Connect with us

Inicie Sua Carreira

Curso profissionalizante vale a pena? Entenda de uma vez por todas

curso profissionalizante

Índice

Tempo de Leitura: 5 minutos

O investimento em educação é o principal caminho para construir uma carreira, com acesso a boas oportunidades e remunerações mais elevadas. E o mercado oferece diversas opções para se qualificar, como os cursos profissionalizantes.

Para fazer a escolha mais adequada, é preciso entender quais soluções de educação atendem ao seu momento de vida. Isto é, ao investir em educação, você deve ficar atento aos impactos da formação na sua carreira, e não apenas aos custos e tempo de duração.

Para entender o que são cursos profissionalizantes e saber se eles são indicados para você, continue a leitura. Logo abaixo, apontamos os principais critérios para avaliar o custo-benefício dessas formações!

O que são cursos profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes são serviços educacionais para preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Assim, reúnem conteúdos e materiais relacionados a competências e funções profissionais, como informática, escrita e inglês.

As formações dessa categoria fornecem uma declaração de conclusão, sem a necessidade de registro junto ao MEC. Não há um órgão que avalie e certifique a qualidade das formações oferecidas.

Nesse sentido, os cursos profissionalizantes são mais indicados para necessidades pontuais, como atualização e capacitação para tarefas específicas. Por exemplo, um profissional pode realizar um curso para aprender a usar um software implementado pela empresa ou para melhorar a comunicação.

Porém, enquanto formação para quem busca o primeiro emprego na área desejada, quer mudar de carreira ou ser promovido, o mais indicado é realizar um curso superior de graduação. A profundidade e detalhamento em que os conteúdos são vistos na faculdade é fundamental para alcançar as melhores remunerações e cargos.

Qual a diferença deles para uma graduação?

A diferença de profundidade e detalhamento das faculdades em relação aos cursos profissionalizantes pode ser observada nas características das formações. Elas são bem diferentes em diversos pontos. Veja alguns exemplos!

Tempo de duração

Os cursos profissionalizantes duram poucos meses na maioria dos casos. Esse tempo é utilizado para realizar capacitações mais pontuais.

Já no caso da faculdade, a preparação é para toda a vida. Por isso, com algumas exceções, os cursos variam de 1 ano e meio a 6 anos de formação.

Carga horária exigida

Enquanto os cursos profissionalizantes geralmente contam com 20, 40 ou 80 horas, muitas faculdades ultrapassam as 1000 horas de conteúdo. Para citar um exemplo, o curso de Administração aqui da Unyleya conta com 2018 horas de carga horária.

Grau de titulação

O curso profissionalizante não oferece nenhuma titulação, mas apenas a declaração que prova que você realizou a formação. Já o diploma da faculdade, além de provar a sua realização, é um requisito para diversas atividades, por exemplo:

  • registros profissionais;
  • atendimento aos critérios de planos de carreira;
  • participação em concursos públicos de nível superior;
  • realização de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Vale ressaltar que o diploma é igual na EAD e no presencial. Além disso, os cursos tecnólogos, as licenciaturas e os bacharelados apresentam todos os níveis de graduação superior, embora tenham algumas diferenças em relação aos objetivos do curso.

Competências profissionais

Nos cursos profissionalizantes, normalmente, o profissional foca apenas em algumas poucas competências ou tarefas rotineiras. O objetivo, geralmente, é capacitar para funções de auxiliares e assistentes, que vão atuar em processos mais simples.

A graduação, por sua vez, desenvolve um amplo conjunto de competências e busca funções mais estratégicas ou especializadas. Assim, formam os responsáveis por análises, desenvolvimento de produtos, melhoria de processos, decisões, gestão de equipes, entre outras funções.

Quais as vantagens de fazer uma graduação?

As vantagens da graduação são reconhecidas pelo mercado. Quem faz faculdade recebe as melhores oportunidades de emprego e salários. Além disso, o diploma tem um excelente retorno em comparação com o investimento feito para se graduar.

Ganhe mais que o dobro

As pesquisas sobre médias salariais indicam uma diferença superior ao dobro entre os salários no nível médio e superior. Os dados do IBGE sobre o assunto são do 1º trimestre de 2020.

Neles, os graduados ganham, em média, R$ 5.404, enquanto quem só tem o ensino médio recebe R$ 1.941.

Tenha mais empregabilidade

Já em relação ao desemprego, os dados mais recentes do IBGE abrangem o 3º trimestre de 2021. O desemprego atual entre os profissionais com ensino médio está em 14,4%, enquanto os graduados ficam na faixa dos 6,3%. Portanto, o diploma tem um efeito significativo sobre a empregabilidade.

Realize especializações

As oportunidades de pós-graduação são outro diferencial. Segundo a Catho, os salários dos profissionais graduados (advogados, engenheiros, contadores, administradores etc.) aumentam, em média, 47,9% com a especialização.

Acesse o diploma pela EAD

A educação a distância tornou o ensino superior mais acessível, mantendo a qualidade dos cursos presenciais. Os cursos EAD são realizados em grande escala e geram custos menores para as faculdades, o que facilita a oferta de mensalidades mais em conta. Logo, um diferencial da graduação é o custo-benefício.

Como conseguir pagar a faculdade?

A faculdade é uma formação completa com grande impacto na carreira profissional. Como bônus por você ter chegado até aqui, podemos conversar um pouco sobre como viabilizar esse investimento que mudará a sua vida.

Conheça as mensalidades

Ao longo dos anos, o segmento da educação se transformou, principalmente com os avanços tecnológicos. E quem não acompanha a área de perto pode ter uma ideia errada dos valores das mensalidades. Por isso, o primeiro passo é ter uma meta clara, conhecendo o investimento necessário para se formar.

Considere várias opções dentro de uma carreira

Outra característica da educação superior é o crescimento dos cursos tecnólogos. Os bacharelados são formações mais longas e abrangentes, enquanto os tecnólogos mais específicos e rápidos.

Imagine, por exemplo, que você deseja ser um gestor de RH. Nesse caso, você pode fazer Administração ou Gestão de RH, podendo ser mais generalista ou especialista. Também, há condições diferentes para fazer o curso, como mensalidade e tempo de duração.

Conhecendo os diferentes cursos da carreira desejada, você pode determinar qual o tempo, investimento e perfil profissional mais adequado para os seus objetivos.

Busque oportunidades durante a graduação

Durante a faculdade, você pode buscar trabalhos para conseguir uma renda extra ou que sejam mais fáceis de conciliar com os estudos. Os conhecimentos adquiridos já nos primeiros anos de curso, por exemplo, podem ajudar a conquistar uma oportunidade de estágio ou realizar trabalhos freelancer (redação e revisão de textos, programação de software, aulas particulares, por exemplo).

Considere uma graduação EAD

A educação a distância traz diversas vantagens para viabilizar o curso superior:

  • mensalidade mais acessível;
  • economia com deslocamentos até a faculdade;
  • flexibilidade de horários para trabalhar e estudar.

Os obstáculos para iniciar o curso superior também são menores. Por exemplo, para fazer um curso presencial, pode ser necessário mudar para próximo da faculdade, buscar um emprego na localidade, arcar com despesas da mudança etc. Na EAD, é possível estudar da sua casa atual, sem a necessidade de mudar toda a rotina.

Sendo assim, em vez de realizar cursos profissionalizantes, vale a pena investir em uma faculdade. A educação a distância é mais acessível em relação aos custos, horários e locais de estudo. Portanto, é uma excelente opção para quem busca o primeiro emprego ou deseja transformar a carreira profissional com uma formação de qualidade.

Se quiser conhecer os cursos de graduação EAD e ter condições especiais para se matricular, fale com um dos nossos consultores educacionais!

4.3/5 - (3 votes)

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.