Connect with us

Carreiras na Graduação

Curso Ciência da Computação ou Engenharia da Computação? Veja como escolher!

Ciencia da Computação ou Engenharia da Computação

Ciência da Computação ou Engenharia da Computação? Essa é uma dúvida que muitos alunos com afinidade com a área da tecnologia têm na hora de escolher o curso superior. Apesar de ambas as graduações terem pontos em comum, existem também várias diferenças entre elas.

De qualquer maneira, os dois cursos são voltados para quem deseja ter conhecimento sobre a área da Computação e aprender mais conteúdos de Exatas, como Matemática. Desse modo, como escolher a graduação ideal?

Neste post, vamos explicar qual é o foco dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação para que você consiga identificar qual dos dois é mais a sua cara. Acompanhe!

Como funciona o curso de Engenharia da Computação?

Começando pelo curso de Engenharia da Computação. O conteúdo ensinado nessa graduação direciona o aluno para entender mais sobre os sistemas envolvidos nas máquinas, principalmente no que diz respeito à parte elétrica e eletrônica.

Esse é o curso ideal para quem quer saber o que tem por trás de cada equipamento que compõe um computador, como placas, circuitos, processador e acessórios. Basicamente, é a graduação voltada para a construção de equipamentos computacionais, mesclando conhecimentos da Robótica, Tecnologia da Informação, Programação e Física. 

Além disso, assim como todas as Engenharias, existem algumas disciplinas comuns nesse tipo de curso, como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Desenho Técnico e Física Mecânica. 

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Computação a seguir!

Carga horária

Cursos de Engenharia costumam ser de tipo bacharelado e ter uma duração um pouco mais longa. Desse modo, para se formar nessa graduação, serão necessárias, pelo menos, 3.200 horas de estudo, aproximadamente 5 anos (10 semestres) no período integral.

Disciplinas

Além das disciplinas citadas, durante o curso de Engenharia da Computação, são vistas as matérias de:

  • Circuitos Elétricos;
  • Eletricidade;
  • Eletrônica;
  • Sistemas Digitais;
  • Sistemas de Controle;
  • Eletromagnetismo;
  • Automação;
  • Processamento Digital de Sinais;
  • entre muitas outras.

Mercado de trabalho

O mercado de tecnologia é muito amplo e recebe profissionais das mais variadas formações, inclusive Engenharia da Computação. Como os dispositivos eletrônicos fazem cada vez mais parte do dia a dia da sociedade, essa é uma área de grande crescimento e na qual vale muito a pena investir.

Existem diversos setores em alta em que um engenheiro da computação pode trabalhar. Contudo, os segmentos da telecomunicação, finanças, informática e automobilística são os que mais oferecem vantagens para profissionais que entendem da produção de computadores e máquinas. É possível atuar também com consultoria e criar o próprio negócio.

Como é o curso de Ciência da Computação?

Já o curso de Ciência da Computação é voltado para o desenvolvimento de programas. Para isso, são aplicadas diversas teorias da computação a fim de compreender melhor a construção de sistemas por meio das diversas linguagens de programação e de medidas de segurança de dados.

Essa é uma formação muito indicada para quem gosta de resolver problemas e encontrar soluções mais práticas ao dia a dia utilizando modelos computacionais e matemáticos. Além disso, pessoas que gostariam de desenvolver jogos e aplicativos podem se identificar facilmente com essa profissão.

Abaixo, confira mais detalhes sobre o bacharelado de Ciência da Computação!

Carga horária

A carga horária mínima do curso de Ciência da Computação também é de 3.200 horas, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 5 de 2016 do Ministério da Educação (MEC). Contudo, no período integral, é possível concluí-lo em 4 anos (8 semestres). Já quando o curso é feito em apenas um turno, seja matutino, seja noturno, serão necessários 10 semestres (5 anos) para a conclusão.

Disciplinas

Alguns dos conteúdos vistos nas disciplinas tradicionais do curso de Ciência da Computação são:

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais graduados em Ciência da Computação também é repleto de oportunidades. Além do setor industrial, é muito comum encontrar vagas de emprego em organizações dos mais variados portes. Inclusive, é possível também seguir carreira autônoma, absorvendo as demandas da área que as empresas preferiram terceirizar.

Outra possibilidade é atuar com pesquisa científica, continuando os estudos com mestrado e doutorado. Nesse caso, é possível trabalhar não apenas nas universidades, como em organizações privadas.

Quais são as semelhanças e as diferenças entre essas carreiras?

As principais semelhanças entre ambas as carreiras é que o objeto de estudo são os computadores. Com os conhecimentos obtidos nesses cursos, é possível criar inovações tecnológicas e desenvolver soluções aplicáveis em diversas áreas da sociedade.

No entanto, a principal diferença entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação é que a primeira foca o software, a parte lógica e virtual. Já a segunda o hardware, a estrutura externa e física do computador. 

Como definir qual dos dois cursos fazer?

Para escolher entre Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, primeiramente, é importante saber quais são os seus interesses. Se você se vê criando programas e aplicativos utilizados por diversas pessoas, o primeiro curso é mais indicado.

Já se você gosta de saber mais sobre as estruturas que fazem com que um computador funcione, como a parte de hardware, então, a graduação mais indicada é a Engenharia da Computação.

Independentemente da escolha, é preciso saber que a dedicação aos estudos é fundamental para se sair bem na profissão. Conteúdos complexos, como Cálculo e Programação, são muito abordados. Portanto, é preciso trabalhar o raciocínio lógico e a criatividade para se dar bem na área da tecnologia.

Além disso, fazer uma pós-graduação é uma ótima ideia para se aprofundar em determinadas áreas da tecnologia e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Desse modo, qualquer que seja a sua preferência de curso, é importante continuar estudando e se atualizando.

Agora você já consegue responder se prefere Ciência da Computação ou Engenharia da Computação? Ambas são escolhas promissoras e podem levar você ao sucesso profissional. No entanto, lembre-se de procurar uma instituição de qualidade para fazer qualquer um desses cursos. Dessa forma, você garante um bom desenvolvimento de carreira e consegue entrar no mercado de trabalho com mais facilidade.

Gostou de conhecer mais sobre essas possibilidades de carreira? Então, entre em contato conosco e saiba como dar início à sua graduação quanto antes!

3/5 - (4 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD