Connect with us

Inicie Sua Carreira

O que cai na prova de Inglês do Enem? Confira os principais temas

ingles enem

Estudar para o Enem costuma ser uma tarefa bem complicada, agora imagina só ter que estudar uma língua estrangeira para o Enem? Complicou ainda mais, não é? Normalmente, os conhecimentos em idioma estrangeiro só estão em 5 perguntas do total da prova, mas nem por isso são menos importantes.

Por isso, uma boa preparação e muita dedicação são fatores fundamentais para gabaritar o inglês no Enem. Ao escolher esse idioma na prova, é preciso entender muito bem como funciona o sistema avaliativo para alcançar uma ótima média.

Para ajudar a ir bem, preparamos um resumo com os principais conteúdos que caem na prova de inglês do Enem. Continue a leitura e confira!

Tempos verbais

Assim como na língua portuguesa, o inglês também tem vários tempos verbais, e saber identificar e diferenciar cada um é importante para ir bem na prova do Enem. Veja a seguir quais são eles!

Past tenses (Tempos do passado)

Past Simple (Passado Simples)

As ações começam e terminam no passado. Ex: I played.

Past Continuous (Passado contínuo)

Indicam ações que estavam ocorrendo no passado em um momento. Ex: In 2018 she was living in Canada.

Past Perfect (Passado perfeito)

Representa uma ação do passado que ocorreu antes de outra situação. Ex: Had you arrived before the end of the event?

Past Perfect Continuous (Passado perfeito contínuo)

É utilizado para enfatizar a duração de situações antigas. Ex: John had not been studying math for six days.

Present tenses (Tempos do presente)

Present Simple (Presente Simples)

Equivale ao presente do indicativo. Ex: She loves him.

Present Continuous (Presente contínuo)

Usado para falar o que está fazendo no momento. Ex: They are loving the book.

Present Perfect (Presente perfeito)

Utilizado para se referir a uma situação que iniciou no passado e ainda está ocorrendo. Ex: I have worked as a reporter for ten years.

Present Perfect Continuous (Presente perfeito contínuo)

Utilizado para falar de ações que iniciaram no passado, continuaram e terminaram há pouco tempo. Ex: They have been running for two hours.

Future tenses (Tempos do futuro)

Future Simple (Futuro simples)

Refere-se a uma ação que está para acontecer no futuro. Ex: Michael will work in China next year.

Future Continuous (Futuro contínuo)

Indica ações que vão acontecer em algum momento do futuro. Ex: I’ll be loving this summer.

Future Perfect (Futuro perfeito)

Indica ações que serão finalizadas no futuro. Ex: I will have lived in São Paulo.

Future Perfect Continuous (Futuro perfeito contínuo)

Usado para indicar uma ação iniciada no presente e que será completada no futuro. Ex: The couple will have been reforming their apartment this weekend.

Interpretação de textos

A maioria das questões do Enem são sobre interpretação de textos. Para ir bem nesse tipo de questão, é preciso entender o contexto e buscar por palavras-chave. Ler todos os dias notícias de jornal, por exemplo, é uma excelente forma de ir se familiarizando com a língua para entender frases e contextos com maior facilidade.

Afinal, o único jeito de acertar essas questões é praticando muito. Por isso, conseguir estudar inglês com desconto é uma vantagem muito grande e pode ser o diferencial de que você precisa.

É importante, também, cultivar o hábito da leitura, pois isso facilita bastante na compreensão. Veja, a seguir, um exemplo de questão do Enem de 2021 em que é necessário interpretar o texto para responder.

Becoming

Back in the ancestral homeland of Michelle Obama, black women were rarely granted the honorific Miss or Mrs., but were addressed by their first name, or simply as “gal” or “auntie” or worse. This so openly demeaned them that many black women, long after they had left the South, refused to answer if called by their first name. A mother and father in 1970s Texas named their newborn “Miss” so that white people would have no choice but to address their daughter by that title. Black women were meant for the field or the kitchen, or for use as they saw fit. They were, by definition, not ladies. The very idea of a black woman as first lady of the land, well, that would have been unthinkable.

Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 dez. 2018 (adaptado).

A crítica do livro de memórias de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, aborda a história das relações humanas na cidade natal da autora. Nesse contexto, o uso do vocábulo “unthinkable” ressalta que

A) a ascensão social era improvável.

B) a mudança de nome era impensável.

C) a origem do indivíduo era irrelevante.

D) o trabalho feminino era inimaginável.

E) o comportamento parental era irresponsável.

A resposta correta é a alternativa B.

Pronomes pessoais e possessivos

Pronomes são essenciais na construção de qualquer frase, tanto na fala, quanto na escrita. Por isso, é fundamental entender bem desse assunto para não ser pego de surpresa em alguma pegadinha do exame. Eles são divididos das formas que você verá a seguir.

Pronomes pessoais (personal pronouns)

Os pronomes pessoais são bastante usados para se referir a pessoas, lugares e objetos. São divididos em:

  • Pronomes de sujeito (subject pronouns): I, you, He, She, It, We, You, They.
  • Pronomes de objeto (object pronouns): Me, You, Him, Her, It, Us, You, Them.

Pronomes possessivos (possessive pronouns)

Já os pronomes possessivos acompanham e modificam os substantivos em sentido de posse. São eles: My, Your, His, Her, Its, Our, Your, They.

Gramáticas

Esse é um assunto muito importante, pois é como se fosse o manual do idioma, ou seja, um código de regras que devem ser respeitadas. Para exemplificar, trouxemos uma questão do vestibular da UPF de 2015:

In the sentence ‘The best way to recycle plastic bags is to stuff them all in a single bag, tie it up and bring them back to this store’, the expressions ‘them – it – them’ refer, respectively, to:

a) plastic bags / a single bag / plastic bags.

b) the best way / a single bag / plastic bags.

c) a single bag / plastic bags / a single bag.

d) this store / a single bag / plastic bags.

e) plastic bags / this store / plastic bags.

A resposta correta é a alternativa a.

Atualidades

As provas do Enem exigem que o aluno tenha um conhecimento e uma visão de mundo. No inglês, isso não seria diferente, pois, em muitas questões, apenas o conhecimento de notícias e acontecimentos recentes já trazem as respostas.

Agora que você já sabe tudo o que vai cair na prova de inglês do Enem, fica bem mais fácil estudar para gabaritar, não é mesmo? Vale ressaltar que você não precisa se tornar fluente em inglês para garantir uma boa nota.

Seguindo nossas dicas, com certeza você vai conseguir ir bem nesse exame e realizar o sonho de ingressar em uma faculdade. Já pensou em depois atuar como trainee em uma multinacional e usar inglês todos os dias?

E aí? O conteúdo desse post foi útil para você? Então, não perca tempo e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam disso!

3/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD