Connect with us

Guia de Carreiras

8 motivos para fazer pós-graduação

 

Não importa se você é um recém-formado ou alguém que já conta com alguns anos de experiência; certamente, já passou pela sua cabeça fazer uma pós-graduação, não é verdade? Afinal, o mercado está competitivo, exigente e cada vez mais segmentado, e um bom profissional precisa ser capaz de acompanhar tudo isso para ter uma carreira bem-sucedida.

Porém, essa decisão costuma ser cercada de muitas dúvidas, em especial sobre como ela pode, de fato, beneficiar o seu crescimento e desenvolvimento. Pensando nisso, reunimos e explicamos 8 motivos para você fazer uma pós. Acompanhe!

1. Duração reduzida dos cursos

Para começar, os cursos de pós-graduação lato sensu têm duração reduzida e estipulada em horas (mínimo de 360 horas). Ou seja, enquanto em uma graduação você leva de 4 a 6 anos para se formar e obter o seu diploma, em uma especialização ou MBA você levará, geralmente, entre 9 e 18 meses.

Isso acontece justamente porque ambas as modalidades são voltadas para quem já está ativo no mercado, precisa investir na continuidade da própria formação e, em muitos casos, dispõe de pouco tempo livre devido à rotina de trabalho.

2. Oferta de cursos para todas as áreas

Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, fazer uma pós-graduação não é algo restrito a quem deseja atuar nos ramos administrativo, financeiro, público ou do direito.

Na verdade, qualquer profissional, independentemente da área de graduação, pode (e deve) continuar a busca por aperfeiçoamento e capacitação para o mercado de trabalho. Confira, a seguir, algumas possibilidades de cursos de pós-graduação de acordo com diferentes ramos:

  • Arquitetura e Urbanismo: Arquitetura e Cidade; Planejamento de Cidades; Paisagismo e Iluminação; Projetos de Arquitetura e Urbanismo em Áreas de Interesse Cultural;

  • Comunicação Social: Comunicação Empresarial; Comunicação em Crises Internacionais; Gestão da Comunicação Organizacional Integrada; Jornalismo Investigativo;

  • Odontologia: Biomedicina Estética; Odontogeriatria; Reabilitação Oral com Próteses Totais;

  • Nutrição: Nutrição Funcional; Nutrição Aplicada à Saúde da Mulher; Nutrição Animal; Nutrição, Envelhecimento e Longevidade;

  • Psicologia: Psicologia do Trabalho; Psicologia Sexual; Psicopatologia e Psicodiagnóstico Infantil;

  • Educação Física: Treinamento Desportivo; Preparação Física de Alto Desempenho; Atletismo; Psicologia do Esporte;

  • Estética: Estética e Cosmetologia; Cosmetologia Avançada; Perfumaria; Antiaging;

  • Saúde e Bem-Estar: Obesidade Infantil e do Adolescente; Pilates: Uma Abordagem Multidisciplinar; Tanatologia: Sobre a Morte e o Morrer;

3. Valorização do currículo

Cursar uma pós-graduação ajuda a valorizar o currículo. E é fácil entender o motivo: as empresas estimam cada vez mais aqueles que investem na própria qualificação, no ganho de experiência e no aumento de conhecimento.

Logo, você se torna um profissional com muito mais chances de obter sucesso em processos de recrutamento e seleção para empregos que podem ser mais generalistas e, em especial, para aqueles com exigências técnicas. Sem mencionar, é claro, as diversas possibilidades caso deseje mudar de carreira e se dedicar a novas empreitadas.

4. Atualização sobre as tendências do mercado

Outra razão importante para fazer uma pós é que você tem a chance de se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado, ficar por dentro das novidades do seu ramo de atuação e ter um contato antecipado com ferramentas, programas e equipamentos que serão, eventualmente, inseridos na sua rotina de trabalho.

Ou seja, você pode se adaptar mais facilmente às mudanças que estão por vir, melhorar a forma de executar suas funções diárias e, de quebra, descobrir novas formas de otimizar a produtividade do seu setor — características que são essenciais para não ficar estagnado na profissão.

5. Desenvolvimento de novas habilidades

Um curso de pós-graduação vai além da transmissão do saber, do debate de casos reais do mercado e do aprofundamento no ramo escolhido.

Ele também proporciona o desenvolvimento de habilidades como a oratória, a criatividade, a proatividade, a liderança, a autoconfiança, entre outras, que serão extremamente úteis no seu cotidiano de trabalho, especialmente em momentos de criação de projetos, reuniões com colegas e atendimento ao público.

6. Oportunidade de assumir novos cargos

Fazer uma especialização ou um MBA é um investimento indispensável para a sua ascensão profissional e, consequentemente, para ter a oportunidade de assumir cargos estratégicos dentro da organização na qual atua.

Isso porque, como citamos nos tópicos anteriores, ambos os cursos proporcionam a você adquirir conhecimento técnico, conquistar novas competências e desenvolver habilidades fundamentais para se dedicar a novos desafios na carreira.

Portanto, se você deseja ocupar uma posição de especialista no seu setor, ou mesmo, quem sabe, se tornar gestor ou diretor da empresa, fazer uma pós-graduação deve ser um dos passos iniciais na sua trajetória.

7. Retorno financeiro da pós-graduação

Com um currículo mais valorizado, maior capacitação profissional e a possibilidade de ocupar cargos cada vez mais relevantes, naturalmente ocorrerá um maior reconhecimento da sua contribuição para o crescimento e os bons resultados da empresa.

Com isso, além do prestígio profissional, você obterá um retorno financeiro proporcional aos seus investimentos na sua formação, o que o permitirá alcançar a estabilidade financeira e o padrão de vida desejados.

8. Ampliação da rede de contatos

Por fim, não podemos deixar de citar que você também ampliará a sua rede de contatos. Afinal de contas, há uma interação e convívio não só com colegas que já ocupam diferentes posições no mercado, mas também com professores que têm uma vasta e complexa trajetória profissional.

São contatos que podem fornecer informações importantes sobre contratações em grandes companhias, apresentá-los a grandes nomes e figuras importantes da sua área, investir em projetos com você, oferecer oportunidades exclusivas de emprego, indicá-lo para vagas (inclusive, fora do país) e por aí vai.

Portanto, o período de realização do curso é um excelente momento para você apostar na sua capacidade de socializar, criar conexões e aperfeiçoar o seu networking.

Como você viu, há uma grande variedade de cursos lato sensu que se adequam a sua rotina profissional e não faltam razões para continuar investindo no próprio aprendizado. Não deixe para amanhã e comece já a pesquisar uma pós-graduação que vai potencializar a sua carreira e abrir novas portas para o seu futuro!

Acesse já o nosso site e confira as nossas opções de especialização e MBA!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD