Connect with us

Inicie Sua Carreira

Entenda o que faz um assistente de recursos humanos

o que faz assistente de recursos humanos
Tempo de Leitura: 4 minutos

A gestão de pessoas é uma importante parte da administração de qualquer empresa nos mais variados setores do mercado. Por isso, vale a pena entender o que faz o assistente de Recursos Humanos e avaliar se essa profissão pode ser exatamente o que você busca para dar início a uma nova carreira.

Afinal, esse profissional desempenha uma função estratégica nas organizações e, para isso, é fundamental ter uma formação adequada, além de habilidades que fazem toda a diferença na rotina de trabalho. Entender como a área funciona e o que fazer para ingressar nela ajuda bastante a tomar a melhor decisão para o seu futuro profissional.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para auxiliar você a compreender o que faz o assistente de Recursos Humanos, entre outras questões relevantes sobre a profissão. Acompanhe!

Qual é a diferença entre analista e assistente de recursos humanos?

Ao buscar oportunidades na área de Recursos Humanos, é comum encontrar vagas tanto para analista quanto para assistente de RH. De modo geral, a diferença entre elas está no grau hierárquico de cada uma dentro da empresa.

O analista exerce um papel similar ao de gerente, enquanto que o assistente fica em uma posição de prestar suporte. Contudo, cada vez mais as atribuições de ambos os cargos têm se confundindo umas às outras, de forma que a tendência é se unificarem.

O que faz o assistente de Recursos Humanos?

O profissional que trabalha com gestão de Recursos Humanos pode exercer diversas funções no mercado de trabalho. A seguir, destacamos suas principais áreas de atuação.

Departamento de pessoal

Nessa área, o assistente de Recursos Humanos se dedica a uma série de processos burocráticos que são necessários para que a empresa siga todas as normas e legislações trabalhistas e previdenciárias. Assim, o profissional realiza atividades como:

  • contratação e demissão de funcionários;
  • controle da folha de pagamento;
  • controle do banco de horas;
  • controle de licenças e afastamentos;
  • acompanhamento da folha de ponto;
  • avisos de férias;
  • gestão dos benefícios (vale alimentação, vale refeição, cesta básica, plano de saúde, plano odontológico, entre outros).

Recrutamento e seleção

Se for trabalhar nessa área de atuação, o assistente de RH tem a função de encontrar talentos para preencher as vagas da empresa. Para isso, é preciso definir quais são os pré-requisitos de cada cargo, divulgar as vagas, fazer a triagem dos currículos e entrevistar os candidatos.

Essas atividades são muito importantes porque encontrar os profissionais certos ajuda a atender às necessidades da empresa, além de reduzir gastos com contratação e demissão. Desse jeito, a organização consegue formar uma equipe sólida e alinhada aos mesmos objetivos.

Treinamento e desenvolvimento

Essa área é voltada para a capacitação constante dos funcionários. O trabalho do assistente de Recursos Humanos nesse ramo começa logo após a seleção dos colaboradores, pois eles precisam de treinamento para se adaptarem aos cargos.

A função do RH é criar programas de treinamento para que os funcionários se mantenham atualizados, desenvolvam novas habilidades, aprendam a utilizar as ferramentas de trabalho e tenham um desempenho cada vez melhor. Todo o processo leva em conta o perfil de cada um, bem como a cultura da empresa e os seus objetivos no mercado.

Qual é o perfil ideal de um assistente de RH?

Agora que você já sabe o que faz o assistente de Recursos Humanos, é interessante conhecer também quais são as características e habilidades que esse profissional deve reunir para exercer suas atividades com sucesso.

Organização

Quem trabalha no RH precisa lidar diariamente com muita documentação, tanto impressa quanto digital, além de números e prazos. Por isso, o ideal é que seja uma pessoa organizada, capaz de manter todas as informações em ordem e em segurança, já que elas incluem dados sensíveis dos colaboradores e da empresa.

Boa comunicação

Não é à toa que esse setor se chama Recursos Humanos. O profissional que trabalha nessa área mantém contato direto com os demais funcionários, muitas vezes fazendo a ponte entre eles e os executivos. Desse modo, é importante que saiba estabelecer um diálogo com os colaboradores, ouvindo suas demandas e gerenciando conflitos.

Visão estratégica

O que faz o assistente de Recursos Humanos ser tão essencial para a empresa é a sua capacidade de enxergar tanto as necessidades da organização quanto dos colaboradores. Isso permite traçar estratégias para melhorar a produtividade, reduzir a rotatividade de funcionários e alcançar resultados mais satisfatórios.

Quanto ganha o assistente de RH?

No mercado de trabalho, a média salarial de um assistente de Recursos Humanos é de pouco mais de R$ 1.900,00. Em geral, contudo, os salários para quem trabalha em RH variam de acordo com o cargo e também o porte da empresa.

Um analista de RH, por exemplo, recebe em média quase R$ 3.000,00. Logo, é possível acessar remunerações mais altas conforme você for ganhando experiência e crescendo na profissão.

Qual é a faculdade para ser assistente de RH?

Se você tem interesse em atuar no departamento de Recursos Humanos, o ideal é que faça um curso como o de Gestão de RH, que é uma graduação tecnológica com duração de apenas 2 anos. Trata-se de uma faculdade rápida, com bastante foco na parte prática da profissão, que vai capacitar você para ingressar no mercado de trabalho.

Vale lembrar, no entanto, que quem se forma em Administração também pode ser um assistente de RH, já que essa é uma das áreas de atuação para quem faz esse curso. Assim, você tem algumas opções de faculdades para escolher caso realmente opte por essa carreira.

Depois de saber o que faz o assistente de Recursos Humanos e qual é a formação necessária para exercer a profissão, é só você decidir se quer mesmo seguir essa carreira e escolher onde vai estudar. Lembre-se de dar preferência a uma boa instituição de ensino e se dedique para conquistar o diploma que vai abrir portas para você no mercado de trabalho.

Então, gostou de saber como atua um assistente de RH? Leia também o nosso conteúdo que traz as características das melhores faculdades EAD (Educação a Distância) e saiba como escolher uma boa instituição de ensino para estudar!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.