Connect with us

Inicie Sua Carreira

Devo fazer RH ou Administração? Qual das opções é mais interessante?

Devo fazer RH ou Administração? Qual das opções é mais interessante?

Alguns cursos de nível superior parecem compartilhar tantas semelhanças que até fica difícil escolher entre eles. Por isso, é comum encontrar estudantes confusos sobre se devem fazer graduação em RH ou Administração. Mas, assim como têm pontos em comum, esses cursos apresentam diferenças significativas que precisam ser avaliadas antes da decisão.

Para decidir entre fazer um curso de graduação em RH ou Administração, é importante conhecer as diferenças e as semelhanças entre eles. Ambas as opções têm disciplinas em comum, mas apresentam temas específicos que precisam ser avaliados antes da escolha. 

Ambas as opções oferecem grandes oportunidades no mercado de trabalho, de modo que não é uma questão de optar pelo melhor curso, mas sim de descobrir qual deles mais desperta o seu interesse. Essa análise é fundamental para chegar a uma profissão na qual você realmente goste do que faz.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a conhecer melhor esses dois cursos e descobrir se quer estudar RH ou Administração. Continue a leitura e confira!

Quais são as matérias cursadas em cada um?

O início do curso de Gestão de Recursos Humanos é bastante parecido com o de Administração. Disciplinas como Diversidade e Cultura Organizacional, Fundamentos de Contabilidade, Direito, Marketing, Teoria Geral da Administração e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) Aplicadas às Informações Gerenciais fazem parte da grade curricular de ambas as graduações.

Nos semestres seguintes, porém, são abordados temas mais específicos de cada área. A seguir, listamos algumas das principais disciplinas estudadas no decorrer dos 4 anos do curso de Administração:

  • Administração da Produção;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Estoque e Armazenagem;
  • Gestão de Negócios Sustentáveis;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Estratégica;
  • Plano de Negócios.

Já o curso superior em Gestão de RH, que tem duração de apenas 2 anos, inclui as seguintes matérias:

  • Cargos, Carreiras e Remuneração;
  • Gestão de Clima Organizacional e Tomada de Decisão;
  • Gestão Estratégica de RH;
  • Métricas e Desenvolvimento de Indicadores em RH;
  • Práticas de Administração de Pessoal;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

Como é a atuação profissional em cada área?

Os profissionais de RH e Administração são capacitados a exercer uma série de funções em empresas dos mais variados segmentos. Por isso, destacamos aqui algumas áreas de atuação para quem opta pelo curso de Administração:

  • planejamento estratégico: é uma área que analisa o mercado no qual a empresa está inserida, identifica pontos de melhoria em seus processos internos, estabelece metas e define estratégias para atingi-las;
  • gestão financeira: administra os recursos financeiros da empresa, buscando fazer um uso estratégico da receita;
  • gestão de marketing: é uma área que visa fortalecer a marca por meio da relação entre a empresa e seu público-alvo;
  • logística: cuida dos processos relacionados à produção, ao estoque e ao transporte de mercadorias;
  • controle de produção: gerencia equipes para melhorar a produtividade, reduzir os custos e garantir a qualidade dos processos;
  • comércio exterior: é voltada para ações administrativas em atividades de importação e exportação;
  • recursos humanos: tem como foco a gestão do capital humano da organização;
  • auditoria: avalia se os procedimentos estão sendo feitos corretamente, seguindo regras e metas, sem adotar práticas ilícitas;
  • consultoria: orienta empresas quanto à melhor formar de utilizar seus recursos, além de avaliar a viabilidade de projetos e indicar como devem ser desenvolvidos.

Agora, confira as principais atuações de quem segue carreira em Gestão de RH:

  • departamento pessoal: lida com processos burocráticos de questões trabalhistas e previdenciárias, como contratação, demissão, férias, controle da jornada de trabalho, licenças e afastamentos;
  • recrutamento e seleção: cuida de todo o processo seletivo para encontrar profissionais que atendam aos requisitos da empresa;
  • treinamento e desenvolvimento: é uma área que se ocupa da capacitação dos colaboradores da empresa;
  • remuneração e benefícios: cuida da política de cargos e salários, além da gestão dos benefícios que são concedidos aos funcionários;
  • consultoria: nesse ramo, o consultor de RH faz um diagnóstico do clima organizacional e desenvolve estratégias para a gestão e retenção de talentos.

Quais são as diferenças entre RH e Administração?

Antes de optar por estudar Recursos Humanos ou Administração, é fundamental compreender a amplitude de cada disciplina. Nesse contexto, a Gestão de Recursos Humanos se dedica exclusivamente ao gerenciamento do capital humano em empresas. Essa área tem como objetivo administrar as relações entre funcionários e a organização, visando alcançar resultados positivos para todos os envolvidos.

