Connect with us

Carreiras na Pós

Desenvolvimento de jogos digitais: saiba como atuar na área

desenvolvimento de jogos digitais

Vivemos em um mundo cada vez mais dependente da automação e suas ferramentas. Inovações, recursos personalizados e outras novidades permitem que as pessoas e empresas otimizem suas rotinas, exercendo uma série de atividades com menos esforço.

Hoje, no entanto, as profissões dedicadas a melhorar experiências e aprimorar negócios não são as únicas com destaque no mercado de tecnologia. Investir em entretenimento também é importante e um fator que motiva muitas pessoas a buscarem uma formação em desenvolvimento de jogos digitais.

Você já pensou em atuar nessa área e quer saber mais sobre as oportunidades relacionadas? Confira as informações que preparamos e descubra como ter sucesso!

Quem é o profissional de jogos digitais?

É aquela pessoa qualificada para atender às demandas mais recorrentes no mercado de games: criar jogos 2D e 3D, gerir projetos de sistemas, elaborar roteiros, fazer testes, modelar personagens, desenvolver animações, entre outros trabalhos relacionados.

O processo de capacitação ocorre a partir de alguns cursos na área de TI, que incluem desde Engenharia da Computação até Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ainda assim, há pessoas formadas em áreas distintas que procuram uma pós-graduação para começar a desenvolver jogos.

A graduação costuma ser oferecida na modalidade tecnológica e tem duração média de 3 anos. Ela prepara o estudante para atuar no segmento de entretenimento digital, elaborando produtos para diversos consoles, plataformas e dispositivos móveis.

O perfil profissional é representado por pessoas criativas, observadoras e com pensamento crítico. São indivíduos que dominam os conceitos, tecnologias e métodos necessários para lidar com a complexidade da área, sempre priorizando a qualidade dos projetos.

Por que trabalhar com o desenvolvimento de jogos digitais?

É visível o aumento do interesse pelas feiras, campeonatos e novidades relacionadas a diferentes tipos de jogos. Isso mostra que o crescimento da indústria de games no Brasil e no mundo segue a todo vapor, demandando cada vez mais profissionais para atuar na área.

Por conta da evidência, é uma carreira que costuma garantir acesso a ótimas oportunidades de emprego em organizações nacionais e internacionais. A lista inclui desde grandes companhias produtoras de jogos até empresas menores, como agências de publicidade e veículos de comunicação.

Em seu dia a dia, o desenvolvedor poderá trabalhar como produtor, animador, projetista, designer e até redator. São todas funções que permitam a elaboração de jogos para múltiplas plataformas, a exemplo da internet (sites ou redes sociais), celulares, tablets e smart TVs.

Como dito, há profissionais que enxergam no desenvolvimento de jogos uma alternativa para aumentar as chances de empregabilidade. São, geralmente, pessoas formadas em Programação, Comunicação, Design, Publicidade e áreas afins.

O que é preciso para começar a estudar?

Primeiro, tenha em mente que o desenvolvedor de jogos pode participar de partes específicas de um projeto ou gerenciar todas as suas etapas. Cada processo tem algum grau de complexidade e deve ser executado da maneira correta para que não comprometa a qualidade do produto.

As disciplinas mais importantes para a formação serão aquelas com foco em ferramentas de informática e plataformas diversas. Também é fundamental ter afinidade com conteúdos das exatas (matemática e lógica) e talento para o desenho, além de desenvolver habilidades analíticas e gostar de tecnologia.

Com dedicação e interesse pelo que é novo, o estudante terá condições de explorar as diferentes atribuições de um desenvolvedor. Esse comprometimento faz toda a diferença no desempenho dos trabalhos e traz o reconhecimento necessário para crescer profissionalmente.

Quais são as principais possibilidades de atuação?

Embora o mercado de entretenimento seja um dos mais promissores, é possível trabalhar com o desenvolvimento de jogos educativos (escolas), simulação de treinamentos (empresas), simulação de cirurgias (área médica), estratégias de marketing e softwares de realidade aumentada (imobiliárias).

São muitas as possibilidades para construir uma carreira sólida e receber bons salários. Veja, a seguir, algumas opções em alta.

Product Owner

Aqui, você atuará como supervisor para garantir que os jogos sejam criados por meio da análise de mercado. Com a formação em desenvolvimento de jogos digitais, o profissional será capaz de coordenar equipes compostas por pessoas de diferentes áreas.

Uma das exigências para ter sucesso como product owner é a experiência em atividades que envolvam pesquisa de mercado, posicionamento estratégico e definição de objetivos.

Programador

A programação é o setor responsável por cuidar do sistema geral e da jogabilidade dos games. Logo, é fundamental que os profissionais que participam desses processos tenham noções de matemática, algoritmos e linguagens de programação.

As equipes também costumam ser integradas por engenheiros, o que demanda capacidade de trabalhar em grupo. O principal objetivo é fazer com que as personagens interajam com os cenários de forma correta e convincente, no tempo certo previsto para cada comando enviado pelo jogador.

Designer de áudio

Quem tem o costume de passar um tempo em frente às telas sabe que parte do sucesso de algumas franquias está na trilha sonora de seus games. Barulhos de armas, ruídos aterrorizantes e músicas de fundo têm papel crucial para a boa experiência dos jogadores.

Nesse sentido, a procura por profissionais que possam captar, gerar e manipular elementos de áudio tem sido bastante alta. Trata-se de uma ótima opção para quem gosta de mexer com sons de forma criativa ou está sempre pensando em maneiras de usá-los para transformar cenas e situações.

Desenvolvedor Mobile

O profissional que escolhe esse caminho passa a trabalhar com plataformas específicas para desenvolvimento de jogo, aliadas a dispositivos móveis. As tarefas são todas desempenhadas em conformidade com o time de back-end, sempre em busca dos melhores resultados.

Para atuar como desenvolvedor mobile, o profissional precisa ter conhecimentos em linguagem de programação Unity, IOS e Android. É uma das opções mais valorizadas atualmente, por conta da alta demanda e oferta de salários atrativos.

Gostou de conhecer as características e o potencial da carreira em desenvolvimento de jogos digitais? O próximo passo é escolher uma instituição de ensino que possibilite acesso a uma formação de qualidade e atualizada ao que o mercado exige para os futuros profissionais.

Já tem ensino superior e deseja iniciar ou complementar os seus estudos? Acesse agora a página do curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Unyleya!

4/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD