Connect with us

Inicie Sua Carreira

Gestão Pública ou Recursos Humanos: saiba qual área escolher!

Gestão pública ou recursos humanos

Ter metas profissionais preestabelecidas e conhecer muito bem as diferentes áreas de atuação é fundamental para escolher uma boa opção de curso superior. A dúvida entre Gestão Pública ou Recursos Humanos, por exemplo, é bastante comum para quem sonha em trabalhar a favor da coletividade e em um mercado que traz retorno financeiro, bem como estabilidade.

Embora as duas carreiras sejam parecidas, existem algumas diferenças que devem ser consideradas para você escolher o setor que tem tudo a ver com seu perfil e com as suas expectativas em torno da profissão. Neste post, explicaremos tudo sobre essas carreiras promissoras. Continue a leitura e tome uma decisão inteligente!

Quais são os benefícios de cursar Gestão Pública?

Um curso rápido, com diversas possibilidades de atuação, boas médias salariais e mercado bastante aquecido. Essas vantagens fazem da Gestão Pública uma excelente escolha para quem pretende conquistar o diploma e já partir para o exercício da profissão. A grade curricular mescla conhecimentos teóricos e empíricos para que o aluno se sinta totalmente capacitado a exercer o cargo de gestor mesmo sendo recém-formado.

Vamos às principais vantagens dessa graduação.

Flexibilidade de atuação

O profissional formado em Gestão Pública trabalha com planejamento e execução de projetos das mais diversas áreas da esfera estadual, municipal e federal. Por isso, o campo de atuação é enorme, sobretudo onde os serviços púbicos são mais requisitados, como no Distrito Federal.

No entanto, um gestor público também pode atuar na área privada, assumindo a função de consultor terceirizado, por exemplo. Algumas das possibilidades mais promissoras de carreira incluem o trabalho em assessorias políticas, empresas de desenvolvimento de projetos, instituições de ensino e centros de pesquisa.

Mercado financeiramente atrativo

As médias salariais são bastante atrativas na Gestão Pública, sobretudo para os profissionais que assumem cargos em âmbito federal. Os planos de carreira no setor público são seguidos a rigor, de modo que o funcionário assume o cargo já sabendo quais serão as promoções e perspectivas salariais ao longo da experiência na função. Para quem prioriza a estabilidade financeira, esse é o cenário dos sonhos!

Curso de curta duração

Outro benefício indiscutível da carreira em Gestão Pública é que se trata de um curso de curta duração, que geralmente é concluído em dois anos e que pode ser realizado na modalidade EAD, trazendo mais flexibilidade para a rotina. Outro diferencial é que, além de agilizar a obtenção do diploma, o profissional sai da graduação apto a enfrentar o mercado, visto que o conteúdo programático do curso tende a priorizar mais a prática do que a teoria.

Quais são os benefícios de cursar Recursos Humanos?

Se você está no dilema de escolher entre o curso de Gestão Pública ou Recursos Humanos, aqui vai uma diferença básica: a graduação em RH exige um perfil ainda mais empático e interpretativo.

Afinal, o profissional do ramo precisa ter habilidades específicas para identificar certos comportamentos e influenciar mudanças positivas, que visem o crescimento constante das instituições.

Confira as principais vantagens do curso a seguir:

Demanda crescente no mercado

Diferentemente do que acontece na maioria das profissões, a área de Recursos Humanos é uma das poucas que não é afetada em momentos de crise ou instabilidade econômica. Isso acontece porque a demanda nesse mercado é constante, já que toda empresa precisa de um bom departamento de RH para treinar sua mão de obra e ajustar a estrutura organizacional.

Portanto, as chances de você conseguir uma boa posição no mercado logo após se formar são enormes, até mesmo nas empresas maiores e mais conceituadas, nas quais a demanda por esses profissionais é ainda mais ampla. Afinal, quanto maior o porte da empresa, mais numeroso e diversificado costuma ser o departamento de Recursos Humanos.

Ótimo salário inicial

Assim como na Gestão Pública, as perspectivas salariais são ótimas mesmo para quem está em início de carreira. É claro que profissionais mais experientes tendem a ter os maiores salários. Mas, se você estiver trabalhando em uma empresa íntegra, seu plano de carreira também estará preservado, o que garante bons upgrades na sua jornada.

Possibilidade de fazer concurso

A oferta de concursos públicos normalmente é mais comum na área da Gestão Pública do que nos Recursos Humanos. De qualquer forma, se você pretende seguir carreira pública, encontrará sim boas opções com a formação em RH.

Um diferencial é que, como a grade curricular dessa graduação é mais abrangente, as chances de você se dar bem nos concursos podem ser maiores. Para se ter uma ideia, um bom curso de RH abrange desde disciplinas clássicas da Psicologia, da Administração e do Direito Trabalhista até Matemática Financeira e Estatística.

Gestão Pública ou Recursos Humanos: qual dessas graduações combina mais com você?

Lendo até aqui, você com certeza já percebeu que, embora sejam graduações parecidas, os cursos de Gestão Pública e Recursos Humanos dialogam com perfis diferentes de profissionais. O primeiro tende a ser mais amplo no sentido da manutenção da ordem pública em todas as esferas sociais.

O segundo tende a ser mais restrito a empresas privadas que lidam com os mais diversos tipos de público — sejam eles colaboradores da instituição, sejam eles a própria clientela em questão. Portanto, uma boa dica para quem está na dúvida entre Gestão Pública ou Recursos Humanos é fazer uma autoanálise para conhecer melhor seu perfil de trabalho.

Os testes vocacionais também podem ser ótimos caminhos nesse sentido. Porém, mais importante do que isso é você se certificar de que está contando com uma instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) antes de realizar sua matrícula.

Além de garantir um diploma valorizado, estudar em uma instituição de renome eleva o seu currículo a um patamar mais consistente e competitivo. Afinal, nós sabemos que a universidade em que um profissional se formou pode ser determinante para que ele seja selecionado em um processo seletivo de grande concorrência.

Portanto, assuma esse compromisso com você mesmo e busque por uma formação de qualidade. Nós podemos ajudar nessa missão! Conheça os cursos de Gestão Pública e Recursos Humanos da Unyleya e invista na melhor experiência EAD do Brasil!

4.2/5 - (10 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD