Cursos EAD: descubra quais áreas podem ser cursadas a distância

  • 15/mar/2018

Cursos EAD: descubra quais áreas podem ser cursadas a distância

Não há dúvidas sobre o quanto a tecnologia faz parte de nossas vidas na atualidade. Passamos boa parte do dia conectados e, naturalmente, vários aspectos de nossa rotina também passaram a fazer parte do universo online. Assim como várias pessoas já trabalham online, muitas outras vêm ingressando em cursos EAD.

Embora a tendência seja inquestionável, restam ainda muitas dúvidas a respeito da educação a distância. Como funcionam os cursos EAD? Quais áreas já fazem parte dessa modalidade de ensino e quais ainda não podem ser cursadas de modo não presencial?

É justamente para responder a essas e outras perguntas que preparamos o artigo de hoje. Ficou curioso e deseja entender mais sobre o assunto? Continue conosco e boa leitura!

Quais as possibilidades de cursos da EAD?

A educação a distância está em evidência e, por esse motivo, é normal que cada vez mais pessoas tenham interesse nessa modalidade.

Afinal, a possibilidade de se formar e até mesmo se especializar em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), sem precisar sair de casa e se deslocar até a faculdade ou universidade é certamente um grande atrativo.

Nesse sentido, as instituições de ensino preocupadas em seguir as principais tendências do futuro da educação estão ofertando cursos a distância nas mais diferentes áreas de atuação. Entre os principais, podemos citar:

  • Administração;
  • Ciências Contábeis;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de RH;
  • Gestão Hospitalar;
  • Gestão Pública;
  • História;
  • Língua Portuguesa;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Pedagogia.

Além disso, é possível se formar a distância em quase todos os níveis de ensino: técnico, graduação, pós-graduação, especialização e cursos profissionalizantes. Isso sem deixar de lado a ampla oferta de cursos livres e de extensão.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando sobre quais tipos de curso é possível realizar a distância, não é mesmo? Todas as modalidades podem ser ofertadas em EAD? Existem normas ou restrições nesse contexto? É sobre isso que falaremos no próximo tópico!

Quais áreas ainda não chegaram à EAD?

Ao contrário do que muitos possam imaginar, existe uma série de impedimentos legais quanto a criação de cursos superiores a distância no Brasil.

E, uma vez que a Instituição consiga a sua autorização no MEC, não significa que esteja apta a investir em todas as áreas do conhecimento. O processo é complexo e cheio de exigências.

Dessa forma, você já deve ter se questionado o fato de existir um maior número de cursos de Administração a distância, por exemplo, e ainda nenhum de Medicina. Isso se deve ao fato de que o Conselho Federal de Medicina ainda não reconhece cursos a distância como válidos.

Ainda, segundo a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, universidades e centros universitários, uma vez credenciados para o oferecimento de cursos a distância, possuem autonomia para criarem e ofertarem cursos presenciais e a distância, tendo somente a obrigação de informar ao MEC.

Já para faculdades, mesmo que autorizadas para oferta de cursos superiores a distância, não possuem autonomia para a criação de novos cursos e, por isso, devem pedir autorização perante o MEC, passar por uma avaliação in loco nos polos de apoio presencial e aguardar a autorização para começar a ofertá-los.

Além disso, de modo a garantir sempre a qualidade do ensino ofertado, todas as instituições de ensino devem passar por avaliações periódicas in loco realizadas pelo MEC.

Como funcionam os cursos a distância?

Graduação

A graduação é o primeiro passo de muitos profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho ou buscar melhores colocações. Pode-se afirmar que ela é fundamental para adquirir a noção e os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação em determinada área.

Ao cursar uma graduação a distância, o aluno conta com o benefício de estudar de onde puder e quando quiser, ou seja, montando os seus próprios horários de forma responsável.

Além disso, gastos extras com transporte, alimentação e outras despesas são cortados quando se opta pela modalidade EAD, fazendo dela uma excelente opção quanto ao custo-benefício.

Contudo, isso não significa que o aluno EAD se formará mais rápido que o de uma modalidade presencial ou que o curso a distância seja mais fácil. Muito pelo contrário: em ambos os casos, quando não há dedicação ou comprometimento, dificilmente o tão sonhado diploma será conquistado.

Pós-graduação e especializações

Cursar uma pós-graduação e se especializar em uma área significa investir na educação continuada, cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho atual, e agregar um grande peso ao currículo. Além disso, significa aprender e se aprofundar sobre determinado tema, redirecionando a carreira para um lado mais específico.

Quando a distância, esses cursos se tornam opções atraentes para os alunos, que conseguem se dedicar ao propósito acadêmico sem deixar de lado o foco no trabalho, equilibrando assim a vida acadêmica, pessoal e profissional.

Por fim, vale ressaltar que essa opção só pode ser cursada por aqueles que já se formaram em um curso de graduação, seja ele presencial ou a distância.

Extensão

Embora muitas vezes sejam confundidos com a pós-graduação, os cursos de extensão carregam o diferencial de poderem ser cursados tanto por quem já é graduado ou pós-graduado, quanto por aqueles que ainda estão cursando o ensino superior.

Em outras palavras, é possível que uma pessoa faça um curso de extensão em uma instituição de ensino sem a necessidade de estar formado.

Voltada para quem tem objetivos bem específicos e busca por uma capacitação em determinado campo, a extensão é uma ótima forma de conseguir bagagem para o futuro. Além disso, pode ser realizada por meio de cursos EAD, contando com a vantagem da praticidade.

Cursos livres

Em alta, os cursos livres permitem ao aluno adquirir o conhecimento desejado com versatilidade e flexibilidade.

Ao contrário das outras opções já apresentadas, não seguem um padrão e dispensam a autorização do MEC, podendo ser oferecidos por qualquer instituição que siga os parâmetros básicos da legislação e tenham as ferramentas e atributos necessários de fornecer aos alunos um curso de qualidade.

Por contarem com uma carga horária menor (que vai de 5 até 300 horas, geralmente), eles vêm chamando a atenção de cada vez mais pessoas que buscam por um conhecimento específico.

Entendeu como funcionam os cursos EAD e quais modalidades podem ser cursadas online? Como foi possível perceber, o ensino a distância chegou para ficar, permitindo que um número crescente de profissionais se formem em cursos reconhecidos pelo MEC. Para isso, lembre-se sempre de buscar por uma instituição de qualidade e com os melhores profissionais.

E então, o post de hoje foi útil para você? Para ajudá-lo a entender ainda mais sobre as vantagens da educação a distância, que tal fazer agora mesmo o download do nosso e-book gratuito sobre o assunto?



Nosso App

Nossas Redes Sociais