Connect with us

Inicie Sua Carreira

O que são relações internacionais e como se tornar um especialista?

relações internacionais

 Os países estão conectados, fazem trocas mercadológicas, discutem questões sociais e políticas, reúnem-se para falar sobre sustentabilidade e tantos outros temas que precisam ser analisados em nível global. Nesse cenário, desponta um profissional com conhecimentos específicos sobre as particularidades e a comunicação entre nações distintas, o especialista em Relações Internacionais.

Pessoas dessa área são capacitadas para analisar e compreender os diversos cenários de política e economia encontrados em diferentes países, além dos aspectos relacionados à cultura, às leis e outros pilares que sustentam uma nação.

Quer conhecer melhor essa profissão e saber como se tornar especialista na área? Confira os tópicos a seguir!

O que são relações internacionais?

Relações internacionais são um conjunto de entendimentos políticos, econômicos e sociais que estabelecem conexão entre os países. Com base nisso, é possível conduzir a ligação entre nações, culturas e empresas de diferentes locais do mundo, reforçando o conceito da globalização.

Além dos aspectos econômicos e políticos, as relações internacionais são pautadas em questões históricas, culturais, antropológicas, comerciais, filosóficas e legais. Todos esses pilares são importantes, visto que os países podem diferir muito uns dos outros, de modo geral.

Quem opta por se formar em um curso de Relações Internacionais terá, durante a graduação, o preparo para analisar o cenário mundial, conhecer as formas distintas de governar uma nação, conduzir sua economia, entre os tantos outros aspectos envolvidos na construção de um país. Esses conhecimentos dão base para a formação e o fortalecimento de parcerias internacionais, visando o desenvolvimento e o bem-estar comum.

O profissional da área de Relações Internacionais pode trabalhar em empresas multinacionais de iniciativa privada, bem como em órgãos públicos e até em instituições do terceiro setor. Entretanto, um dos pontos fortes dessa profissão é abrir caminho para o comércio exterior, a fim de criar oportunidades de negócios e facilitar a firmação de parcerias comerciais bilaterais e multilaterais.

Como você pode ver, esse é um campo de trabalho de grande relevância para a sociedade contemporânea, uma vez que estamos vivendo em um mundo globalizado e com forte influência do cenário internacional, nos mais diversos âmbitos. Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre essa carreira e buscar ir além da graduação, tornando-se especialista em Relações Internacionais.

O que faz e onde atua o profissional de Relações Internacionais?

Quem atua na profissão de Relações Internacionais é chamado de internacionalista. Entretanto, sua designação pode mudar conforme a área específica de atuação, sendo também referido, por exemplo, como analista internacional, diplomata ou assessor internacional.

Além das funções citadas e do ramo de comércio exterior, é possível atuar com sistema de segurança e defesa, promovendo a resolução de conflitos de ordem internacional, inclusive em cenários de ameaça terrorista. Essa é uma das áreas em ascensão para profissionais com essa formação, mas requer pessoas com nível de conhecimento especializado.

Quanto mais qualificado é o internacionalista, maior é o leque de possibilidades. Órgãos governamentais estão entre os setores que mais contratam esse profissional. Os objetivos das alianças com outros governos incluem o aumento de exportações, a redução de custos com importações e o fomento ao turismo.

O ramo das empresas multinacionais é outro com amplas oportunidades. Os analistas internacionais apoiam negociações com empresas de outros países, contribuindo para o crescimento das organizações e da economia do país.

No exterior, o profissional de Relações Internacionais pode trabalhar em embaixadas, consulados e ONGs. Uma das carreiras bastante almejadas é a de diplomata, um servidor público que se estabelece no Ministério das Relações Exteriores (MRE), mais conhecido como Itamaraty.

O MRE é um órgão do Poder Executivo. Pessoas desse ministério são responsáveis por assessorar o Presidente da República em suas relações com outros países. O ingresso no cargo se dá por meio de aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD).

Como se tornar um especialista em segurança das Relações Internacionais?

Na graduação, vários temas são estudados para habilitar o profissional que vai desenvolver suas atividades como internacionalista, tais como:

  • Sociologia;
  • Antropologia;
  • História;
  • Economia;
  • Macroeconomia;
  • Ciência Política;
  • Política Brasileira;
  • Organizações Internacionais;
  • Direito Internacional;
  • Análise de Política Externa;
  • Segurança Internacional, entre outras disciplinas.

O conhecimento e o diploma adquiridos no Ensino Superior permitem que o graduado inicie sua trajetória no mercado de trabalho. Contudo, é preciso ir além para ganhar destaque e conseguir melhores oportunidades de carreira.

Você pode, por exemplo, fazer um curso de extensão internacional, que tem curta duração e não é tão burocrático quanto o ingresso em uma pós-graduação no exterior. Esse é um forte diferencial no perfil, considerando o peso que uma experiência internacional pode representar no seu currículo.

Além disso, aqui mesmo em terras nacionais, é fundamental investir em uma pós-graduação para se tornar especialista em Relações Internacionais. Assim, você pode optar por uma área específica para aprofundar o conhecimento, refinar a prática e projetar sua carreira.

Por fim, um perfil de especialista também requer habilidades e competências inerentes à profissão. Em Relações Internacionais, é importante desenvolver as seguintes características:

  • domínio de língua estrangeira, sobretudo inglês, embora outras, como o mandarim e o espanhol, também sejam bastante requeridas;
  • aptidão por leitura e estudos relacionados à construção histórica do Brasil e do mundo, cenário político nacional e internacional, conflitos entre nações, além de temas contemporâneos;
  • mente aberta para lidar com outras culturas, assumindo uma postura empática e tolerante, tendo em vista que algumas nações são muito diferentes da nossa e lidam com questões sociais de outra forma.

Como é o curso de Sistema de Segurança e Defesa nas Relações Internacionais?

Hoje, quem almeja crescer profissionalmente sabe que a educação continuada é o principal caminho. Nesse sentido, é preciso investir em cursos de pós-graduação, os quais são encontrados na modalidade presencial ou a distância (EAD).

Uma opção interessante de especialização para os internacionalistas é o curso de Sistema de Segurança e Defesa nas Relações Internacionais. Na Unyleya, essa pós-graduação dura, aproximadamente, 10 meses e é feita de modo 100% digital, por meio de plataforma e app disponíveis 24 horas.

A grade curricular do curso conta com as seguintes disciplinas:

  • Desenvolvimento Profissional;
  • Blocos Econômicos e suas Integrações nas Relações Internacionais;
  • Política Exterior Contemporânea Brasileira;
  • Globalização e as Organizações Internacionais;
  • Internet e Hegemonia nas Relações Internacionais;
  • Economia Internacional Avançada;
  • Política de Segurança e suas Estratégias nas Relações Internacionais;
  • Diplomacia nas Relações Internacionais – Análises Avançadas;
  • Decifrando o Terrorismo nas Relações Internacionais.

O curso é destinado aos profissionais graduados que querem se tornar especialistas em Relações Internacionais, atuando no planejamento, na negociação e na execução de ações em áreas de conflito, com foco em terrorismo. Também é um caminho para os que têm o objetivo de aprovação na prova para ingresso no Itamaraty.

Visite a página do curso de Sistema de Segurança e Defesa nas Relações Internacionais da Unyleya e construa sua carreira!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD