Melhores MBAs: como escolher o curso e instituição?

  • 20/dez/2017

Melhores MBAs: como escolher o curso e instituição?

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, os profissionais com boas qualificações e conhecimentos especializados em suas áreas de atuação estão um passo à frente de seus concorrentes e têm maiores chances de conquistar altos cargos nas empresas onde trabalham.

Tendo esse cenário em vista, um curso de MBA pode ser um excelente diferencial para o seu currículo, além de ser uma ótima oportunidade para aprofundar conhecimentos e para desenvolver as habilidades mais buscadas pelas corporações.

E se você concorda com essa afirmação, quer aprimorar a sua visão de mercado e garantir novas oportunidades profissionais, continue lendo o nosso post. Nele, vamos tirar as principais dúvidas sobre como avaliar os melhores MBAs para escolher aquele que mais combina com você. Vamos lá?

Afinal, o que é um MBA?

O termo “Master in Business Administration”, ou simplesmente MBA, significa “Mestre em Administração de Negócios”, em inglês. E, apesar do que o seu nome indica, o curso não é reconhecido no Brasil como um mestrado, e sim como uma modalidade de pós-graduação lato sensu.

Na prática, o MBA é um tipo de especialização mais voltada às áreas gerenciais e, por isso, tem como público principal os gestores e os executivos que já possuem algum tempo de experiência no mercado corporativo e almejam cargos de liderança em suas empresas.

Dessa forma, as aulas costumam ser mais objetivas e práticas, abordando questões específicas do mundo negócios e exigindo bons conhecimentos em outros idiomas — principalmente inglês e espanhol —, em processos administrativos, em gestão de recursos humanos e financeiros e, dependendo do curso escolhido, em economia e marketing.

Quais as modalidades existentes no mercado?

Além de escolher um curso de MBA que atenda aos seus objetivos pessoais e profissionais, outro ponto importante é pesquisar quais são as modalidades de ensino disponíveis na faculdade que você escolheu e descobrir a que mais se enquadra à sua rotina e ao seu ritmo de vida. Confira abaixo algumas dessas possibilidades:

MBA presencial

Se você busca o convívio com os professores e com os colegas em sala de aula e possui disponibilidade para comparecer à instituição de ensino pelo menos 2 vezes por semana, a modalidade presencial é a opção ideal.

Mas, para ter um bom aproveitamento no curso, não basta apenas marcar presença em todas as aulas, ok?

Você também terá que participar das discussões em sala, dos debates e realizar as atividades propostas pelos professores e, para isso, vai precisar se preparar com horas de estudo em casa, muita leitura e dedicação!

MBA intensivo

Para quem precisa conciliar os estudos com uma rotina intensa de trabalho e não possui disponibilidade para comparecer às aulas presenciais, ou para quem escolheu uma faculdade com uma localização distanciada, os MBAs intensivos são uma boa solução.

Eles possuem a mesma carga horária e grade curricular de um curso regular, no entanto, as disciplinas são concentradas em períodos curtos — como férias ou finais de semana —, exigindo que você estude os conteúdos em casa e, nas datas agendadas, compareça à unidade para participar das aulas, dos debates e das avaliações.

MBA sanduíche

Você tem o desejo de ampliar seus conhecimentos a nível internacional, mas não possui disponibilidade para deixar o país e se dedicar integralmente aos estudos no exterior? Então, o MBA sanduíche pode ser uma oportunidade interessante para a sua carreira.

A proposta desse tipo de curso é que um ou mais módulos sejam realizados em universidades estrangeiras. São disciplinas opcionais e, ainda que os valores sejam um pouco mais elevados, vale a pena para quem busca experiências em outros países.

MBA EAD

A modalidade de ensino a distância, ou EAD, é uma das que mais cresce na atualidade e se tornou uma opção altamente vantajosa e prática para quem precisa de mais flexibilidade para estudar.

As aulas são transmitidas pela internet, e os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual também é possível tirar dúvidas com os professores-tutores e trocar informações com os colegas de curso, aumentando o seu networking.

Além disso, no MBA a distância, a certificação e a carga horária são as mesmas de um curso presencial, mas, para se sair bem no curso, você precisa ter muita disciplina, organização e dedicação para não deixar nenhum conteúdo para trás e entregar todas as atividades dentro do prazo estipulado.

Como escolher a melhor instituição de ensino?

Devido à extensa lista de cursos disponíveis no mercado, itens como a autorização do curso pelo MEC, a qualificação do corpo docente, a carga horária, a grade de disciplinas e os indicadores de qualidade são os primeiros tópicos a serem levados em consideração na hora de escolher uma faculdade.

Somados a esses fatores, é importante também verificar se a instituição de ensino que você escolheu possui convênios com universidades renomadas de outros países, permitindo a troca de experiências com executivos estrangeiros e oferecendo a oportunidade de realizar um intercâmbio e cursar algumas disciplinas no exterior.

De um modo geral, os MBAs são vistos de forma altamente positiva pelo mercado de trabalho, aumentando as suas chances de se destacar em meio a outros profissionais e acrescentando um bom diferencial ao seu currículo.

Por isso, para fazer uma escolha mais direta e consciente, vale a pena pesquisar as habilidades mais procuradas em sua área de atuação e alinhá-las aos seus objetivos. E, com as informações que apresentamos em mãos, certamente será mais fácil encontrar o MBA que mais combina com o seu perfil.

Assim, você poderá agregar conhecimentos que sejam realmente relevantes para o seu trabalho e que aumentem a qualidade do seu desempenho em sua empresa, abrindo caminho para oportunidades cada vez maiores!

E se você gostou das nossas dicas sobre como encontrar os melhores MBAs, aproveite para conferir os nossos cursos e dê mais um importante passo rumo à sua carreira de sucesso!






Nosso App

Nossas Redes Sociais