A formação em Administração é mais abrangente e visa capacitar indivíduos a gerenciarem não apenas os recursos humanos da empresa, mas também seus recursos financeiros, materiais e processos internos. Desse modo, os estudantes adquirem uma visão ampla do negócio, o que é crucial para assegurar o sucesso de sua operação. A seguir, destacam-se alguns dos pontos mais importantes a serem considerados ao optar por essa carreira:

Duração do curso

O curso de Administração é geralmente mais longo do que o curso de Recursos Humanos. O curso de Administração é um bacharelado que dura em média quatro anos, enquanto o curso de Recursos Humanos é geralmente uma graduação tecnóloga que dura cerca de dois anos.

Essa diferença na duração do curso se deve à abrangência do conteúdo abordado em cada curso. Enquanto o curso de Administração aborda uma ampla gama de tópicos relacionados à gestão de negócios, como finanças, marketing, logística e gestão de operações, o curso de Recursos Humanos se concentra especificamente nas práticas de gerenciamento de pessoas e no desenvolvimento de habilidades de liderança.

Salários e benefícios

As médias salariais nas duas profissões também não são muito diferentes. O valor fica em torno de R$ 3.350,00 na área de Recursos Humanos e chega a R$ 4.200,00 na de Administração. Contudo, vale ressaltar que esses números variam de acordo com o tempo de experiência do profissional e o nível do cargo que ocupa dentro da empresa — assistente, analista, coordenador e gerente são alguns exemplos. Vale lembrar, no entanto, que a remuneração pode variar de acordo com a região, o nível de experiência e o tamanho da empresa.

Por isso, é recomendado pesquisar os salários médios e benefícios oferecidos em cada área, considerando fatores como experiência e nível de educação. Avaliando esses fatores, você poderá tomar uma decisão informada sobre qual curso é mais adequado às suas necessidades e objetivos profissionais.

Interesses pessoais

Explorar seus interesses pessoais pode ser um ponto de partida importante na busca por uma carreira satisfatória e equilibrada. Ao avaliar suas habilidades e paixões, você pode encontrar áreas em que pode se destacar e ter um desempenho melhor. Isso pode levar a uma maior satisfação no trabalho e uma vida mais equilibrada.

Perspectiva de emprego

É fundamental comparar a oferta de emprego, demanda de mercado e perspectivas de crescimento nas áreas de RH e Administração.

Ao realizar uma pesquisa detalhada sobre o mercado de trabalho nas áreas de RH e Administração, você terá uma visão mais clara e realista sobre as possibilidades de emprego e crescimento na sua carreira. Além disso, você poderá identificar quais são as habilidades e competências mais valorizadas pelo mercado, e assim se preparar melhor para se destacar na sua área de atuação.

Habilidades e competências 

Analisar as habilidades e competências necessárias para desempenhar funções em cada área, e identificar quais são suas próprias forças e fraquezas em relação a essas habilidades.

Como vimos, o administrador tem competência para atuar em diversas frentes, inclusive em RH. Por outro lado, a formação em Recursos Humanos oferece um conhecimento muito mais aprofundado desse setor que é tão estratégico para uma empresa.

Quais são as semelhanças entre essas duas profissões?

Quando se trata de escolher entre Gestão de Recursos Humanos e Administração, é importante entender as diferenças entre os cursos e identificar qual deles mais desperta o seu interesse. Ambos os cursos apresentam disciplinas semelhantes em seus primeiros semestres, como Fundamentos de Contabilidade, Direito, Marketing e TICs Aplicadas às Informações Gerenciais. Porém, as disciplinas específicas e a duração do curso são fatores importantes que devem ser considerados ao decidir entre os dois cursos.

Outra semelhança interessante é a possibilidade de cursar a faculdade na modalidade de Educação a Distância (EAD). Esse formato oferece diversas vantagens, como a flexibilidade de horários e a oportunidade de estudar em qualquer lugar. Desse modo, fica mais fácil conciliar a graduação a distância em Gestão de RH ou a graduação a distância em Administração com outras atividades.

Por fim, é importante ressaltar que a escolha entre RH e Administração não é uma questão de optar pelo melhor curso, mas sim de descobrir qual deles mais se encaixa no seu perfil e nas suas expectativas profissionais. É fundamental que o estudante esteja disposto a se dedicar ao curso escolhido e se manter atualizado sobre as tendências do mercado, a fim de ter uma carreira de sucesso.

É importante ressaltar que, antes de iniciar o curso, é fundamental escolher uma instituição de ensino conceituada, com um corpo docente qualificado e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Com esse suporte, você só precisa mesmo escolher entre estudar RH ou Administração para começar a construir um futuro de sucesso.

Então, já sabe qual dessas carreiras tão promissoras você quer seguir? Entre em contato com a Unyleya e saiba mais sobre as nossas graduações!

3.9/5 - (33 votes)

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD