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Guia de Carreiras

Passo a passo: saiba como ser promovido no trabalho

Como ser promovido no trabalho? Seria bom se trabalho duro e talento resultassem automaticamente em uma melhor colocação profissional, não é mesmo? Mas hoje, a verdade é que é preciso bem mais do que isso para passar para o próximo nível. Pode parecer estranho, mas atitudes como melhorar seu guarda-roupa e adotar certas condutas no ambiente profissional, entre muitas outras, são maneiras comprovadas de ganhar a atenção e a credibilidade do seu chefe e conquistar a sonhada promoção!

Por isso, o que acha de aprender agora um passo a passo para ser promovido no trabalho e entender melhor que tipos de comportamento influenciam seu chefe na hora da decisão? Acompanhe!

1. Aja como um líder

Nenhum chefe vai promover um colaborador que não demonstre boas habilidades de liderança, especialmente quando uma promoção significa uma posição gerencial. Segundo a Harvard Business Review, se você quer avançar na sua carreira deve agir, pensar e se comunicar como um líder muito antes dessa promoção, já que este é o perfil profissional do candidato a uma promoção.

Além disso, é importante começar desde já a se preparar para uma transição. O planejamento não só ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para a promoção, como a liderança, bem como aumenta suas chances porque vai trabalhando o olhar das pessoas em relação a você para que passem a reconhecê-lo como um líder.

Quer demonstrar liderança independentemente de seu cargo? Aqui vão algumas sugestões:

  • Concentre-se no presente tanto quanto no futuro, desempenhando seu papel atual com excelência;
  • Saiba reconhecer as prioridades de seu chefe e aprenda a executá-las;
  • Proponha novas soluções para velhos problemas;
  • Assuma oportunidades de liderança em novas iniciativas que garantam visibilidade;
  • Seja proativo e assuma espaços em branco, ou seja, tome para si a responsabilidade de enfrentar problemas que os outros membros de sua equipe ignoram.

2. Vista-se para o sucesso

Você provavelmente já ouviu a expressão vista-se para o trabalho que você quer, não para o que você tem, e a experiência atesta que ela é verdadeira. Sua imagem pessoal — que passa, sim, pela forma como você se veste — afeta, e muito, a percepção dos outros sobre você.

Um levantamento do OfficeTeam mostrou que 80% dos executivos acreditam que a maneira como um colaborador se veste aumenta as chances de ele ser promovido.

Mesmo assim, é importante se adaptar à cultura do local em que você trabalha. Se seu escritório é bastante casual, não há porque passar a ir de terno todos os dias. A escolha de suas roupas deve mostrar também que você está plenamente afinizado com sua equipe, que reconhece e abraça o estilo de sua organização. Para isso, tenha como modelo o dress code e a atitude dos seus gestores.

Os colaboradores podem ser tentados a se vestir mais informalmente no ambiente corporativo contemporâneo, mas um visual excessivamente descontraído ou revelador ainda pode ser visto com desaprovação. É claro que uma aparência polida por si só não vai lhe dar uma promoção, mas pode ajudar os outros a imaginá-lo em um papel de liderança.

3. Não pare de aprender

As pessoas bem-sucedidas nunca param de aprender. Competência é uma das chaves para o sucesso na carreira, e se você quiser alcançá-lo precisa seguir se aprimorando. Seja por meio de cursos livres, uma pós-graduação, ou vasta leitura sobre sua área de atuação, é preciso estar em constante desenvolvimento para estar apto a ocupar uma posição superior.

Colaboradores são constantemente avaliados em seus conhecimentos e habilidades. O local de trabalho é um ambiente de  tão rica e intensa aprendizagem quanto a universidade. Só que no primeiro, estamos lidando muito mais com a realidade do que com a teoria, e devemos nos manter a par das mais recentes tecnologias, demandas de nossos clientes ou mudanças que possam impactar nossas rotinas de trabalho.

Algumas empresas já oferecem excelentes oportunidades de aprendizado contínuo, mas mesmo naquelas que não há tais oportunidades, o candidato deve exercitar sua autonomia e continuar investindo em si mesmo.

A Learning Survey 2012, da Niace, uma organização inglesa dedicada à educação de adultos, acusa a forte correlação entre aprendizagem e empregabilidade. Isso acontece porque candidatos que se mostram conscientes de seu desenvolvimento pessoal são vistos como mais motivados e envolvidos.

A abertura para aprender também sugere que eles são mais flexíveis, adaptáveis e dedicados à melhoria contínua. Todas essas são características fundamentais para se conseguir uma promoção.

4. Domine o gerenciamento de pessoas

Capacidades de gerência são outros dos fatores que influenciam na hora de ser promovido no trabalho. Ser um grande gestor não é fácil, mas você precisa evidenciar a seus superiores a habilidade de coordenar uma equipe para que eles possam lhe confiar mais responsabilidades.

Um bom gestor é, antes de tudo, um excelente comunicador, que se certifica de que é ouvido e entendido por seus pares. A comunicação é uma via de mão dupla, e tirar o máximo proveito dela significa também saber ouvir e levar em consideração o que outros membros de sua equipe têm a dizer.

Gestores competentes têm também a humildade necessária para entender que nem sempre detêm a melhor resposta para todos os problemas e também devem dar espaço para que as capacidades dos membros de sua equipe se destaquem. Para ser promovido no trabalho, não perca oportunidades de participar em atividades que revelem sua destreza e sensibilidade para orientar pessoas.

5. Seja indispensável

A melhor forma de conseguir a promoção dos seus sonhos é se tornando indispensável. Isso pode soar arrogante, mas, quer se trate de inventar um novo programa que vai poupar dinheiro para sua empresa, ou se tornar o elo no relacionamento com um cliente importante, colocar seu chefe na posição em que ele não pode se dar ao luxo de perdê-lo é ótimo para conseguir provar seu valor.

Escolha projetos de alto impacto e visibilidade para a empresa, descubra suas prioridades de negócios e trabalhe para entregá-las. Concentre-se em fazer o melhor possível em sua posição atual, buscando obter sempre as melhores avaliações de desempenho possíveis.

Existe um caminho comprovadamente eficaz para conseguir uma promoção, e este passo a passo reúne as principais estratégias de um colaborador para chegar lá!

Agora que você já sabe como ser promovido no trabalho, curta nossa página no Facebook! Compartilhamos com você o conhecimento necessário para que você tenha o destaque que merece em sua carreira!

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