Connect with us

Inicie Sua Carreira

Analista de banco de dados: você sabe o que faz esse profissional?

Profissão do futuro: veja quais são as funções de um analista de dados e saiba por que esse profissional tem lugar certeiro nas empresas!

analista de banco de dados

Um analista de banco de dados pode ser considerado o profissional do futuro. Se considerarmos que cada clique que damos em um site gera um tipo de informação, fica fácil compreender a infinidade de dados gerados nos dias de hoje. É o chamado big data, que nem sempre as empresas conseguem administrar.

Aí que entra o papel dos analistas de dados. Esses profissionais sabem exatamente como analisar todas as informações que foram geradas no universo digital, obtendo insights valiosos para que as instituições possam definir suas estratégias de mercado. Afinal, por trás de cada algoritmo, existem possibilidades enormes de crescimento.

Quer entender melhor como funciona e o que faz esse profissional? Continue a leitura e veja por que vale a pena investir nesse curso de graduação!

O que faz um analista de banco de dados?

Em linhas gerais, um analista de banco de dados coleta, organiza, analisa e transmite o conhecimento gerado a partir de dados obtidos por diversas fontes. Normalmente, essas informações são coletadas por meio do tráfego de sites, contas bancárias, cartões de crédito e débito, coordenadas de GPS, e-mails e, até mesmo, postagens em redes sociais. São funções dos analistas de dados:

  • prever o comportamento dos sistemas;
  • estipular métricas e indicadores de desempenho;
  • aprimorar a resolução de bugs/falhas nos sistemas;
  • apurar os dados para embasar a tomada de decisão;
  • garantir a segurança digital do processo.

Em seguida, explicamos de maneira mais detalhada o que faz esse profissional.

Interpreta os dados

De nada adianta as empresas terem um mundo de dados à disposição, se não souberem exatamente o que essas informações querem dizer, certo? É isso o que um analista faz.

Com a ajuda de softwares de inteligência artificial, esses profissionais não somente coletam o máximo de dados possíveis, mas principalmente, os interpreta para que gerem importantes indicadores de mercado que influenciam as decisões da empresa.

Administra servidores

Administrar os servidores que coletam esse tipo de dado não é tarefa fácil. Afinal, estamos falando de um universo complexo de transformação digital.

Os analistas de dados dispõem do conhecimento técnico necessário para fazer essa inspeção, adequando os métodos aplicados para captar as informações que desejam obter. Além disso, estão sempre de olho nos sistemas para evitar falhas e instabilidades que possam comprometer a operação.

Garante a segurança de acesso

Antes de tudo, os dados captados precisam seguir medidas de proteção. Por isso, cabe aos profissionais do ramo fazer a segurança de dados para reduzir as chances de falhas nos processos.

Nesse sentido, é dever dos analistas monitorar as redes das empresas a partir de um rígido planejamento de resposta a violações. Eles também devem produzir relatórios sobre políticas de segurança e testar a efetividade das medidas propostas.

Acompanha desempenhos

Uma das funções primordiais da análise de dados é, justamente, disponibilizar indicadores de desempenho que influenciarão as estratégias futuras da empresa.

Como dissemos, o tratamento desses dados é feito com o auxílio de softwares inteligentes para deixar o processo mais fluido e evitar falhas humanas. Assim, as estatísticas geradas por meio da análise serão, de fato, confiáveis.

Garante a integridade e disponibilidade de informações

Um analista de banco de dados está constantemente testando a aplicabilidade dos métodos para garantir que as informações estejam disponíveis de forma integral nos sistemas. Fazer uma coleta criteriosa é crucial para que os insights gerados a partir da análise gerem resultados positivos à empresa.

Caso contrário, as decisões tomadas poderão acarretar em perda de tempo e dinheiro.

Como é o curso de Banco de Dados?

Algoritmos e Lógica de Programação, Estatística e Big Data são algumas das disciplinas da graduação em Banco de Dados. A partir daí, já deu para perceber que o profissional da área precisa ter interesse por matemática, programação e tecnologia, pois serão cruciais no seu dia a dia de trabalho.

A partir desses conhecimentos, os profissionais da área conseguem fazer uma análise quantitativa e experimental bem-sucedida, dimensionando as estratégias e tomada de decisões das empresas. Tendo em vista a complexidade das operações, investir em um bom curso superior é fundamental para exercer a função com maestria.

Por que fazer esse curso?

Lendo até aqui, já deu para perceber que se trata de uma profissão promissora, tendo em vista que lida com o que há de mais avançado em termos de tecnologia e universo digital. Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios dessa carreira, vamos às principais vantagens do curso.

Valoriza o currículo

Analistas de banco de dados têm um diferencial no currículo, porque lidam com um ambiente complexo e em plena expansão. Não é fácil encontrar profissionais com essa capacidade, sobretudo porque o ofício envolve enorme conhecimento técnico e habilidades relacionadas à alta tecnologia e inteligência de mercado.

Profissão em crescimento

Alguns anos atrás, essa profissão nem mesmo existia. Porém, a expansão do universo digital fez surgir a demanda por profissionais aptos a interpretar a infinidade de dados que surgem a todo momento.

Como vimos ao longo do post, mais do que apenas coletar informações, é preciso saber analisá-las com rigor para que gerem insights úteis. Daí a importância de um profissional qualificado para isso.

Alta demanda

Por se tratar de uma profissão relativamente nova, é natural que a demanda esteja bastante em alta. Com os sistemas cada vez mais informatizados, as empresas passaram a valorizar os analistas de dados como peças-chave em seu desenvolvimento estratégico.

Além disso, existem poucos profissionais graduados nessa área, o que garante vaga para quem tem o curso no currículo.

Excelentes oportunidades

As grandes empresas já se certificaram de que é fundamental contar com um analista de banco de dados em seu quadro de funcionários. Além disso, trabalhar com big data é uma exigência das profissões do futuro.

Um analista é crucial nesse sentido, pois ajuda a utilizar esses dados a favor do negócio, contribuindo para o sucesso das medidas propostas.

Com essas características, ficou fácil entender por que os analistas de dados podem ser vistos como profissionais do futuro. No entanto, a prática exige um curso superior de Tecnologia em Banco de Dados para que o profissional possa dominar os conceitos do ofício e se destacar no mercado das grandes corporações.

Já que o assunto é carreira e graduação, aproveite e entenda também por que um tecnólogo tem tudo a ver com você!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD