Connect with us

Inicie Sua Carreira

Entenda as características das melhores faculdades EAD

melhores faculdades ead

A Educação a Distância (EAD) tem atraído cada vez mais estudantes em todo o Brasil. Como bem demonstra o Censo da Educação Superior, em 2019, mais de 43% dos ingressantes no ensino superior preferiram essa modalidade. Nesse cenário, vale a pena saber como identificar as melhores faculdades EAD para conquistar uma formação.

Afinal de contas, fazer um curso superior já deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. O diploma consegue elevar o currículo, fazendo com que o profissional se destaque em meio à concorrência e acesse oportunidades de trabalho muito melhores do que quem não tem esse diferencial.

Em vista disso, este post foi desenvolvido para que você possa conhecer as características das melhores faculdades EAD do mercado, entre outras informações sobre o tema, a fim de fazer uma boa escolha para ingressar no Ensino Superior. Acompanhe!

Quais são as vantagens de fazer uma faculdade EAD?

Como mencionamos, ter um curso superior no currículo é um importante diferencial para quem busca um bom espaço no mercado de trabalho. Graças à Educação a Distância, é possível conquistar uma formação mesmo sem frequentar uma faculdade presencialmente.

Isso porque a flexibilidade de horários é uma das principais vantagens da EAD. Você organiza a sua própria rotina de estudos e pode se dedicar aos conteúdos em qualquer lugar, da forma que for mais cômoda para o seu perfil.

Outra vantagem interessante é o custo reduzido, já que, em geral, as mensalidades dos cursos EAD são mais baratas do que nos presenciais. Além disso, não é preciso gastar tempo, nem dinheiro, com o deslocamento diário para a faculdade, alimentação no local e outras despesas relacionadas.

Como escolher uma boa faculdade EAD?

Para ter certeza de que vai estudar em uma das melhores faculdades EAD, tenha o cuidado de se informar sobre a reputação da instituição de ensino no mercado. Também é imprescindível saber como é a plataforma de ensino e quais são as metodologias adotadas nas aulas.

Não deixe de verificar, ainda, se tanto a instituição quanto o curso são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e se são bem avaliados pelo órgão. Essas informações podem ser facilmente verificadas por meio do Cadastro e-MEC, um sistema eletrônico que reúne dados oficiais de instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Quais são as características das melhores faculdades EAD?

Existem alguns fatores que são indispensáveis para que uma faculdade EAD seja considerada uma das melhores do mercado. A seguir, destacamos quais são eles. Confira!

Experiência em EAD

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, logo vai perceber que é bem fácil encontrar um grande número de instituições de ensino oferecendo cursos a distância. O problema é que nem todas elas têm a experiência adequada para garantir uma boa formação.

Essa é uma característica que diferencia bastante as melhores faculdades EAD. Uma instituição que atua há mais tempo na área já tem uma estrutura e um método de ensino consolidados, ao contrário das que acabaram de investir na Educação a Distância.

Corpo docente de qualidade

A capacitação do corpo docente é mais um fator capaz de colocar uma faculdade em um nível muito acima das concorrentes. Isso assegura a qualidade das aulas, que precisam estar de acordo tanto com as diretrizes do MEC quanto com as tendências do mercado.

Assim, é importante contar com professores EAD que são especialistas, mestres e doutores, além de terem experiência de mercado em suas áreas de atuação. Desse jeito, eles podem transmitir e ajudar a construir conhecimento para uma formação atualizada.

Plataforma de primeira

Na Educação a Distância, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) funciona como uma sala de aula. É lá que as aulas, atividades e materiais didáticos são disponibilizados. Também é por lá que você pode interagir com os professores, tirando dúvidas e debatendo os temas estudados.

Logo, uma boa plataforma é algo que não pode faltar nas melhores faculdades EAD. Ela precisa ser intuitiva, de fácil navegação, com uma tecnologia que garanta a segurança dos seus dados e não apresente travamentos durante o uso.

Métodos pedagógicos dinâmicos

Outra característica que diferencia uma boa instituição de ensino é o uso de métodos pedagógicos que vão além dos tradicionais. Especialmente na EAD, é fundamental adotar estratégias que estimulam o aprendizado e a proatividade dos alunos ao longo do curso.

Atividades interativas, gamificação e estudos de casos são alguns exemplos de metodologias que podem ser utilizadas. As melhores faculdades EAD se preocupam em oferecer a melhor experiência aos estudantes e, portanto, desenvolvem métodos exclusivamente voltados para atingir esse objetivo.

Qualidade igual à das instituições presenciais

Ainda há quem pense que, por permitir que os alunos estudem sem frequentar aulas presenciais, a Educação a Distância é inferior à outra modalidade de ensino. No entanto, o fato é que os cursos EAD só são aprovados pelo MEC depois de um processo de avaliação que verifica sua qualidade.

Uma boa graduação EAD consegue oferecer a mesma formação da sua equivalente presencial. Isso fica ainda mais evidente quando observamos que os diplomas de ambas as modalidades têm a mesma validade no mercado.

Como a Unyleya é pioneira em EAD?

Conforme mencionamos no início deste post, a Educação a Distância vem ganhando força nos últimos anos, com mais estudantes compreendendo seus benefícios e mais cursos sendo ofertados nesse formato. A Unyleya, contudo, já se dedica à EAD desde muito antes dessa tendência.

Com mais de 15 anos de experiência na área, a instituição é uma verdadeira pioneira em EAD. Por trabalhar exclusivamente com essa modalidade, a Unyleya é, também, uma grande especialista nas mais inovadoras e eficazes tecnologias educacionais, o que torna possível um Ensino Superior 100% digital.

Na Unyleya, você encontra todas as características essenciais das melhores faculdades EAD do mercado. Além disso, conta com um método de ensino exclusivo, desenvolvido ao longo de anos de trabalho árduo no setor, que otimiza ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Assim, você tem tudo para conquistar a formação que deseja o mais rápido possível.

Então, quer conhecer outros diferencias da Unyleya? Entre em contato com a gente e saiba tudo sobre os nossos cursos EAD!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD