC.

Além disso, buscar informações e ter interesse em estar sempre atualizado são aspectos de grande importância e que garantirão a permanência do designer no ramo. Isso é necessário porque os conhecimentos específicos adquiridos nesse processo serão fundamentais para o desenvolvimento e adaptação do profissional nas mais diversas situações.

Portanto, compreende-se que a carreira de designer de produto traz diversas oportunidades de trabalho e está presente em todos os setores do comércio e indústria, além de ter uma ligação cada vez maior com a tecnologia.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil encontrar uma alternativa que englobe as preferências do profissional. Além disso, como apresentado, há motivos para fazer uma pós — como o destaque em meios nos quais os concorrentes também contem com uma formação na área.

Compreendeu o que é o design de produto e a sua relação com a tecnologia? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar sempre informado sobre esse e diversos outros assuntos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD