Connect with us

Carreiras na Graduação

Como se preparar para os desafios do mercado de trabalho?

desafios do mercado de trabalho

Vencer na vida, tendo uma carreira satisfatória: esse é um dos principais objetivos de grande parte das pessoas. Porém, se são tantos os que desejam essa conquista, por que ainda são poucos os que conseguem? A resposta está em como enfrentam os grandes desafios do mercado de trabalho.

A cada tempo, novas exigências surgem, e quem não se adapta a essas mudanças corre o risco de ficar cada vez mais distante do perfil profissional de que as empresas precisam.

Sendo assim, quais são esses desafios do mercado de trabalho? E como virar o jogo para se dar bem na carreira? 

Conversamos com Evandro Lepletier — coordenador de diversos cursos de MBA na Unyleya, além de sócio-gestor da empresa Promaximo Academy —, que nos ajudou a encontrar essas soluções. Acompanhe!

Quais são os principais desafios do mercado de trabalho?

Os desafios são diversos, mas listamos os dois principais a seguir:

Concorrência

Uma das principais dificuldades hoje é a concorrência. O mercado tem ficado rigoroso com a seleção de candidatos e as competências impostas a cada cargo. Isso levou muitas pessoas a se dedicarem a uma graduação. De 2009 a 2019, por exemplo, houve um crescimento de 378,9% só nos cursos superiores a distância.

Tecnologia

A tecnologia sempre foi — e ainda é — outro desafio. Décadas atrás, diversos profissionais sentiram o impacto, por exemplo, da transição da máquina de escrever para o computador. Aqueles que conseguiram se encaixar e, então, tiveram as melhores oportunidades, foram os que se atentaram a tal necessidade. Essas pessoas foram atrás de aprender novas habilidades, no lugar de se lamentar.

Para Evandro Lepletier, a questão da tecnologia é uma das principais adversidades dos candidatos: “Enquanto a Revolução Industrial demorou mais de 160 anos entre o seu surgimento e o declínio, a Revolução Cibernética corre a uma velocidade sem precedentes. Quando nasci, em 1963, ainda não existia a TV em cores. Agora, entro em 2021 me atualizando com conceitos como Robótica, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Cibersegurança, Chatbot e Blockchain”, exemplifica.

Como se preparar bem para o mercado de trabalho?

A tecnologia correndo a passos largos e com a grande concorrência, será que existe possibilidade de ainda superar os desafios do mercado de trabalho e ter a tão sonhada satisfação na profissão? Confira algumas ideias a seguir!

Invista no autodesenvolvimento

“A resposta é simples: você pode escolher ser líder e pagar o preço da atualização originária dessas novas tecnologias, ou continuar na sua zona de conforto e ser liderado por aqueles que se atualizam e por aqueles que já ‘nasceram atualizados’”, reflete Evandro.

Assim, é importante aceitar que as dificuldades existem e que o mercado não é mais como o de anos atrás. A partir disso, deve buscar maneiras de crescer e de se preparar melhor, de modo a facilitar a empregabilidade.

Na visão de Evandro, existem duas formas de fazer isso dar certo: por meio de uma faculdade e pela experiência do trabalho. “Vejo essa questão como uma tesoura de duas pontas: estudos e trabalho. Se eu perguntar qual delas é mais importante, a resposta será: uma não funciona sem a outra.” 

“Trabalhei em empresas que me trouxeram ótimo conhecimento empírico, que depois foi complementado pela acuracidade e teorias que busquei na faculdade. Também já experimentei o inverso: levei conhecimentos acadêmicos para consultorias em gestão, de forma que houve destaque na cientificidade daquilo que estávamos nos propondo a implantar nos clientes”, explica.

Desenvolva soft skills

Além disso, hoje, fala-se muito das soft skills, competências comportamentais que fazem a diferença no desempenho. Resiliência, empatia, inteligência emocional, boa comunicação e criatividade são exemplos de qualidades profissionais gerais. Por isso, é fundamental buscar o desenvolvimento nesse sentido.

Planeje sua carreira

O coordenador de cursos na Unyleya também ressalta a importância de um planejamento, já que ter foco ajuda a atingir objetivos. “Não adianta querer tudo de uma vez. Um planejamento de carreira ajuda bastante na seleção da trilha de aprendizagem. Descobrir seus pontos fortes, de interesse e aptidões pode facilitar isso, dando mais vantagem competitiva.”

Conquiste um diferencial

Por fim, é importante tentar o que a maioria não faz e se dedicar mais que os colegas. “Fazer o comum não gera vantagem competitiva. Um profissional de destaque precisa ir além: buscar especialização e certificações na área”, completa Evandro.

Como a escolha da graduação influencia na sua preparação para o mercado de trabalho?

Décadas atrás, havia uma crença popular de que determinados cursos eram propensos a dar mais dinheiro, enquanto outros limitavam os ganhos financeiros. Será que hoje ainda é assim? Para Evandro, preparar-se aos desafios do mercado de trabalho tem mais a ver com o investimento em si.

A graduação é apenas o começo

“Existe uma relação entre graduação e aptidão ao mercado de trabalho. Porém, hoje é necessário mais do que isso. Já houve um tempo em que um diploma de nível superior era o suficiente, no entanto, com o aumento do percentual de brasileiros formados, o mercado ficou mais exigente. Mas, claro, a graduação é o primeiro passo.”

Uma pós-graduação é fundamental

A pós-graduação também é necessária, mas, para fazer a escolha certa, é importante analisar o que cada carreira pede. “Existem áreas nas quais o aprofundamento com pesquisa acadêmica se torna um requisito, então o Mestrado e o Doutorado são o passaporte. Em outras, as especializações e o MBA são bons caminhos. Além disso, as certificações, como já citei, complementam essa formação”, considera Evandro.

O networking é o caminho

Também vale a pena ter em mente que não dá mais para se contentar com uma formação teórica e esperar as chances caírem do céu. Além de continuar investindo em si, é importante construir um networking e se mostrar aberto a diferentes oportunidades.

“O importante é despertar um desejo de se pagar o preço de terminar aquilo que começa. Há uma expressão americana que diz ‘there is no free lunch’, ou seja, ‘não há almoço gratuito’. Quem quer a vitória precisa pagar o preço”, aconselha Evandro.

Enfim, lidamos com diversos desafios do mercado de trabalho. No entanto, isso não significa que alcançar o sucesso é impossível. O segredo é conquistar, no mínimo, o básico, que é a graduação, como sugeriu Evandro. Depois, traçar o caminho para atingir o diferencial dentro de cada área.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e acompanhe mais artigos para o seu desenvolvimento profissional!

4.7/5 - (4 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD