O que esperar do profissional do futuro? Descubra neste post!

  • 29/mar/2019

O que esperar do profissional do futuro? Descubra neste post!

O futuro chegou. Apesar de clichê, essa frase faz muito sentido se pensarmos na quantidade de mudanças pelas quais o mercado de trabalho passou nos últimos anos. Na era da tecnologia, a evolução é cada vez mais rápida, e as empresas têm buscado pessoas capazes de se adaptar com facilidade ao novo cenário. Esse é o profissional do futuro.

As competências exigidas têm mudado ao longo do tempo para acompanhar as revoluções sociais e tecnológicas. Para se manter aptos às disputas das melhores vagas, os profissionais precisam estar em constante atualização e desenvolvimento.

Para ajudar você a encontrar o caminho certo, listamos algumas habilidades que são essenciais no mundo de hoje. Confira!

Flexibilidade cognitiva

Um mesmo problema, várias soluções diferentes. Profissionais com boa flexibilidade cognitiva conseguem observar por meio de vários ângulos distintos e são capazes de imaginar caminhos diferentes para chegar a um mesmo lugar.

Essa habilidade favorece o uso da inovação e da criatividade, além de amenizar as possibilidades de erro, já que o objetivo é sempre encontrar a melhor forma de ação dentre as diversas opções.

Para exercitar a flexibilidade cognitiva, comece a observar os seus próprios problemas por outro ponto de vista. Se esforce para pensar em caminhos diferentes. Logo esse tipo de pensamento se tornará automático.

Inteligência emocional

Essa é uma habilidade fundamental em todas as esferas da vida, incluindo tanto o lado pessoal quanto o profissional. Uma inteligência emocional bem desenvolvida só traz benefícios.

Basicamente, trata-se de saber lidar com as suas emoções e com as dos outros. Controlar o estresse, não levar tudo para o lado pessoal e saber quais sentimentos devem ou não devem ser expostos: essas são só algumas das características apresentadas por quem tem um bom nível de inteligência emocional.

Ela também é essencial para que o profissional saiba lidar de forma correta com os feedbacks, assumindo os seus erros e não deixando se engrandecer demais pelos elogios. Existem ótimos cursos que ajudam a desenvolver a inteligência emocional, e o acompanhamento com um coach também pode ser uma boa opção.

Iniciativa e empreendedorismo

Hoje, dificilmente uma empresa estará à procura de alguém que só saiba seguir ordens. A velocidade com que as coisas acontecem no mundo atual exige profissionais que saibam tomar iniciativa sem esperar que alguém aponte o problema.

Além disso, a capacidade de inovar e de buscar soluções criativas é algo que tem ganhado relevância. Não são só os CEOs que precisam ter espírito empreendedor.

Para desenvolver essas habilidades, você pode buscar palestras online e cases de empreendedores de sucesso.

Resolução de problemas complexos

Se o mercado está em constante transformação, pode apostar que problemas novos surgem todos os dias. Cada nova mudança gera uma série de novos problemas, e isso não é algo ruim (afinal, é assim que o mundo evolui).

Todas as outras habilidades citadas acima ajudam na resolução de problemas. No entanto, essa capacidade é algo que se adquire com o tempo, com muita prática e conhecimento sobre o negócio. Para ter mais facilidade em resolver problemas complexos, a saída é estudar muito e exercitar o pensamento crítico, nosso próximo tópico.

Pensamento crítico

Se não forem constantemente repensados, os processos ficam estagnados e a empresa não evolui. Dentro das suas funções, cabe a você pensar no que pode ser melhorado.

Até mesmo de forma global, olhando para a empresa como um todo, é importante que os profissionais consigam enxergar além, propor melhorias e apresentar críticas construtivas.

O pensamento crítico consiste em não aceitar tudo como dado e não continuar com um processo ruim apenas porque ele sempre foi feito assim. Em vez disso, é preciso questionar de maneira sensata e inteligente.

Tente fazer o seguinte exercício: olhe para o atual momento da sua carreira. As coisas estão como você gostaria? Será que elas não poderiam ser ainda melhores? Como? O que te impede de evoluir mais?

Adaptabilidade

Como já dissemos, as mudanças são constantes. Em alguns setores elas chegam a ser tão rápidas que sequer há tempo para se habituar. É justamente daí que vem a necessidade de saber se adaptar.

A adaptabilidade não só é requerida pelas empresas, como é extremamente necessária para os profissionais que querem se manter ativos no mercado de trabalho.

Essa é uma característica muito pessoal e que precisa ser desenvolvida na prática. Abra mão de velhos hábitos e procure entender melhor as necessidades do mundo atual.

Liderança e tomada de decisões

Já se foi o tempo em que a liderança era uma habilidade exigida apenas dos gerentes. Nos últimos tempos, percebeu-se que saber liderar é algo que traz vantagens em qualquer área e cargo, principalmente em um momento em que se buscam profissionais cada vez mais independentes.

Um bom líder, mesmo que não tenha uma equipe, saberá tomar decisões com mais assertividade, manter a motivação e a produtividade e se relacionar melhor com os companheiros de trabalho. Uma empresa é feita por todos os que trabalham nela e precisa da colaboração de cada um para obter os melhores resultados.

Procure bons treinamentos de liderança e invista em cursos como gestão de pessoas e gestão de negócios.

Espírito de estudante

Vontade de aprender e persistência para se dedicar. Essa característica é o que garante que um profissional seja capaz de conquistar todas as outras habilidades descritas acima.

Com tantas mudanças, é preciso ter consciência de que tudo o que você sabe pode mudar de uma hora para a outra e que, por isso, é necessário ler e estudar constantemente.

É como no caso do direito: um advogado especialista em legislação trabalhista precisa dedicar horas e horas de estudo a cada nova mudança nas leis. Isso faz parte da rotina da profissão.

Procure bons livros e estabeleça metas mensais de leitura. Acompanha sites, blogs, canais e redes sociais da sua área e deixe o modo curiosidade sempre ativado.

O profissional do futuro é alguém que tem sede de aprender e quer evoluir junto com a empresa. Pode parecer muito, mais você vai ver que com um pouco de treino e dedicação essas habilidades se tornam algo natural.

E aí, gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter e se mantenha atualizado com nossos conteúdos!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais