Connect with us

Inicie Sua Carreira

Entenda o que é a atlética universitária e os motivos para participar

atlética universitária
Tempo de Leitura: 4 minutos

Muitas vezes, os exercícios físicos são negligenciados por conta dos compromissos do cotidiano, e isso se intensifica ainda mais ao fazer faculdade. Por isso, a atlética universitária é uma excelente opção para quem quer se exercitar e levar uma vida mais saudável.

Contudo, muitos estudantes desconhecem essa prática, tanto por falta de informação quanto por falta de incentivos, e perdem todos os benefícios que ela tem a oferecer durante a graduação.

Neste post, você vai descobrir o que é e como funciona a atlética universitária, além das inúmeras vantagens que essa atividade pode oferecer em sua vida pessoal e profissional. Continue a leitura e descubra!

O que é uma atlética universitária?

Trata-se de uma associação formada por alunos de um ou mais cursos de uma faculdade. Além disso, ela é executada de forma voluntária pelos estudantes, não sendo um setor oficial com profissionais da instituição trabalhando nele, por exemplo.

Em uma atlética, é preciso que cada um desenvolva a sua função ao encontro dos objetivos da organização. Em geral, a equipe conta com os seguintes cargos:

  • presidente;
  • vice-presidente;
  • tesoureiro;
  • secretário;
  • conselheiro (caso seja uma associação de grande porte);
  • diretor de marketing;
  • diretor de esportes;
  • diretor de eventos.

Vale lembrar que, para se associar a uma atlética universitária, é preciso ser um estudante regularmente matriculado na instituição de ensino.

As atividades da atlética universitária têm como objetivo aumentar a qualidade de vida do estudante por meio da promoção de jogos e campeonatos. Além disso, exerce outras funções também, tais como recepcionar alunos e organizar festas e eventos.

Quais são as vantagens de participar da atlética?

Existem inúmeras vantagens em fazer parte de uma associação de atlética universitária. Ao competir em alguma modalidade, o estudante obtém diversos benefícios para a saúde física e mental, tais como a melhora da capacidade cardiorrespiratória, da força muscular e o aumento da sensação de bem estar geral. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um deles.

Socialização

Um dos objetivos das atléticas universitárias é a integração dos calouros e a socialização dos alunos de diferentes cursos, turmas e períodos. Para cumprir esse objetivo com eficácia, além das práticas esportivas, essas organizações promovem eventos sociais, como festas, confraternizações, ações sociais e viagens.

Além disso, durante os campeonatos, é importante saber trabalhar em equipe ou até mesmo liderá-la para o sucesso do time. Essa experiência ajuda a desenvolver habilidades bastante valorizadas e procuradas pelo mercado de trabalho, como a gestão de pessoas.

Práticas esportivas

Ao fazer parte de uma atlética universitária, você irá movimentar o seu corpo e ser incentivado a sempre dar o seu melhor nos treinos e a superar desafios nos campeonatos. A consequência disso é o aumento da força e da resistência física, além da melhora da saúde psicológica.

Devido à grande variedade de esportes disponíveis, participar de uma atlética universitária auxilia o aluno na descoberta de novos hobbies e talentos. Confira a seguir as principais modalidades para representar a sua faculdade durante os campeonatos:

  • Futebol;
  • Handebol;
  • Basquete;
  • Vôlei;
  • Atletismo;
  • Natação;
  • Xadrez;
  • Música.

Rotina saudável

Com a prática de atividades físicas, ocorre a melhora de diversas funções do organismo, tais como o fortalecimento do sistema imunológico e cardiovascular, além de reduzir os níveis de ansiedade e estresse. Além do mais, para a melhora da saúde em geral, exercícios físicos são ainda mais eficientes quando combinados a uma alimentação saudável.

Atividades extracurriculares

Participar de atléticas universitárias durante a vida acadêmica pode trazer diversos benefícios para a formação pessoal e profissional. Além disso, esse é um diferencial importante no currículo e pode ser um ponto decisivo ao participar de processos seletivos para vagas de emprego.

Incentivo à caridade

Outra vantagem das atléticas universitárias é oferecer aos estudantes a realização de ações sociais que aproximem a faculdade da comunidade. Isso pode ser feito por meio de trabalhos voluntários, campanhas de arrecadação de itens ou alimentos básicos, doação de sangue, entre outros.

Como manter uma rotina saudável no EAD?

Em geral, quem faz uma faculdade presencial tem mais contato direto com os colegas, facilitando a criação de organizações como a atlética acadêmica. Entretanto, mesmo cursando uma faculdade a distância, é preciso praticar exercícios físicos e não negligenciar o cuidado com a saúde. Veja a seguir as principais formas de manter uma rotina saudável no EAD:

Participe da atlética

Ao participar de uma atlética universitária, você vai participar de gincanas e campeonatos. Nesses eventos, será cobrado do estudante esforço e dedicação para representar a faculdade diante de outros competidores. Essa dinâmica promove o crescimento pessoal e profissional, melhorando a capacidade do indivíduo de lidar com as adversidades da vida.

Faça exercícios

A prática constante de exercícios físicos é fundamental para uma boa saúde física e mental. Por isso, é excelente para quem está cursando uma faculdade, visto que ela ajuda a melhorar o desempenho nas provas e a nota no final do semestre.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem à noite é essencial para uma boa produtividade e disposição ao longo do dia. Além disso, é durante o sono que o nosso organismo produz hormônios importantes para o crescimento, a memória e o aprendizado.

Uma boa dica é dormir cedo para acordar cedo, visto que as primeiras horas da manhã são bastante significativas para a construção de uma rotina saudável e produtiva. Vale lembrar que essa dica não serve para todos, você deve sempre respeitar o seu ritmo e analisar em qual período se dá o seu melhor desempenho.

Pratique meditação

Com a constante agitação presente na vida das pessoas, é preciso tirar um tempo para relaxar e se desligar da rotina. Por isso , a prática da meditação ajuda a acalmar os nervos e recarregar as baterias, evitando problemas de saúde por decorrência de excesso de trabalho e estudos.

Em virtude da participação em uma atlética universitária, o estudante tem uma melhora na qualidade de vida. Por isso, ações como: participar de ações sociais, campeonatos e o fortalecimento de laços de relacionamento com os colegas, aumentam a sensação de bem estar, e consequentemente, a felicidade do estudante durante a vida acadêmica.

Gostou do conteúdo sobre atlética universitária? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam disso!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.