Connect with us

Inicie Sua Carreira

Melhores profissões e salários: veja como está o mercado atualmente!

Melhores profissões e salários

Planejamento, foco e determinação. Esses são alguns pré-requisitos na hora de escolher a profissão e começar a desenhar seu plano de carreira. É claro que estaremos sempre em busca das melhores profissões e salários, mas somente isso não basta. Antes de tudo, é preciso gostar da função escolhida e estar preparado nos estudos para assumir o cargo. E apenas uma boa graduação na área oferece essa preparação.

Portanto, podemos dizer que investir em um curso superior de qualidade é o ponto de partida para ser bem-sucedido na sua profissão e colher bons rendimentos a partir de um trabalho que você ame desempenhar.

Pensando nisso, preparamos este post que traça um panorama atual do mercado de trabalho para inspirar você a encontrar um cargo que tenha tudo a ver com seu perfil profissional. Vamos lá!

Por que é importante fazer uma graduação?

Como dissemos, tudo começa na escolha da graduação. É praticamente impossível falar em melhores profissões e salários sem considerar um curso superior de qualidade, pois é essa formação que permitirá ao profissional crescer na carreira. Apenas com conhecimentos técnicos específicos você poderá desempenhar a função escolhida com maestria, de forma ética e livre de qualquer tipo de negligência.

Além de se preocupar em escolher uma boa faculdade, o profissional deverá se certificar de que está estudando em uma universidade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Com isso, tem-se garantia de que ela está devidamente capacitada para oferecer ao aluno uma formação compatível com as demandas mais atuais do mercado de trabalho.

Lembre-se: ter sucesso na profissão não depende só de você, mas também da universidade no currículo.

Melhores profissões e salários: qual é o panorama do mercado atual?

É claro que determinadas profissões sempre terão destaque no mercado, como os serviços da área de saúde, considerados essenciais em todo o planeta.

No entanto, uma visão mais atual do mercado de trabalho nos mostra uma série de outras profissões com excelentes perspectivas salariais e crescimento contínuo. Vamos a elas!

Setor de Recursos Humanos

Toda grande empresa conta com um setor de Recursos Humanos bem dimensionado, afinal, esse é o coração dos processos organizacionais das instituições.

Profissionais da Psicologia têm lugar cativo nesse setor, conduzindo não só os processos de recrutamento, mas também avaliando a atuação dos profissionais já contratados pela empresa. Isso é válido sobretudo em relação à saúde mental, assunto importantíssimo hoje em dia.

Felizmente, as pessoas (inclusive os chefes) passaram a dar mais valor a esse assunto, pois ninguém tem um bom rendimento no trabalho se estiver mal. Nesse sentido, os psicólogos passam a ser vistos como peças fundamentais em qualquer organização corporativa. Os salários, por sua vez, ganharam um upgrade nos últimos anos, considerando-se a crescente demanda pelos profissionais desse ramo.

Pedagogia e Educação

carreira pedagógica exige habilidades únicas. Não é para menos, até porque estamos falando de uma profissão que forma as demais profissões. Todo o processo de aprendizado, da educação básica ao ensino superior, é conduzido por esses profissionais. Portanto, a valorização de quem trabalha com processos educacionais vêm crescendo bastante, à medida que as pessoas tomam consciência do papel do educador.

Outro ponto que ressalta as perspectivas salariais de pedagogos e de educadores é a diversidade de atuação na área. Esses profissionais podem assumir funções no setor público e privado, em cargos administrativos, ou prestando consultorias para grandes empresas que estão investindo cada vez mais na formação de seus próprios colaboradores internos. Quem melhor do que um pedagogo para fazer isso com maestria, não é mesmo?

Ciências Contábeis

Um grande braço da contabilidade hoje em dia é a consultoria financeira. Esses profissionais são muito requisitados no mercado, especialmente para atender ao setor privado e a investidores com projetos pessoais bastante expansivos. Portanto, quem se forma em Ciências Contábeis tem pela frente um vasto caminho de possibilidades para trabalhar no mercado financeiro.

No entanto, vale destacar que essa profissão exige habilidades muito estratégicas, principalmente para quem pretende atuar como consultor financeiro de grandes clientes.  É função do contador protegê-los de investimentos de alto risco e orientá-los quanto à proteção de seus patrimônios. Pensamento racional, ética e honestidade são pré-requisitos neste cargo promissor.

Gestão Pública

Em relação aos serviços públicos, uma posição de destaque entre as melhores profissões e salários é na Gestão Pública, isto é, na gerência de atividades ligadas ao planejamento e à execução de projetos municipais, estaduais e federais. O campo de atuação é bastante extenso, considerando-se essas três esferas do trabalho público, mas podemos dizer que os cargos mais requisitados são aqueles do setor federal.

As opções mais promissoras nessa carteira incluem o trabalho em assessorias políticas, instituições públicas de ensino e renomados centros de pesquisa nacionais.

Normalmente, quem assume um cargo de gestão pública ingressou via concursos e conta com um plano de carreira já preestabelecido pelo órgão em questão. Isso dá ainda mais estabilidade ao profissional para conduzir sua vida financeira livre de riscos ou surpresas.

Administração de Empresas

Administração de Empresas é um ramo que sempre teve destaque no mercado de trabalho. Hoje em dia, com o empreendedorismo em alta, a figura do administrador ganhou ainda mais relevância, pois se trata de um profissional indispensável ao planejamento estratégico de qualquer tipo de empresa: pequena, média ou grande. A demanda por esses profissionais é constante — tanto no setor público quanto privado.

Entre as principais funções administrativas, destacam-se o planejamento e a orientação das finanças de uma empresa, além do uso racional dos recursos tecnológicos e humanos.

Para quem almeja trabalhar na carreira pública, as opções mais promissoras são o trabalho em bancos, em universidades e em instituições hospitalares. No âmbito privado, chamam atenção as empresas ligadas ao comércio e à prestação de serviços em geral.

Tecnologia da Informação e Dados

Hoje em dia, não há como falar em melhores profissões e salários sem falar dele: o profissional de TI (Tecnologia da Informação) e de análise de dados.

As inovações tecnológicas revolucionaram o universo corporativo de tal forma que a coleta de informações se tornou o ponto-chave em diversos processos de trabalho. Isso desde a captação de clientes pelas grandes empresas até o gerenciamento da rede de informações que conecta essas duas partes envolvidas.

Os profissionais de TI são os responsáveis por essa ponte em níveis estratégicos e organizacionais. Eles utilizam uma vasta rede de computadores e de softwares que potencializam as análises de dados visando a melhoria de processos internos.

Não à toa, quem tem o conhecimento técnico necessário para assumir essa função complexa tem também lugar cativo no mercado de trabalho com excelentes médias salariais.

Diante desse cenário promissor para as profissões que listamos acima, sobra inspiração para o profissional que deseja fazer um curso superior e alcançar uma posição de destaque no mercado. Lembre-se então do que falamos sobre escolher uma instituição de ensino de referência e, principalmente, seguir uma profissão por amor e não somente pelo dinheiro. Assim, sucesso pessoal e profissional andarão sempre juntos na sua carreira!

Já bateu essa inspiração por aí? Então, aproveite e conte para a gente nos comentários qual profissão você pretende seguir!

4.2/5 - (24 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD