Connect with us

Carreiras na Pós

Pós em Farmácia: 7 especializações que você precisa conhecer!

Pós em farmácia

O mercado de trabalho para o farmacêutico é conhecido por ser dinâmico e com muitas possibilidades. Afinal, além das 10 áreas de atuação possíveis, os números da categoria são bastante promissores.

Segundo levantamento de 2019 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), existem mais de 115 mil drogarias, mais de 9 mil laboratórios de análises clínicas e mais de 4 mil distribuidoras de medicamentos no país onde você pode trabalhar após se graduar. No entanto, para se destacar no meio, é fundamental fazer uma pós em Farmácia.

Afinal, uma formação continuada permite que você siga uma ou mais especialidades, atue em atividades mais limitadas voltadas para profissionais com conhecimento e habilitação técnica e se envolva em pesquisas e produções científicas. Por esse motivo, listamos algumas opções de curso que podem incrementar (e muito) o seu currículo. Acompanhe!

1. Farmácia Clínica e Hospitalar

A Farmácia Clínica e Hospitalar é uma pós em saúde que o capacita para atuar no contexto hospitalar, considerando as demandas, as intervenções e o regimento interno nessas instituições, sejam elas públicas, sejam elas privadas.

Ela também aborda o fluxo de fármacos para o tratamento de pacientes — em especial, aqueles indivíduos internados em tratamento — e aspectos importantes da biossegurança para o manejo, a conservação e o encaminhamento de remédios.

Algumas das disciplinas que você tem ao longo do curso são:

  • Central de Misturas e Controle de Infecção Hospitalar;
  • Normas e Rotinas no Ambiente Hospitalar;
  • Organização Farmacêutico Hospitalar.

2. Farmácia Estética

A Farmácia Estética, por sua vez, é uma especialização na área da saúde que aprofunda os seus conhecimentos sobre a produção, a comercialização e o uso de medicamentos, cosméticos e outros materiais farmacêuticos que buscam não uma intervenção no bem-estar físico e psicológico, mas na aparência das pessoas.

Para se ter ideia, o Brasil está em quarto lugar entre as nações que mais consomem esses produtos. Ao todo, o mercado nacional movimenta mais de U$ 30 bilhões anuais, como destacou o relatório de 2019 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Na pós, você confere matérias como:

  • Emagrecimento e Metabolismo;
  • Condutas, Técnicas e Normas na Farmácia Estética;
  • Técnicas Manuais Aplicadas à Estética.

3. Farmácia Veterinária

A Farmácia Veterinária, ao contrário das duas últimas, é uma formação que o prepara para o mercado da saúde animal. Afinal, a Medicina Veterinária prescreve e faz uso de diversos medicamentos e produtos farmacêuticos para bichos de pequeno, médio e grande porte — sejam eles de áreas urbanas, sejam eles de áreas rurais e agropecuárias.

Para isso, você tem uma imersão em conceitos biofísicos das diferentes espécies, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e nos aspectos éticos e legais do setor.

Algumas das matérias que marcam essa pós em Farmácia são:

  • Manipulação de Medicamentos para Uso Veterinário;
  • Anatomia e Fisiologia Veterinária;
  • Estrutura da Farmácia Veterinária e Legislação.

4. Radiofarmácia

O curso de Radiofarmácia prepara o farmacêutico para um segmento bem específico da área que atua com estudo, avaliação clínica e acompanhamento terapêutico de pessoas com doenças que passam pela radioterapia.

Durante a formação, você tem uma imersão nas análises de como os radiofármacos atuam no corpo humano, influenciam o resultado de exames e testes experimentais e podem contribuir para a cura de doenças mais agressivas ao organismo — como é o caso do câncer.

Entre as principais disciplinas dessa pós, você vai conferir:

  • Física Nuclear e Instrumentação;
  • Produção de Radioisótopos e Radiofármacos;
  • Controle de Qualidade de Radiofármacos.

5. Qualidade em Farmácia Magistral

A pós em Qualidade em Farmácia Magistral qualifica os futuros profissionais que vão atuar não na produção e comercialização de medicamentos, mas na fiscalização e no controle de qualidade desses processos.

Essa é uma atividade de suma importância, pois assegura que os componentes (químicos e/ou naturais), os materiais de confecção (de cápsulas, por exemplo) e as embalagens que são utilizadas nos produtos farmacêuticos cheguem ao consumidor final sem trazer riscos à saúde e à integridade física dele.

Para tanto, você estuda conteúdos como:

  • Controle de Qualidade de Insumos, Medicamentos e Cosméticos;
  • Farmacoepidemiologia e Semiologia;
  • Aspectos Físico-Químicos dos Fármacos e Insumos.

6. Fitoterapia

Além dos cursos que já foram mencionados e mostram como o EAD e o mercado de trabalho dialogam cada vez mais na atualidade, há a pós-graduação em Fitoterapia.

Por meio dela, você se capacita acerca dos processos de pesquisa, fabricação, venda e prescrição de remédios feitos à base de componentes e substâncias naturais encontrados nas mais diferentes espécies de plantas. Muitos deles podem ser usados em tratamentos paliativos ou mesmo como substitutos de fármacos químicos populares no mercado.

Ao longo do curso, você estudará matérias como:

  • Fitoterapia nas Desordens Orgânicas;
  • Farmacobotânica, Farmacognosia e Toxicologia;
  • Botânica e Fisiologia das Plantas.

7. Cannabis Medicinal

Por último, mas não menos relevante, há o curso de Cannabis Medicinal. Nele, é abordado um segmento do mercado de interesse tanto da Farmácia quanto da Medicina: que é o da produção de medicamentos à base dessa planta para problemas de saúde crônicos e com alto processo inflamatório, como a fibromialgia, a doença de Parkinson e a endometriose.

É uma formação que também aborda questões legais sobre a temática e promove um aprofundamento acerca dos aspectos técnicos da comercialização desses produtos aos níveis nacional e internacional. É por isso que entre as disciplinas dessa pós estão:

  • Farmacologia (Cannabis e Derivados);
  • Legislação e Regulamentação da Cannabis Medicinal no Brasil e no Mundo;
  • Origem, História e Cultura Cannabica no Mundo e no Brasil.

Deu para ver que não faltam possibilidades quando o assunto é pós em Farmácia, não é verdade? Por isso, é interessante pesquisar detalhes de cada área, assim como as oportunidades profissionais que elas oferecem e as tendências de mercado para o futuro delas. Além disso, não deixe de escolher uma instituição de ensino renomada, como a Faculdade Unyleya, para ter uma especialização, ou mesmo um MBA, com perfil interdisciplinar, atualizado e alinhado com as demandas da categoria.

Por isso, aproveite o momento e entre em contato com a gente para começar a pós-graduação que vai dar uma guinada na sua carreira!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD