Connect with us

Guia de Carreiras

Guia do trote universitário para calouros

trote universitário

Depois de um longo tempo de preparação e várias horas de provas, o aluno finalmente encontrou seu nome na lista de aprovados e fez sua matrícula. Agora, o que vem pela frente? É claro que o trote universitário!

Para começar o curso superior com o pé direito, nada melhor do que uma boa recepção, não é mesmo? É essa a proposta do trote na faculdade. Por meio de atividades coletivas, é possível ter uma das primeiras experiências universitárias e conhecer diversas pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue neste post e entenda como funciona a tradição!

O que é o trote universitário?

O ingresso na universidade pode ser acompanhado de muito nervosismo e apreensão, e isso é totalmente comum. Afinal, o aluno está dando início a uma nova fase — e muita coisa na rotina pode mudar.

A experiência na faculdade é bastante diferente da que uma pessoa tem no ensino básico. Agora, é possível ter mais autonomia nos estudos, ao mesmo tempo em que a responsabilidade aumenta. Além disso, a dinâmica do curso pode mudar totalmente, principalmente ao apostar na educação a distância (EAD).

É por isso que quem está tendo o primeiro contato com o ensino superior pode sentir um nervosismo a mais com o que está por vir. Mas, e se puder contar com a ajuda de alunos veteranos? A experiência pode se tornar muito mais simples e positiva, não é mesmo?

É justamente para isso que serve o trote universitário. Essa é uma interação entre os alunos do curso e os ingressantes, respectivamente chamados de veteranos e calouros. Por meio de várias dinâmicas divertidas, é possível conhecer melhor a universidade e criar os primeiros vínculos no curso.

Nessa tradição, é muito comum que um veterano “adote” um calouro. Isto é, que um aluno que já passou por pelo menos um ano de curso ajude um ingressante nos mais diversos processos universitários. 

Como essa tradição funciona?

O trote universitário costuma ser acompanhado de brincadeiras, nas quais os veteranos fazem com que os calouros realizem algumas atividades propostas. A dinâmica vai depender do que foi decidido na instituição.

É durante o trote que os alunos que acabaram de ser aprovados no curso são pintados com tinta e sujos com farinha, ovos, entre outros materiais. Alguns, em especial os meninos, podem raspar a cabeça, como sinal de uma nova fase da vida. 

No entanto, vale ressaltar que nenhuma dessas dinâmicas é realizada sem o consentimento do aluno. No geral, o que ocorrem são atividades em conjunto que geram ótimas gargalhadas. Além disso, é comum que o trote acabe com uma festa de boas-vindas aos calouros.

De onde surgiu o trote universitário?

Ao que tudo indica, a ideia do trote universitário surgiu na Europa, com as primeiras universidades do continente. Nesse caso, eram realizadas pegadinhas e atitudes violentas que traziam desconforto e medo aos calouros.

A tradição veio para o Brasil ao mesmo tempo em que as primeiras universidades surgiram no País. Por muito tempo, as dinâmicas eram exageradas e não davam as devidas boas-vindas aos novos estudantes.

Quais são os trotes universitários positivos?

A boa notícia é que esse passado ficou para trás. Atualmente, as atividades não são humilhantes, muito menos violentas. O intuito é que todos se divirtam igualmente, promovendo um momento de união e integração.

Não é à toa que as instituições de ensino providenciam, de antemão, junto aos conselhos estudantis, que as atividades realizadas entre os alunos sejam seguras para todos. Desse modo, nenhum trote causa mais constrangimento ou desconforto para os calouros ou veteranos.

Inclusive, existem diversas atividades que geram um ótimo retorno para a sociedade e ajudam a iniciar essa nova jornada com o coração quente. Saiba mais sobre os trotes positivos!

Trote solidário

E se os alunos que estão ingressando na universidade se unissem para fazer uma boa ação? É justamente essa a proposta do trote solidário. Durante esse movimento, os veteranos propõem atividades que gerem retorno positivo às outras pessoas.

Por exemplo, é muito comum um mutirão de doação de sangue entre os calouros que estão aptos para fazer essa atividade. Outro tipo de dinâmica comum é a mobilização coletiva para a coleta de alimentos nos bairros próximos à instituição de ensino, com o objetivo de montar cestas básicas para as famílias carentes.

A reunião de grupos para visitar pessoas hospitalizadas ou idosos em casas de reabilitação também é bastante frequente. O mesmo vale para as campanhas de doação de roupas e demais atividades beneficentes.

Ações de integração

Como visto, o período de entrada na universidade pode gerar ansiedade para muitas pessoas. Então, que tal diminuir esse problema juntos? Alguns trotes propõem rodas de conversa para que os novos alunos possam se conhecer e desabafar um pouco sobre as experiências que os levaram até lá.

Há também momentos para tirar dúvidas, palestras sobre o funcionamento da universidade e, inclusive, festas, como ações de integração. Desse modo, é possível iniciar o processo de socialização no ambiente, fazer amigos e, até mesmo, criar o networking.

Gincanas

Alguns veteranos gostam de estimular o instinto de competição dos calouros. É assim que surgem as gincanas durante o trote universitário. Além de promoverem uma maior integração e noção de trabalho coletivo, elas ajudam a descontrair e aliviar o estresse do início do curso.

As atividades comuns nas gincanas são justamente aquelas que promovem o trabalho em equipe. Esportes, brincadeiras e testes são as mais frequentes, garantindo bastante diversão e risadas entre os alunos.

Algumas gincanas, inclusive, podem ter uma função solidária. Por exemplo, equipes que juntam o maior número de alimentos não perecíveis ou doações externas vencem e podem receber um prêmio.

Gostou de saber mais sobre o trote universitário? Como visto, esse tipo de dinâmica tem um passado bastante controverso, mas que atualmente foi convertido em atividades que geram ótimo retorno à sociedade e principalmente à recepção dos novos alunos de um curso.

Este post inspirou você a entrar na faculdade? Então, veja só como um bom planejamento financeiro pode ajudar a alcançar os seus maiores objetivos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD