Connect with us

Insights Confiáveis

Networking profissional: a importância de se preocupar com seus contatos

Vencer em um mercado tão competitivo, que vem se reinventando diante da revolução digital e das novas necessidades e comportamentos do consumidor, depende de uma série de estratégias. Nesse sentido, ter uma teia de contatos poderosa é um dos pilares para se manter em evidência e conseguir respeito e visibilidade.

Mas você sabe o real poder do networking profissional e como ele pode ser um trunfo na hora de alavancar objetivos e metas de crescimento na carreira? Então, fique conosco nesta leitura e veja a importância de ter contatos consistentes no ambiente profissional!

Afinal, o que é fazer networking profissional?

Como você deve saber, networking é “rede de contatos”. Recorrentemente, ouvimos esse termo no meio empresarial, sobretudo em reuniões de negócios e eventos, momentos em que é importante “mostrar a cara” e se tornar conhecido.

Porém, estabelecer um networking profissional que traga valor para você e sua empresa vai muito além de trocar cartões de visita, ter seguidores em redes sociais ou estar num grupo empresarial de WhatsApp.

Fazer contatos de maneira consistente significa fortalecer amizades com pessoas influentes do seu segmento, estreitar relações comerciais e realizar um intercâmbio de oportunidades que rendam resultados positivos, tanto para você quanto para sua própria rede de contatos.

Para tanto, tenha em mente que qualquer situação na qual exista a interação de pessoas do seu segmento de atuação pode ser uma excelente oportunidade para você expandir seu networking. Saiba que o empreendedor inteligente e com visão de futuro encara essa estratégia como o caminho para a sobrevivência e o sucesso.

Por meio de uma rede consistente, você pode encontrar sólidas parcerias que o ajudem em diversas fases do negócio, desde um intercâmbio de serviços até projetos de grande envergadura, como lançamento de produtos e fusões de sociedades. E nada disso é possível sem ter estratégias bem estruturadas.

Como uma rede de contatos pode impulsionar a carreira e os negócios?

Feito da maneira correta, o networking profissional pode oferecer uma série de benefícios para você, com relação à sua influência profissional, e para a sua empresa.

Isso inclui troca de conhecimento e criação de valores entre os contatos, intercâmbio de recursos e ideias que possam impulsionar a carreira e os negócios de todos os envolvidos, a começar pelos seus.

Além disso, as pessoas que mais se destacam em suas áreas de atuação são aquelas que conseguem aliar uma especialidade à promoção de própria imagem nos meios corretos. Ou seja, comunicando-se e relacionando-se com públicos de interesse e pessoas influentes da área de atuação.

E isso pode acontecer de maneira natural, independentemente de sua personalidade, seja ela extrovertida ou introspectiva. Os relacionamentos interpessoais são essenciais para que você consiga um reposicionamento no mercado, alcance a respeitabilidade desejada e se torne definitivamente uma referência. Ter relacionamentos de valor é o que chamamos de capital social, algo substancial para novas oportunidades.

Veja 6 dicas para ativar essa rede!

Como dissemos, realizar o networking profissional exige estratégia. Por isso, separamos 6 dicas para que você tenha insights de como construir e manter sua rede de contatos. Confira a seguir!

1. Admita que o networking profissional é parte do trabalho

O primeiro passo é compreender que o networking profissional é tão importante quanto qualquer outra tarefa do seu cotidiano empresarial. Ao criar uma cultura pessoal em torno dessa questão, ele passa a ser uma atividade cotidiana que precisa ser desenvolvida com maestria e qualidade, como você estivesse lidando com seus clientes.

Estabelecer esse pensamento em si e em sua empresa muda completamente o grau de importância do networking. Este passa de uma “obrigação”, no sentido pejorativo, para um meio de impulsionar seu sucesso.

