Connect with us

Inicie Sua Carreira

Administração ou Marketing: qual das opções é a mais interessante?

administração ou marketing
Tempo de Leitura: 4 minutos

Administração ou Marketing: qual desses cursos mais combina com você? Muitas pessoas enfrentam esse dilema na hora de escolher a graduação, principalmente por serem carreiras que oferecem várias oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Para fazer a escolha que mais combina com os seus objetivos pessoais e profissionais, é preciso considerar os principais aspectos de cada curso. Além disso, é necessário levar em conta outros pontos importantes, como modalidade de ensino e instituição.

Neste post, vamos trazer as principais características dos cursos de Administração e Marketing para ajudar você a escolher a melhor opção. Acompanhe e veja como tomar essa decisão!

Quais são as disciplinas cursadas?

Primeiramente, é importante avaliar como é cada um dos cursos. Afinal, eles são a porta de entrada para uma carreira na área. Uma maneira de fazer essa análise é por meio da grade curricular das graduações.

A seguir, listamos as principais disciplinas cursadas na faculdade de Administração e na de Marketing!

Administração

O curso de Administração tem como objetivo orientar os alunos no desenvolvimento de habilidades profissionais fundamentais para a gestão de empresas e negócios, nos mais variados setores. Desse modo, abrange conteúdos relacionados a Finanças, Recursos Humanos, Logística, Empreendedorismo e, inclusive, Marketing.

Dentre as disciplinas comuns na grade de Administração, você pode esperar:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Estatística Básica;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Matemática Financeira;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Direito;
  • Gestão de Pessoas;
  • Logística;
  • Gestão de Projetos.

Marketing

Por outro lado, para trabalhar com Marketing, é necessário o desenvolvimento de habilidades como comunicação, estudo comportamental, análise de mercado, noções de gestão, entre outros.

É por isso que as principais disciplinas do curso de Marketing são:

  • Comunicação e Linguagem;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Posicionamento de Marca e Concorrência;
  • Estatística Básica;
  • Análise de Mercado;
  • Teoria Geral da Administração;
  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Marketing de Varejo.

Como é a atuação profissional em cada área?

Um dos pontos que mais atraem alunos para esses cursos é a possibilidade de trabalhar em diversas áreas depois de se formar. Inclusive, as graduações permitem atuar em nichos semelhantes, dependendo da especialização que o profissional escolheu.


Vamos explicar um pouco mais sobre as possibilidades. Confira!

Administração

Como visto, o curso de Administração passa por conteúdos nas mais variadas áreas do conhecimento, formando um profissional muito versátil. É isso que permite a atuação em diversos setores do mercado, aumentando as chances de obter uma boa oportunidade de emprego.

Veja quais são os nichos de atuação mais procurados na área de Administração!

Logística

A logística diz respeito ao controle de processos destinados ao transporte, distribuição e armazenamento de produtos. Isso envolve uma série de métodos de organização, sendo um setor fundamental para o segmento industrial e de comércio.

A relação da logística com o sucesso de uma organização também é muito relevante. É por isso que a demanda por profissionais com conhecimentos específicos na área aumentou. Dentro desse segmento, é possível trabalhar em empresas, ONGs, indústrias, hospitais e vários outros espaços.

Consultoria

Um administrador sai da faculdade com conhecimentos sólidos do mercado de trabalho e de estratégias importantes para manter um negócio competitivo. Essa noção teórica, muitas vezes, faz falta para algumas empresas no período de construção do plano de negócios.

É por isso que um profissional formado em Administração também costuma trabalhar com consultoria, oferecendo orientação e ideias adequadas para que uma ou mais empresas possam obter sucesso nas ações.

Administração estratégica

Estratégias eficientes são fundamentais para uma boa gestão. Durante o curso de Administração, o profissional tem contato com diversas teorias que colaboram para o desenvolvimento desse conhecimento, o que favorece a atuação direta nesse segmento do mercado.

Marketing

A graduação em Marketing também apresenta uma variedade de conteúdos que permitem um bom desenvolvimento no mercado e a construção de uma carreira sólida. Confira algumas áreas em que é possível seguir!

Pesquisa de mercado

Saber coletar e interpretar dados é importante para um profissional de Marketing, e não é à toa que esse conhecimento se torna conteúdo fundamental do curso. Com essa habilidade, é possível atuar com a pesquisa de mercado, encontrando os pontos fortes e fracos de cada negócio, de forma a permitir o lançamento de ideias bem-sucedidas.

Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das tendências do mercado e ganha cada vez mais força. Nesse caso, todas as teorias são implementadas no ambiente virtual, fazendo com que um negócio receba mais visibilidade por meio de práticas sustentáveis de empreendedorismo e engajamento.

Vendas

O setor de vendas também apresenta uma alta procura por profissionais do Marketing, justamente por conhecerem boas técnicas de relacionamento com o cliente e garantirem um maior nível de satisfação do público.

Quais são as diferenças entre Administração e Marketing?

É possível notar diversos pontos de convergência entre os cursos, não é mesmo? Mas o que será que tem de diferente entre a graduação em Administração e em Marketing? Descubra algumas características!

Abrangência

Como visto, enquanto o curso de Administração abrange diversas áreas, a de Marketing se volta para a construção de um bom posicionamento no mercado, sendo um pouco mais segmentada. No entanto, saiba que isso não impede que a segunda opção proporcione várias oportunidades de carreira.

Atividades

O dia a dia do profissional em Marketing e em Administração também pode mudar consideravelmente. Enquanto a primeira carreira atua em ambientes mais dinâmicos e com trabalho em equipe, na segunda opção, isso vai depender da área de especialização e do setor de atuação.

Quais são as semelhanças?

Não são apenas algumas matérias em comum que os cursos têm. As profissões têm várias semelhanças e ajudam no desenvolvimento de ótimas competências. Veja!

Planejamento

A noção de planejamento é fundamental tanto para quem trabalha com Marketing quanto para um administrador. É por isso que as disciplinas dos cursos ajudam tanto a desenvolver essa habilidade e a montar planos estratégicos.

Habilidade de negociação

Saber negociar também é essencial para os dois cursos. Isso tudo envolve uma boa comunicação, análise de mercado, além do estudo de técnicas de persuasão. Essas competências também são bem abordadas ao longo da graduação.

Capacidade de promover o engajamento

Promover o engajamento é uma das chaves para o sucesso de um empreendimento, e tanto o curso de Administração quanto o de Marketing dão essa noção, seja por meio das aulas teóricas ou com os estágios supervisionados.

Agora consegue saber se prefere Administração ou Marketing? Lembre-se de levar em consideração as características de cada curso para sentir mais confiança na hora de fazer a escolha. Além disso, aposte em uma instituição de ensino de qualidade para ter ainda mais segurança na formação e obter ótimas vantagens na carreira.

Conte com a Unyleya para o seu desenvolvimento profissional. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos cursos!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.