Connect with us

Inicie Sua Carreira

Você sabe como funciona o parcelamento da faculdade?

parcelamento da faculdade

O valor da mensalidade é o que está impedindo você de seguir o sonho de obter seu diploma? Então, saiba que o parcelamento da faculdade é uma alternativa que pode ajudar muito a persistir em busca dos seus objetivos.

Fazer um curso superior pode demandar um alto investimento, dependendo da graduação escolhida, que nem sempre é viável. No entanto, isso não impede você de começar uma faculdade. Para isso, é necessário encontrar alternativas que permitam continuar os seus estudos.

É por isso que, neste post, queremos falar mais sobre o parcelamento da faculdade e como essa opção pode ser uma boa ideia para você. Tem interesse em entender melhor o assunto? Então, acompanhe para saber mais!

O que é e como funciona o parcelamento da faculdade?

Às vezes, um estudante fez a matrícula e, durante o período da faculdade, começou a enfrentar dificuldades financeiras que o deixaram sem saída para continuar pagando a mensalidade em dia. Em outras situações, o aluno não tinha como arcar com os custos desde o início do curso, mas não queria desistir do sonho de ter um diploma.

Em todos esses casos, o parcelamento da faculdade se mostra como uma saída viável, que ajuda a arcar temporariamente com os gastos envolvidos com os estudos no Ensino Superior.

Basicamente, essa alternativa é parecida com um empréstimo. Alguns programas oferecidos pela própria instituição de ensino, ou por parceiros, oferecem o parcelamento do valor da faculdade como uma chance de o aluno fazer o curso pagando apenas uma parte da mensalidade.

Desse modo, somente após a conclusão do Ensino Superior, quando costuma ter mais oportunidades de conseguir um emprego bem remunerado, o estudante começa a realizar o pagamento das parcelas de todo o valor que foi adiado.

Na prática, o parcelamento se assemelha em vários pontos com o financiamento estudantil. No entanto, embora ambos permitam que o aluno conclua o pagamento dos estudos quando tiver mais estabilidade financeira, existem várias diferenças entre esses dois recursos.

Os critérios para fazer o parcelamento da faculdade variam de acordo com a instituição de ensino. No geral, costumam ser solicitados:

  • documentos de identidade;
  • comprovante de renda, como holerite, extratos bancários e demais;
  • comprovante de endereço;
  • score de crédito;
  • atestado de matrícula ou histórico escolar da faculdade.

Como se diferencia do financiamento estudantil?

O financiamento estudantil, seja o Novo FIES, que é uma iniciativa do Ministério da Educação, ou outros promovidos por organizações privadas, tem como objetivo arcar com os custos dos estudos do aluno por praticamente toda a faculdade.

Nesse caso, o estudante também começaria a fazer o pagamento integral do valor do curso após a sua formação. Contudo, durante o período da faculdade, é necessário contribuir com um determinado valor correspondente às taxas de juros, com exceção dos alunos que conseguem desconto no Novo FIES.

Inclusive, uma das principais diferenças entre o financiamento estudantil e o parcelamento da faculdade é justamente a taxa de juros. No segundo caso, os adicionais cobrados por parcela costumam ser bem menores, até mesmo que o do Novo FIES, que é de 3,4% ao ano.

Outro ponto que distingue esses dois recursos estudantis é o momento em que o aluno pode solicitar esse benefício. Alguns tipos de financiamento estudantil só aceitam inscrições do início do curso. Sendo assim, estudantes já matriculados podem enfrentar mais desafios para conseguir um programa, enquanto a opção de parcelamento costuma estar aberta para qualquer momento da graduação.

Quais são as vantagens do parcelamento?

Ter a oportunidade de estudar sem se preocupar com problemas externos é uma das principais vantagens de optar pelo parcelamento da faculdade. Assim, é possível ter um melhor rendimento na faculdade e aproveitar muito mais o curso para adquirir habilidades e conhecimentos valiosos.

Outra das maiores vantagens do parcelamento, principalmente com relação às outras alternativas, é a facilidade de conseguir esse benefício. O processo é muito mais rápido, assim como os critérios são poucos, o que garante que o aluno consiga esse recurso de forma prática. Além da experiência positiva com a graduação e da praticidade de obter o parcelamento da faculdade, é possível ter um bom custo-benefício.

Quando vale a pena optar pelo parcelamento?

Optar pelo parcelamento da faculdade pode ser vantajoso em vários casos, não é mesmo? No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de tomar essa decisão, tendo em vista que é um novo compromisso que o estudante terá com a instituição de ensino.

É por isso que o parcelamento é indicado para os alunos que estão enfrentando dificuldades financeiras ou quando o valor da mensalidade do curso é muito alto para a renda. Por esse motivo, as finanças atuais são o primeiro critério que deve ser observado antes de solicitar esse recurso.

Outro ponto de grande importância é o plano de carreira. Considerar se a profissão que você está seguindo tem uma rápida inserção no mercado e qual é a faixa salarial também é fundamental para saber se é possível manter o pagamento depois de se formar. Por isso, pesquisar sobre a empregabilidade da sua área de atuação é indispensável.

Quais cuidados tomar?

Parcelar a mensalidade da faculdade envolve também alguns cuidados. O primeiro é o comprometimento de quitar a dívida assim que se iniciar o prazo de pagamento. Dessa forma, você evita maiores dores de cabeça e mantém o seu nome limpo no mercado.

Também é interessante prestar atenção no valor da parcela. Durante o processo, você terá várias opções para realizar a divisão do preço total. Por isso, é importante ficar de olho para evitar fazer parcelamentos muito altos, comprometendo a sua renda futura.

Como visto, o parcelamento da faculdade é uma opção e tanto para quem precisa de um apoio para manter o pagamento da mensalidade. Contar com esse recurso vale muito a pena para continuar o curso e manter o foco na qualidade dos seus estudos.

Gostou de saber mais sobre o tema ou ficou com alguma dúvida em relação ao parcelamento da faculdade? Sinta-se à vontade para deixar um comentário logo abaixo com o seu questionamento ou sugestão!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD