Connect with us

Especialize-se

Extensão internacional: veja como funciona e suas vantagens

extensão internacional

As universidades oferecem atividades de ensino, pesquisa e extensão. Programas de extensão são projetos que mostram como as instituições de ensino se relacionam com a sociedade. Contudo, cursos de extensão podem ser feitos até por quem não está matriculado em uma universidade.

Aqui, você descobrirá o que é extensão internacional e quais são as suas principais vantagens. Além disso, vamos contar como a Unyleya pode te ajudar a passar por esse processo com mais tranquilidade. Continue a leitura e confira!

O que são cursos de extensão?

Os cursos de extensão são formados por aulas que aprimoram algum conhecimento específico, habilidades profissionais e preparam o indivíduo para o mercado de trabalho. Por isso, são indicados para quem quer cursar uma especialização, mas não tem tempo ou condições de fazer uma pós-graduação completa.

Apesar de serem ofertados pelas Universidades, eles podem ser feitos a qualquer momento, independentemente de você já ter uma formação ou não, inclusive, durante a graduação. Mas já imaginou fazer tudo isso no exterior?

Como funciona a extensão internacional?

Devido à sua curta duração, fazer uma extensão internacional é um processo mais simples do que fazer graduação ou pós-graduação no exterior. Além disso, a burocracia é simplificada, pois, em geral, as universidades aceitam apenas inscrição e uma carta de motivação.

Vale ressaltar que esses cursos são ofertados durante o ano todo, tanto online quanto presencial, e qualquer um com mais de 18 anos pode fazer.

Outra vantagem bastante interessante é que, como os cursos duram no máximo 6 meses, podem ser feitos apenas com o visto de turista, que exige muito menos burocracia para conseguir do que o visto de estudante, por exemplo.

Quais são as opções possíveis?

Antes de se aventurar no exterior é preciso avaliar de que modo é possível fazer isso. Por isso, vamos te explicar que existem 3 opções disponíveis para fazer uma extensão internacional. Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.

Cursos online

Nesta modalidade, você tem acesso às aulas gravadas da disciplina online pelo período da duração do curso. Se o curso tem 15 semanas, por exemplo, o acesso às videoaulas fica disponível durante todo esse tempo.

Cursos a distância ao vivo

Essa modalidade tem a ideia de transportar o modelo presencial para o online. Os alunos devem estar presentes durante a chamada de vídeo para discutir o assunto e tirar dúvidas ao vivo.

Cursos presenciais

Essa é a forma mais interessante de fazer cursos de extensão, pois você irá pessoalmente até a universidade e terá a oportunidade de criar relações com mais pessoas, inclusive com o pessoal de outros cursos.

Quais são as vantagens de fazer uma extensão internacional?

Existem inúmeras vantagens em estudar no exterior. Podemos destacar a ampliação de networking, convivência com pessoas e culturas diferentes, valorização do currículo e até a oportunidade de começar uma carreira fora do Brasil. Já pensou? Veja a seguir os benefícios dos cursos de extensão internacional.

Curta duração

Em geral, a extensão internacional dura de um a dois meses, pois ela trabalha com assuntos bastante específicos. Além disso, tem como função complementar a graduação, aliando a teoria à prática.

Ótimo custo-benefício

Por se tratar de uma forma de obter conhecimento rápido e prático, os cursos de extensão têm um ótimo custo-benefício em qualquer fase da vida. Além disso, por terem uma curta duração, o investimento é menor, facilitando o acesso de qualquer pessoa que queira se especializar sem gastar muito tempo e dinheiro.

Aperfeiçoamento em língua estrangeira

Saber falar mais de um idioma é um diferencial bastante valorizado por empresas. Por isso, a extensão internacional é uma ótima oportunidade de praticar uma segunda língua, pois não existe melhor forma de aprender uma língua estrangeira do que convivendo com nativos do idioma.

Além disso, ter uma experiência internacional durante a graduação fará você aprender o linguajar da sua futura profissão em outros países.

Possibilidade de networking

Ao viver uma experiência internacional, aumentam bastante as chances de conhecer profissionais de muitas áreas, aumentando sua rede de contatos.

Essa ação é extremamente importante para ter sucesso, visto que pessoas de confiança podem te ajudar com informações, prestação de serviços, indicações a vagas de emprego e até a ser visto no mercado de trabalho.

No intercâmbio, é provável que os alunos formem relacionamentos com pessoas com interesses em comum. Por isso, criar laços profissionais no exterior abre oportunidades de formalizar parcerias e conseguir vagas de emprego internacionais.

Diferencial no currículo

Ter um certificado internacional em mãos é um diferencial importante ao concorrer a vagas de emprego em processos seletivos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Esse certificado mostra para as empresas que, além da qualificação, o candidato é interessado em conhecer como funciona sua profissão em diferentes países e está em constante atualização na área.

Ampliação da visão de mundo

Com a convivência em um ambiente totalmente diferente do seu, é preciso se adequar às novas regras da sociedade. Isso pode ser uma excelente oportunidade de aprender mais sobre outras culturas, opiniões e crenças.

Ao sair da zona de conforto você conseguirá ampliar a sua visão de mundo, de modo a entender e respeitar as diferenças. Isso ajuda a conviver bem com pessoas que têm pensamentos diferentes do seu, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Desenvolvimento pessoal

Ao fazer uma extensão internacional, podem acontecer situações em que você terá que resolver enfrentando muitos desafios pessoais. Assim, é possível aprimorar o seu desenvolvimento pessoal, descobrindo seus limites e as melhores formas de lidar com as adversidades.

Ainda, por estar em uma cultura diferente e conhecendo poucas pessoas, você terá que se adaptar a uma nova realidade. Isso fará com que você cresça como pessoa, além de aumentar sua inteligência emocional.

Quais são os diferenciais da Unyleya?

A Unyleya dispõe de um convênio com a Universidade de Aveiro (Portugal) que prevê a oferta de vários cursos de aperfeiçoamento profissional. Tem como objetivo oferecer uma experiência internacional para os estudantes enriquecerem seus currículos e ampliarem seus horizontes.

O curso de extensão internacional da Unyleya conta com 30 horas/aula presencial, divididas por módulos. Além disso, dispõe de visitas técnicas a empresas e organizações locais como parte do cronograma do curso.

Está comprovado que a relação entre estudar e conquistar seus objetivos é fundamental. Por isso, cursos de extensão e atualização são extremamente importantes para se destacar no mercado de trabalho e adquirir novas habilidades. Esses cursos, quando feitos no exterior, são ainda mais vantajosos, pois juntam o crescimento pessoal ao profissional.

Tem interesse pela extensão internacional e quer começar hoje mesmo? Então entre em contato conosco que daremos todo o suporte necessário para ter sucesso nessa nova fase da sua carreira!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD