Connect with us

Inicie Sua Carreira

Como conseguir um estágio a distância? Descubra aqui!

Estágio a distância
Tempo de Leitura: 4 minutos

Com o impacto da pandemia em 2020, não foi só o mercado de trabalho que teve que se adaptar ao isolamento social adotado em diversos cantos do país. Isso também aconteceu com a área da educação de nível superior. Prova disso é que, além das aulas e das atividades laboratoriais presenciais suspensas, o Ministério da Educação optou, por meio do parecer CNE/CP n.º11/2020, pelo estágio a distância no ano acadêmico de 2021.

O objetivo dessa medida é simples: garantir que os estudantes possam cumprir com essa experiência sem atrasar a formação, mas evitando que eles se exponham ao risco de contaminação pelo coronavírus no local de atuação, nos meios de transporte, nas ruas etc.

Diante desse cenário, resolvemos dar aquela força para você listando algumas dicas especiais para conquistar o seu estágio remoto e se dar bem ao realizá-lo virtualmente. Fique atento a elas!

5 dicas para conseguir um estágio a distância

No segundo ano de pandemia, muitas empresas começaram a retomar a oferta de estágios em diferentes áreas. Para isso, adotaram não apenas uma escala de tarefas totalmente remotas para os estudantes cumprirem, como também optaram por um processo seletivo virtual — com o objetivo de evitar aglomerações de candidatos.

Porém, quem nunca passou por uma seleção nesse formato costuma ter dúvidas sobre o que fazer para se sair bem nas diferentes etapas do processo, o que é absolutamente normal! Por esse motivo, separamos abaixo cinco dicas que vão ajudar você a controlar a ansiedade, sair na frente dos concorrentes e conquistar o seu tão desejado estágio.

1. Busque empresas com vagas remotas

O ponto de partida é pesquisar por organizações na sua área de formação e atuação que tenham vagas remotas. Isso evita que você fique mandando currículo à toa para locais que não estão contratando nem têm previsão de voltar a fazer isso.

Para tanto:

  • cheque a seção de vagas no LinkedIn com frequência;
  • fique atento às divulgações que a sua faculdade faz sobre estágios em companhias parceiras;
  • confira as associações da sua cidade que fazem seleção de estágios para empresas dos setores público e privado (como é o caso do Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE).

2. Otimize o seu currículo de acordo com a vaga

Encontrou mais de uma vaga de estágio? Muito bom! Porém, nada de enviar o mesmo currículo para todas elas. Faça o oposto: otimize o seu CV para cada seleção de acordo com o local de trabalho e as atividades que você fará enquanto estagiário.

Isso ajuda a chamar a atenção do recrutador, mostra que vem se preparando para ter essa oportunidade e é naquele segmento que você quer construir sua carreira.

3. Siga as etapas da seleção

Em muitas seleções, independentemente de serem presenciais ou virtuais, é comum que haja duas ou mais etapas para que os recrutadores possam analisar de forma minuciosa os candidatos. No geral, começam com a avaliação dos currículos e depois passam para os testes virtuais, as dinâmicas, as experiências-testes e as entrevistas.

Se o estágio a distância para o qual você se candidatou também tem muitas fases, acompanhe cada uma delas todos os dias. Isso porque, dependendo do volume de estudantes inscritos e do ritmo de trabalho do RH (Recursos Humanos) da empresa, é possível que haja alterações no processo e, a partir daí, ocorram adiantamentos ou postergações das etapas.

Assim, você não perde nenhuma movimentação e pode ser sempre o primeiro a dar um retorno para os recrutadores — algo muito bem-avaliado nesse período.

4. Prepare-se bem para a entrevista virtual

Seu currículo foi selecionado e o RH da empresa marcou uma entrevista com você? Pois então prepare-se para impressionar os recrutadores no dia. Para isso, reveja atentamente as informações da vaga, pesquise sobre o histórico da empresa e leia a respeito das soluções que ela tem adotado durante a pandemia para resguardar os colaboradores.

Tudo isso mostra que você é proativo, determinado e que realmente quer aquele estágio, coisas que fazem a diferença em um processo seletivo.

5. Entenda como funciona a plataforma que será utilizada

Além da entrevista com o recrutador, é possível que você também tenha reuniões com o seu possível supervisor no estágio e que faça algumas dinâmicas virtuais com os candidatos restantes à vaga. Portanto, é importante se informar com antecedência em qual plataforma essas atividades vão acontecer.

Dessa forma, você tem como saber quais recursos ela oferece e se familiarizar com o layout dela, o que vai ajudar a ter mais segurança na hora de falar, comandar alguma apresentação ou fazer upload de arquivos (como o seu portfólio).

Como atuar bem mesmo remotamente

Uma vez que você conseguiu o estágio a distância, é importante adotar algumas medidas para facilitar as suas atividades na rotina e o principal: tornar mais prática e rápida a sua adaptação a esse tipo de experiência. Para isso, nós reunimos algumas dicas que vão ajudar. Veja quais são elas!

Evite distrações

Como você estará em casa, muito provavelmente com o resto da sua família que também está fazendo home office e/ou estudando a distância, é importante conversar com todos os moradores do local. Assim, todo mundo fecha um acordo para evitar barulhos que possam incomodar e até tirar o foco dos demais enquanto estão ocupados.

Outra sugestão útil é remover as distrações do ambiente no qual você vai estar enquanto cumpre as atividades do estágio. É o caso de televisores, assistentes virtuais, e-readers, livros, objetos decorativos etc.

Cumpra os horários para estudar e estagiar

Por exemplo, se as suas aulas online são à noite (das 19h às 22h) e o estágio pela manhã (das 8h às 13h), siga à risca esses horários. Não se deixe levar pela ideia de que pode realizá-los em outros momentos do dia, já que não há ninguém observando ou supervisionando de forma direta.

Quem cai nesse erro acaba com a rotina totalmente desregulada, fica com um fraco desempenho acadêmico e profissional e, inclusive, até perde os horários livres que tinha para relaxar e se dedicar aos hobbies pessoais. Portanto, prevenir é o melhor remédio!

Mantenha as tarefas em dia

Por fim, assim como é fundamental respeitar seus horários, também é crucial fazer suas tarefas nos dias em que elas são passadas, evitando postergá-las e deixá-las acumularem até virarem uma bola de neve. Isso mostra comprometimento, organização e respeito pelo cargo que você ocupa — aspectos que as empresas valorizam bastante!

Curtiu as dicas para aumentar suas chances de conseguir um estágio a distância e se adaptar melhor a esse formato de atuação? Pois então não deixe para depois: coloque-as em prática já! Ah, e não se esqueça: o fato de ele ser realizado remotamente não significa que há menos aprendizado e capacitação profissional. Ao contrário, é uma oportunidade para você explorar diferentes desafios, desenvolver novas habilidades e se preparar para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico.

E já que o assunto do post foi sobre ter essa experiência a distância, aproveite para saber mais sobre como funciona o estágio em EAD!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.