2. Construa relações genuínas

Ter uma rede de contatos consistente não significa que ela é composta por uma multidão desconhecida. Ao passo que você precisa ter muitos seguidores, a fim de se tornar um “guru” na especialidade que você domina, seu networking profissional é, digamos, muito mais íntimo.

Não há um jogo de números exato, mas são aquelas 20, 30 ou 50 pessoas que realmente fazem a diferença e realmente dão importância para você. Elas o conhecem, sabem seus hábitos e confiam em você. São essas pessoas que importam, em primeiro lugar.

Por isso, as relações genuínas são baseadas na reciprocidade do relacionamento, em que os objetivos são mutuamente partilhados. E, inevitavelmente, com o tempo é possível que essa relação profissional acabe se tornando uma amizade duradoura.

3. Ofereça ajuda à sua rede

O lema aqui é oferecer valor em troca de valor. Contudo, não se trata de algum tipo de “escambo” ou comércio. Numa rede de contatos genuína você deve ter interesse em saber sobre os projetos das outras pessoas e oferecer ajuda ao que for necessário.

Ainda que você não domine determinado assunto, pode indicar profissionais que possam contribuir para o sucesso do outro. Tenha sempre em mente que o networking profissional é uma via de mão dupla.

Da mesma forma, não é nada constrangedor pedir algum tipo de ajuda ou consultoria, quando for necessário. Afinal de contas, algumas relações profissionais sólidas começam com a prestação de um serviço de qualidade. Lembre-se de que qualquer forma de gerar valor para o outro também resulta em valor para você.

4. Determine objetivos claros para cada contato

Para não cometer erros de estratégia no desenvolvimento de seu networking profissional, é importante ter objetivos bem definidos para cada contato. Isso vale tanto para novos contatos que você deseja para sua lista quanto para a ativação de nomes antigos.

Ao estabelecer um objetivo, as chances de você encontrar benefícios para sua carreira são superiores. Do contrário, você pode soar oportunista (no mau sentido) e prejudicar sua imagem, além de “queimar” um contato importante.

5. Desenvolva presença consistente nas redes sociais

Lembra do que dissemos que falar para multidões é importante para se tornar conhecido? Isso também pode ser usado como estratégia para ampliar seu networking profissional.

As redes sociais promovem interações o tempo todo, por meio de comentários e compartilhamentos daquilo que você produz. Com a era digital, elas se tornaram importante canal de relacionamento e meio de divulgação de conteúdo produzido por você.

Algumas redes sociais, como o LinkedIn, propiciam espaço para você produzir artigos e mostrá-los para sua rede de contatos. Além disso, você pode vincular seu site ou blog às suas redes sociais e ampliar a divulgação, como é o caso do Facebook e Instagram.

Ao marcar presença nas redes sociais, você passa a ser lembrado e torna-se interessante para outras pessoas. A tendência é que você também passe a ser um contato importante para outros profissionais.

6. Tenha uma agenda de eventos

Além do meio virtual, o mundo real sempre será um excelente ponto de contato para você. Para isso, esteja atento aos principais eventos nacionais e internacionais de sua área de atuação e programe sua participação.

Ser visto nesses eventos com certa frequência é importante para que você se torne figura conhecida e estreite os laços com outros profissionais. Para não comprometer sua agenda, veja dentre esses eventos quais são os principais encontros que podem gerar oportunidades.

Preferencialmente, estimule que outros colegas participem dessas atividades com você. Afinal, ao conciliar as agendas você poderá ser visto num grupo que o levará a se tornar conhecido de outros profissionais.

O mais importante na criação do networking profissional é pautá-lo pela ética e valores. Isso porque, a cada contato, você propaga não apenas sua imagem como também a de sua empresa. Por esse motivo, cada ação de relacionamento deve ser pensada com cautela e num posicionamento que favoreça todas as partes. Portanto, as relações interpessoais devem estar em primeiro plano e ser fomentadas de uma perspectiva duradoura.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e discuta sobre a importância do networking profissional para a carreira!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD