Connect with us

Inicie Sua Carreira

Desenvolvimento de jogos digitais: saiba como atuar na área

desenvolvimento de jogos digitais
Tempo de Leitura: 5 minutos

Vivemos em um mundo cada vez mais dependente da automação e suas ferramentas. Inovações, recursos personalizados e outras novidades permitem que as pessoas e empresas otimizem suas rotinas, exercendo uma série de atividades com menos esforço.

Hoje, no entanto, as profissões dedicadas a melhorar experiências e aprimorar negócios não são as únicas com destaque no mercado de tecnologia. Investir em entretenimento também é importante e um fator que motiva muitas pessoas a buscarem uma formação em desenvolvimento de jogos digitais.

Você já pensou em atuar nessa área e quer saber mais sobre as oportunidades relacionadas? Confira as informações que preparamos e descubra como ter sucesso!

Quem é o profissional de jogos digitais?

É aquela pessoa qualificada para atender às demandas mais recorrentes no mercado de games: criar jogos 2D e 3D, gerir projetos de sistemas, elaborar roteiros, fazer testes, modelar personagens, desenvolver animações, entre outros trabalhos relacionados.

O processo de capacitação ocorre a partir de alguns cursos na área de TI, que incluem desde Engenharia da Computação até Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ainda assim, há pessoas formadas em áreas distintas que procuram uma pós-graduação para começar a desenvolver jogos.

A graduação costuma ser oferecida na modalidade tecnológica e tem duração média de 3 anos. Ela prepara o estudante para atuar no segmento de entretenimento digital, elaborando produtos para diversos consoles, plataformas e dispositivos móveis.

O perfil profissional é representado por pessoas criativas, observadoras e com pensamento crítico. São indivíduos que dominam os conceitos, tecnologias e métodos necessários para lidar com a complexidade da área, sempre priorizando a qualidade dos projetos.

Por que trabalhar com o desenvolvimento de jogos digitais?

É visível o aumento do interesse pelas feiras, campeonatos e novidades relacionadas a diferentes tipos de jogos. Isso mostra que o crescimento da indústria de games no Brasil e no mundo segue a todo vapor, demandando cada vez mais profissionais para atuar na área.

Por conta da evidência, é uma carreira que costuma garantir acesso a ótimas oportunidades de emprego em organizações nacionais e internacionais. A lista inclui desde grandes companhias produtoras de jogos até empresas menores, como agências de publicidade e veículos de comunicação.

Em seu dia a dia, o desenvolvedor poderá trabalhar como produtor, animador, projetista, designer e até redator. São todas funções que permitam a elaboração de jogos para múltiplas plataformas, a exemplo da internet (sites ou redes sociais), celulares, tablets e smart TVs.

Qual carreira mais combina com você?

Como dito, há profissionais que enxergam no desenvolvimento de jogos uma alternativa para aumentar as chances de empregabilidade. São, geralmente, pessoas formadas em Programação, Comunicação, Design, Publicidade e áreas afins.

O que é preciso para começar a estudar?

Primeiro, tenha em mente que o desenvolvedor de jogos pode participar de partes específicas de um projeto ou gerenciar todas as suas etapas. Cada processo tem algum grau de complexidade e deve ser executado da maneira correta para que não comprometa a qualidade do produto.

As disciplinas mais importantes para a formação serão aquelas com foco em ferramentas de informática e plataformas diversas. Também é fundamental ter afinidade com conteúdos das exatas (matemática e lógica) e talento para o desenho, além de desenvolver habilidades analíticas e gostar de tecnologia.

Com dedicação e interesse pelo que é novo, o estudante terá condições de explorar as diferentes atribuições de um desenvolvedor. Esse comprometimento faz toda a diferença no desempenho dos trabalhos e traz o reconhecimento necessário para crescer profissionalmente.

Quais são as principais possibilidades de atuação?

Embora o mercado de entretenimento seja um dos mais promissores, é possível trabalhar com o desenvolvimento de jogos educativos (escolas), simulação de treinamentos (empresas), simulação de cirurgias (área médica), estratégias de marketing e softwares de realidade aumentada (imobiliárias).

São muitas as possibilidades para construir uma carreira sólida e receber bons salários. Veja, a seguir, algumas opções em alta.

Product Owner

Aqui, você atuará como supervisor para garantir que os jogos sejam criados por meio da análise de mercado. Com a formação em desenvolvimento de jogos digitais, o profissional será capaz de coordenar equipes compostas por pessoas de diferentes áreas.

Uma das exigências para ter sucesso como product owner é a experiência em atividades que envolvam pesquisa de mercado, posicionamento estratégico e definição de objetivos.

Programador

A programação é o setor responsável por cuidar do sistema geral e da jogabilidade dos games. Logo, é fundamental que os profissionais que participam desses processos tenham noções de matemática, algoritmos e linguagens de programação.

As equipes também costumam ser integradas por engenheiros, o que demanda capacidade de trabalhar em grupo. O principal objetivo é fazer com que as personagens interajam com os cenários de forma correta e convincente, no tempo certo previsto para cada comando enviado pelo jogador.

Designer de áudio

Quem tem o costume de passar um tempo em frente às telas sabe que parte do sucesso de algumas franquias está na trilha sonora de seus games. Barulhos de armas, ruídos aterrorizantes e músicas de fundo têm papel crucial para a boa experiência dos jogadores.

Nesse sentido, a procura por profissionais que possam captar, gerar e manipular elementos de áudio tem sido bastante alta. Trata-se de uma ótima opção para quem gosta de mexer com sons de forma criativa ou está sempre pensando em maneiras de usá-los para transformar cenas e situações.

Desenvolvedor Mobile

O profissional que escolhe esse caminho passa a trabalhar com plataformas específicas para desenvolvimento de jogo, aliadas a dispositivos móveis. As tarefas são todas desempenhadas em conformidade com o time de back-end, sempre em busca dos melhores resultados.

Para atuar como desenvolvedor mobile, o profissional precisa ter conhecimentos em linguagem de programação Unity, IOS e Android. É uma das opções mais valorizadas atualmente, por conta da alta demanda e oferta de salários atrativos.

Gostou de conhecer as características e o potencial da carreira em desenvolvimento de jogos digitais? O próximo passo é escolher uma instituição de ensino que possibilite acesso a uma formação de qualidade e atualizada ao que o mercado exige para os futuros profissionais.

Já tem ensino superior e deseja iniciar ou complementar os seus estudos? Acesse agora a página do curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Unyleya!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.