Connect with us

Inicie Sua Carreira

Devo fazer RH ou Administração? Qual das opções é mais interessante?

rh ou administração
Tempo de Leitura: 4 minutos

Alguns cursos de nível superior parecem compartilhar tantas semelhanças que até fica difícil escolher entre eles. Por isso, é comum encontrar estudantes confusos sobre se devem fazer graduação em RH ou Administração. Mas, assim como têm pontos em comum, esses cursos apresentam diferenças significativas que precisam ser avaliadas antes da decisão.

Ambas as opções oferecem grandes oportunidades no mercado de trabalho, de modo que não é uma questão de optar pelo melhor curso, mas sim de descobrir qual deles mais desperta o seu interesse. Essa análise é fundamental para chegar a uma profissão na qual você realmente goste do que faz.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a conhecer melhor esses dois cursos e descobrir se quer estudar RH ou Administração. Acompanhe!

Quais são as matérias cursadas em cada um?

O início do curso de Gestão de Recursos Humanos é bastante parecido com o de Administração. Disciplinas como Diversidade e Cultura Organizacional, Fundamentos de Contabilidade, Direito, Marketing, Teoria Geral da Administração e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) Aplicadas às Informações Gerenciais fazem parte da grade curricular de ambas as graduações.

Nos semestres seguintes, porém, são abordados temas mais específicos de cada área. A seguir, listamos algumas das principais disciplinas estudadas no decorrer dos 4 anos do curso de Administração:

  • Administração da Produção;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Estoque e Armazenagem;
  • Gestão de Negócios Sustentáveis;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Estratégica;
  • Plano de Negócios.

Já o curso superior em Gestão de RH, que tem duração de apenas 2 anos, inclui as seguintes matérias:

  • Cargos, Carreiras e Remuneração;
  • Gestão de Clima Organizacional e Tomada de Decisão;
  • Gestão Estratégica de RH;
  • Métricas e Desenvolvimento de Indicadores em RH;
  • Práticas de Administração de Pessoal;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

Como é a atuação profissional em cada área?

Os profissionais de RH e Administração são capacitados a exercer uma série de funções em empresas dos mais variados segmentos. Por isso, destacamos aqui algumas áreas de atuação para quem opta pelo curso de Administração:

  • planejamento estratégico: é uma área que analisa o mercado no qual a empresa está inserida, identifica pontos de melhoria em seus processos internos, estabelece metas e define estratégias para atingi-las;
  • gestão financeira: administra os recursos financeiros da empresa, buscando fazer um uso estratégico da receita;
  • gestão de marketing: é uma área que visa fortalecer a marca por meio da relação entre a empresa e seu público-alvo;
  • logística: cuida dos processos relacionados à produção, ao estoque e ao transporte de mercadorias;
  • controle de produção: gerencia equipes para melhorar a produtividade, reduzir os custos e garantir a qualidade dos processos;
  • comércio exterior: é voltada para ações administrativas em atividades de importação e exportação;
  • recursos humanos: tem como foco a gestão do capital humano da organização;
  • auditoria: avalia se os procedimentos estão sendo feitos corretamente, seguindo regras e metas, sem adotar práticas ilícitas;
  • consultoria: orienta empresas quanto à melhor formar de utilizar seus recursos, além de avaliar a viabilidade de projetos e indicar como devem ser desenvolvidos.

Agora, confira as principais atuações de quem segue carreira em Gestão de RH:

  • departamento pessoal: lida com processos burocráticos de questões trabalhistas e previdenciárias, como contratação, demissão, férias, controle da jornada de trabalho, licenças e afastamentos;
  • recrutamento e seleção: cuida de todo o processo seletivo para encontrar profissionais que atendam aos requisitos da empresa;
  • treinamento e desenvolvimento: é uma área que se ocupa da capacitação dos colaboradores da empresa;
  • remuneração e benefícios: cuida da política de cargos e salários, além da gestão dos benefícios que são concedidos aos funcionários;
  • consultoria: nesse ramo, o consultor de RH faz um diagnóstico do clima organizacional e desenvolve estratégias para a gestão e retenção de talentos.

Quais são as diferenças entre RH e Administração?

Antes de decidir se deve estudar RH ou Administração, é importante entender qual é a abrangência de cada curso. Nesse sentido, a Gestão de RH é uma área totalmente focada no capital humano das empresas. É o setor que administra a relação entre os colaboradores e a organização, com o objetivo de alcançar bons resultados para todos os envolvidos.

A Administração, por sua vez, é uma formação mais ampla, que prepara profissionais para gerenciar não só os recursos humanos da empresa, mas também os financeiros, além de seus materiais e processos internos. Dessa forma, adquire-se uma visão global do negócio, o que é essencial para garantir seu bom funcionamento.

Qual carreira mais combina com você?

Como vimos, o administrador tem competência para atuar em diversas frentes, inclusive em RH. Por outro lado, a formação em Recursos Humanos oferece um conhecimento muito mais aprofundado desse setor que é tão estratégico para uma empresa.

Quais são as semelhanças entre essas duas profissões?

Apesar das diferenças entre as áreas, o mercado de trabalho é bastante promissor tanto para Recursos Humanos quanto para Administração. Por serem profissões indispensáveis em qualquer setor da economia, quem se forma nesses cursos tem um grande leque de opções na hora de buscar uma colocação profissional.

As médias salariais nas duas profissões também não são muito diferentes. O valor fica em torno de R$ 3.350,00 na área de Recursos Humanos e chega a R$ 4.200,00 na de Administração. Contudo, vale ressaltar que esses números variam de acordo com o tempo de experiência do profissional e o nível do cargo que ocupa dentro da empresa — assistente, analista, coordenador e gerente são alguns exemplos.

Outra semelhança interessante é a possibilidade de cursar a faculdade na modalidade de Educação a Distância (EAD). Esse formato oferece diversas vantagens, como a flexibilidade de horários e a oportunidade de estudar em qualquer lugar. Desse modo, fica mais fácil de conciliar a graduação a distância em Gestão de RH ou a graduação a distância em Administração com outras atividades.

Para isso, é fundamental escolher uma instituição de ensino conceituada, com um corpo docente qualificado e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Com esse suporte, você só precisa mesmo escolher entre estudar RH ou Administração para começar a construir um futuro de sucesso.

Então, já sabe qual dessas carreiras tão promissoras você quer seguir? Entre em contato com a Unyleya e saiba mais sobre as nossas graduações!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.