Connect with us

Especialize-se

Entenda a relação entre estudar e conquistar seus objetivos

estudar e conquistar
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você deseja mesmo ocupar um cargo de destaque, a fim de ter uma renda maior e melhorar a qualidade de vida da sua família? Se a resposta for sim, é necessário desenvolver as habilidades gerenciais adequadas. Para isso, é fundamental entender a profunda relação entre estudar e conquistar seus objetivos.

Afinal, o alcance de todo grande objetivo profissional depende da reunião de uma série de conhecimentos. Quando você lista as competências que já tem e as que ainda faltam, fica mais fácil criar um planejamento de estudos.

Mas por que estudar é tão importante para ter uma situação financeira melhor e, assim, trocar de carro e programar viagens de forma mais tranquila, por exemplo? Nós explicamos na sequência. Acompanhe!

Como os estudos podem ajudar a alcançar objetivos?

Para começar a entender melhor a interligação entre estudar e conquistar objetivos, basta dar uma boa olhada nas publicações de vagas de emprego. Nesse sentido, experimente buscar alguns anúncios na internet de cargos que, um dia, você gostaria de ocupar.

Certamente, cada publicação reúne uma considerável quantidade de detalhes relacionados ao perfil ideal procurado para as posições disponíveis. De modo geral, as empresas usam um tópico para mostrar quais são as responsabilidades e atribuições atreladas ao cargo. Em outro, abordam os requisitos para se candidatar àquela vaga.

Em determinados casos, existe ainda uma terceira parte, reservada para falar um pouco sobre o que é considerado como diferencial. No fim das contas, o que se vê é um conjunto de aspectos que visa facilitar a etapa de triagem dos candidatos. O mesmo tende a ocorrer em processos de seleção e remanejamento interno.

Sim, às vezes, existe algum exagero no volume de atributos obrigatórios ou desejáveis. De qualquer forma, esses anúncios indicam o que é necessário para pensar na possibilidade de manifestar interesse pela vaga em disputa.

Se um candidato não preenche nem metade do perfil idealizado, dificilmente ele será chamado para as etapas posteriores de seleção — simples assim. Ele pode, entretanto, anotar as características mais comuns que aparecem entre um anúncio e outro.

O próximo passo consiste em selecionar cursos feitos justamente para desenvolver ou aprimorar as habilidades que estão em foco. Tanto em relação às questões técnicas quanto comportamentais, estudar é decisivo para que o perfil profissional esteja à altura da posição almejada ou o mais alinhado possível às expectativas da empresa.

É possível atingir os objetivos sem estudar?

Se não chega a ser impossível, com certeza é inviável, além de lento e incerto. Além disso, estudar envolve, basicamente, os atos de se informar, refletir e pensar em formas de aplicação. Também faz parte do processo a antecipação dos diferentes resultados possíveis, relacionando-os com suas eventuais consequências.

Portanto, estamos, de certa forma, em constante etapa de estudo de algo. Uma viagem para um país desconhecido, por exemplo, leva à necessidade de pesquisar as características locais gastronômicas, de deslocamento e de clima.

Falando de objetivos profissionais, outra questão deve vir à tona: vale a pena estudar por conta própria? Não, não vale. Além de produzir resultados incompletos, essa tática consome muito tempo, um elemento cada vez mais escasso, portanto, precioso.

Por outro lado, ao iniciar uma graduação ou especialização em uma instituição de ensino com ótima avaliação, você estuda todo o conteúdo de maneira organizada. Isso, acredite, faz toda a diferença, seja com relação à economia de tempo, seja quanto ao aproveitamento da aprendizagem em si.

A grade curricular de um curso atualizado é feita com base nas expectativas do mercado e apresentada em uma ordem coesa. Esse tipo de cuidado é determinante para que o conteúdo faça sentido e contribua para o fortalecimento das bases de conhecimento que você já domina.

Como começar a estudar e conquistar seus objetivos?

Agora, você já conhece os motivos pelos quais os estudos são essenciais para mudar os rumos da sua trajetória profissional. Resta, então, saber como dar os primeiros passos nessa nova direção. Vamos lá!

Planeje seus objetivos

Como já dizia Lewis Carroll: “para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Por meio de um planejamento minucioso, você visualiza as possibilidades com maior clareza.

O ideal é combinar suas aptidões e experiências com o conhecimento a ser desenvolvido para concretizar suas conquistas. Aproveite o momento para pesquisar algumas das chamadas profissões do futuro e veja se seu plano está em sintonia com a transformação digital em andamento.

Se você se identifica e sempre quis trabalhar com tecnologia, por exemplo, o momento é propício para confirmar quais são as áreas em alta. Existem também outros setores de atividade econômica promissores, como o agronegócio.

Escolha um curso que pode ajudar

Uma vez que o planejamento anterior esteja concluído, fica fácil. Em seguida, você só precisa verificar quais são os cursos alinhados às suas necessidades.

Para tanto, veja quais são as disciplinas a serem estudadas e leia atentamente os subtópicos de todas elas. Desse modo, você assegura que os cursos escolhidos abordam os pontos descritos no seu planejamento.

Tenha em mente também que existem diferentes modalidades de cursos. No caso, é importante que você saiba, por exemplo, quais são as diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Encontre uma boa instituição

Aqui, tenha atenção aos mínimos detalhes, sobretudo ao que se refere à infraestrutura oferecida pelas instituições de ensino. É necessário avaliar não apenas a riqueza do acervo bibliográfico de bibliotecas, mas igualmente as ferramentas tecnológicas disponibilizadas. Ao mesmo tempo, não deixe de conferir o nível de formação do corpo docente.

Dedique-se na caminhada

Após escolher os cursos sintonizados com seus objetivos e selecionar a melhor instituição de ensino, é chegada a hora de colocar todo o planejamento em ação. No mais, dedique-se ao máximo, pois a caminhada tende a ser desafiadora em alguns períodos, mas, certamente, será recompensadora.

Como a Unyleya pode ajudar você a estudar e conquistar o sucesso?

A Unyleya tem tudo o que você precisa para acelerar seu crescimento profissional:

  • mais de 1000 cursos de variadas áreas do saber;
  • acesso totalmente digital — seja pela web, seja por aplicativos desenvolvidos para os sistemas Android e iOS;
  • docentes experientes e com títulos de mestrado e doutorado.

Com essa infraestrutura completa, estudar e conquistar seu sucesso profissional está próximo de se tornar realidade. Você só precisa fazer sua parte e se atentar a alguns detalhes importantes, como aprimorar a gestão do tempo.

Por sinal, deixamos aqui algumas dicas imperdíveis sobre o assunto: saiba como organizar sua rotina para estudar!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.