Connect with us

Inicie Sua Carreira

Saiba o que é a nota do MEC e como funciona!

nota do mec
Tempo de Leitura: 4 minutos

Saber escolher o curso superior é fundamental para conquistar uma formação de qualidade e dar início à carreira. Trata-se não só de encontrar uma profissão que desperte seu interesse, mas especialmente de selecionar a instituição onde você vai estudar. Nesse sentido, saber qual é a nota do MEC para o curso escolhido faz toda a diferença.

Mesmo assim, muitos estudantes não prestam atenção nesse dado, nem entendem o que ele significa. Consequentemente, correm o risco de perder a oportunidade de investir em uma graduação de excelência que poderia abrir portas no mercado de trabalho e contribuir para seu futuro profissional.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para ajudar você a entender o que é essa nota e como a avaliação funciona, além de indicar onde você pode encontrá-la. Confira!

O que é a nota do MEC?

Uma das diversas funções do Ministério da Educação é monitorar o quadro do sistema educacional brasileiro e identificar pontos que podem e devem ser melhorados. No Ensino Superior, isso é feito por meio do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o qual foi instituído em abril de 2004 pela Lei nº 10.861.

A avaliação realizada periodicamente com o Sinaes observa 3 elementos principais:

  • o desempenho dos estudantes;
  • os cursos;
  • as instituições de ensino.

A nota do MEC é, então, o resultado dessa avaliação. Ao final do processo, cursos e instituições de ensino recebem uma pontuação que pode variar de 1 a 5 e funciona como um indicador de qualidade. Notas iguais ou acima de 3 são consideradas, de modo geral, satisfatórias. Quando ficam entre 1 e 2, por outro lado, isso significa que muitas melhorias ainda precisam ser feitas.

Vale a pena ressaltar que esses aspectos são avaliados em todo o Ensino Superior brasileiro, ou seja, instituições públicas e privadas, que oferecem cursos tanto na modalidade presencial quanto na Educação a Distância (EAD). Dessa forma, o MEC consegue traçar o real panorama da educação de nível superior no país.

Qual é a importância dessa avaliação?

A nota do MEC é fundamental para que as instituições de ensino possam fazer os ajustes necessários para melhorar a qualidade da educação ofertada à comunidade. Também é utilizada nos processos de regulação que autorizam o credenciamento de instituições de Ensino Superior e o reconhecimento de cursos, além de contribuir para guiar a criação de políticas públicas no âmbito da educação.

Para os estudantes, a nota do MEC é uma grande aliada na hora de escolher uma faculdade. Diante de tantas instituições de ensino oferecendo os mesmos cursos de graduação, é só conferir a nota de cada e fazer um comparativo para descobrir quais são as melhores opções. Essa é uma forma confiável de encontrar cursos de qualidade.

Quais são os critérios utilizados?

Agora que você sabe o que é a nota do MEC e por que ela é tão importante, vamos falar um pouco sobre os critérios utilizados para essa avaliação. Acompanhe!

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

O Enade, como essa prova é mais conhecida, analisa as competências e conhecimentos dos estudantes de graduação. A finalidade é acompanhar o processo de aprendizagem e verificar se os alunos têm conseguido absorver o conteúdo programático e desenvolver habilidades ao longo do curso.

A prova se divide entre questões de formação geral e de conhecimento específico — 25% e 75% do total, respectivamente —, as quais também se dividem entre questões de múltipla escolha e discursivas. Assim, os estudantes aplicam seus conhecimentos em estudos de caso e situações-problema, além de demonstrar a capacidade de se expressar por meio da escrita.

Nem todos os universitários passam pela avaliação, apenas aqueles que estão no primeiro e no último ano do curso podem ser convocados. Contudo, é importante notar que essa participação é obrigatória. Alunos selecionados para o Enade que não comparecem e deixam de apresentar justificativa para a ausência não conseguem receber o diploma até que possam participar de uma nova edição da prova.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

O CPC é um indicador que leva em conta o desempenho dos estudantes no Enade, a infraestrutura de que o curso dispõe na instituição de ensino, o corpo docente e os recursos didático-pedagógicos. A partir desses dados, o curso recebe uma nota que pode variar de 1 a 5, sendo que a nota máxima demonstra a excelência.

Por se tratar de um indicador preliminar, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realiza visitas in loco para confirmar ou alterar a nota. Desse modo, cursos com nota 1 ou 2 precisam receber os avaliadores do Inep, enquanto graduações que receberam conceito igual ou maior que 3 podem dispensar a visita e consolidar o CPC como nota permanente.

Índice Geral de Cursos (IGC)

O IGC é o indicador pelo qual o MEC avalia cada instituição de ensino como um todo. Para isso, leva em conta a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu — mestrados e doutorados — e o total de alunos de todos esses cursos.

Assim como ocorre no CPC, as notas do IGC de uma instituição de Ensino Superior podem variar de 1 a 5. Notas iguais ou acima de 3 indicam a boa qualidade da instituição, enquanto notas 1 e 2 são insuficientes e levam a penalizações. Corre-se o risco, por exemplo, de que o MEC impeça a abertura de novos cursos enquanto o IGC não melhorar.

Para descobrir a nota do MEC da faculdade onde você pretende estudar, basta acessar a página do Cadastro e-MEC, uma base de dados que reúne essa e outras informações sobre os cursos e instituições de Ensino Superior do Brasil. Com uma pesquisa rápida, é possível saber quais são os indicadores de qualidade do curso que você tem em vista.

Portanto, não deixe de usar esse recurso na hora de escolher a sua graduação. Lembre-se de que quanto mais alta for a nota do MEC, melhor é toda a estrutura que a instituição de ensino tem a oferecer. Então, encontre um curso de excelência e dê início à jornada que vai fazer toda a diferença no seu futuro profissional.

Gostou de saber como funciona a nota do MEC? Siga as nossas páginas nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter — e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.