Connect with us

Bit&Byte

Mercado de tecnologia: 8 profissões em alta em 2021

Profissões em alta em 2021

Saber quais são as profissões em alta em 2021 é uma vontade não só das pessoas que estão saindo do Ensino Médio, mas também daquelas que já trabalham e pensam em mudar de área e/ou começar uma nova formação acadêmica. Afinal de contas, é normal querer uma carreira que proporcione estabilidade financeira e também boas oportunidades de emprego, promoção e participação em grandes projetos.

É por isso que o ramo de tecnologia está a todo vapor no país, pois além de ter uma oferta grande de serviços, frequentemente presta suporte e consultoria a muitos setores, como o industrial, o comercial, o varejista, o corporativo etc.

Não é à toa que, segundo o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em 2018 o Brasil ficou em nono lugar entre os principais mercados de TI no mundo, movimentando U$ 47 bilhões. Por essa razão, listamos algumas das atividades desse setor que você deve conhecer. Acompanhe!

1. Engenharia de Dados

A primeira carreira dessa nossa seleção é a de engenheiro de dados. Quem segue a área se torna responsável direto pelo processo de coleta de dados dos mais diferentes sistemas, aplicativos, programas, plataformas e afins que pessoas físicas e jurídicas usam no dia a dia.

A partir daí, o profissional repassa essas informações para um servidor central para que esses dados sejam investigados, analisados e mensurados por colegas de TI para que as organizações possam alterar e fazer manutenções nos produtos e serviços que ofertam.

2. Business Intelligence

Business Intelligence é um segmento da tecnologia que trabalha com a formulação de bancos de dados otimizados para atender às demandas de cada negócio — que pode ser uma marca de varejo, uma corretora financeira, uma empreiteira etc.

A proposta é fornecer informações sobre clientela, concorrência, custo de produção, investimentos e outros tópicos que deem respaldo para as tomadas de decisões, iniciativas de novos projetos, expansões de praças comerciais etc.

3. Segurança da Informação

Uma terceira alternativa entre as profissões em alta em 2021 é a de Segurança da Informação. Esse é um campo voltado para modelar a infraestrutura digital das companhias e garantir que informações internas e externas sejam transmitidas e recebidas de forma segura e confidencial entre elas e os clientes, fornecedores, parceiros comerciais e afins.

Ele também está diretamente ligado à Tecnologia da Informação, pois busca atualizações e novas ferramentas que facilitem a gestão de risco e ameaças virtuais, aperfeiçoem sistemas criptografados e previnam problemas em redes.

4. Engenharia de Software

Outra possibilidade para quem deseja trabalhar com tecnologia é cursar Engenharia Ágil de Software. Isso porque os engenheiros desse campo é quem ficam a frente da produção dos softwares que usamos na nossa rotina para fazer compras, assistir aulas, jogar online, editar fotos e vídeos, acessar serviços de streaming e muito mais.

Além de criar essas ferramentas cada vez mais indispensáveis, eles também auxiliam diretamente na interface e no layout responsivo para smartphones e tablets, na manutenção dos códigos e nas atualizações dos programas para os diferentes dispositivos.

5. Gestão de Negócios de IA

Com pós-graduação em Inteligência Artificial, o gestor de negócios de IA promove e adota estratégias para melhorar o alcance, o engajamento e a performance das empresas na internet por meio de recursos tecnológicos automatizados.

É um segmento que tem ganhado muito espaço no mercado, principalmente nos setores industriais, de transporte e logísticos, por permitir que desde linhas de produção até serviços presenciais se tornem menos dispendiosos, geridos por dados e fiquem integrados a outros setores organizacionais.

6. Infraestrutura/Cloud

Além do que já foi dito sobre as profissões em alta em 2021, saiba que também há o segmento de Infraestrutura/Cloud para você conhecer. Quem atua nele trabalha com algo indispensável para qualquer usuário da rede: o arquivamento, a edição e o compartilhamento de materiais nas nuvens.

É por isso que são indispensáveis profissionais habilitados para garantir a infraestrutura desse tipo de serviço, o que, consequentemente, afeta a segurança, a conexão desses dados a redes internas e públicas de empresas, a programação de funcionamento das nuvens, o controle de dados a partir de servidores externos e muito mais.

7. Desenvolvimento Mobile

Ao falar de tecnologia e mercado de trabalho, não dá para deixar de citar a carreira de quem se especializa em Desenvolvimento Mobile. Isso porque, com o aumento da conexão à internet pelo celular — que é a principal forma de acesso para mais de 5 bilhões de pessoas no mundo, como aponta levantamento do We Are Social —, cada vez mais as empresas estão desenvolvendo aplicativos, plataformas e ferramentas digitais para smartphones.

Essa é uma tendência crescente e visa explorar os celulares como uma forma de melhorar o relacionamento de clientes e marcas, expandir as vendas e facilitar a navegação dos usuários pelas páginas virtuais.

8. Perícia Cibernética

Por fim, há o profissional formado em Perícia Cibernética. Como o nome da área já dá a entender, ele atua com a avaliação forense e a geração de laudos técnicos sobre governança e sistemas de segurança que são adotados por organizações públicas e privadas.

Dessa forma, ele contribui para a proteção de dados (pessoais, processuais, contábeis, financeiros etc.) e evita ataques fraudulentos a sites, plataformas e outras páginas virtuais usadas pelas empresas. Em muitos casos, você também pode atuar na posvenção a casos de crimes cibernéticos nos quais é preciso identificar rastros digitais em invasões promovidas por hackers.

Viu só como não faltam profissões em alta em 2021 que estão no ramo da tecnologia? Por isso, é importante se especializar em uma instituição que seja referência em pós-graduação nesse segmento, como é o caso da Unyleya. Afinal, ela conta com o Centro de Excelência em Tecnologia e Cibernética (CETEC) que garante aos alunos uma formação atualizada e alinhada com o mercado, com metodologia ativa e que os prepara para ter uma performance profissional ímpar ao longo da sua carreira.

Gostou do nosso post? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e inspirar os seus amigos a conhecerem mais sobre o mercado de tecnologia e as carreiras que existem nele!

3.7/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD