Fique por dentro de 5 tendências da contabilidade

  • 27/ago/2018

Fique por dentro de 5 tendências da contabilidade

As atividades profissionais são fenômenos dinâmicos e acompanham diversas mudanças na sociedade. Isso significa que quem deseja obter sucesso na carreira não pode parar no tempo. É preciso estar sempre se atualizando e conferindo as novidades.

Muitos aspectos podem mudar e influenciar em uma profissão. Alterações em leis ou impostos, por exemplo, causam impacto em diversos campos. O desenvolvimento da tecnologia é outro fator que explica profundas mudanças nas formas de trabalho.

Por isso, precisamos falar sobre as tendências da contabilidade. Você atua nessa área ou tem interesse nela? Conheça as perspectivas para o mercado e fique bem preparado. Trouxemos informações completas neste post. Aproveite!

1. Atendimento especializado

O empreendedorismo vem ficando mais forte no Brasil nos últimos anos. A quantidade de pessoas que se lançam em negócios próprios aumentou, além da forma como as empresas são administradas: os empreendedores buscam, cada vez mais, ter conhecimento para oferecer diferenciais aos clientes.

Com isso, o profissional da contabilidade vai se deparar com um número cada vez maior de clientes que buscam atendimento especializado. Assim, é importante conhecer os nichos de atuação das empresas para atendê-las da melhor forma. Fórmulas gerais não se adequam mais às novas características do mercado de trabalho.

Imagine que, da mesma forma que o empreendedor se esforça para apresentar diferenciais aos seus clientes, ele vai buscar isso nos seus fornecedores e parceiros. Portanto, vale a pena entender especificidades dos negócios e até investir em formação complementar, fazendo cursos e aprendendo estratégias diferenciadas.

Um campo que se ampliou bastante para os contadores ultimamente foi o de startups. Inúmeras empresas estão surgindo e precisam de profissionais que entendam sobre as suas particularidades. Em geral, são negócios na área de tecnologia e com funcionamento pouco tradicional. Acompanhar a novidade e se especializar nesse atendimento é uma grande oportunidade.

2. Uso da tecnologia

É inquestionável que o desenvolvimento tecnológico mudou a sociedade de maneira definitiva. Praticamente nenhuma profissão se manteve igual depois da chegada dos computadores, softwares e aplicativos. Logo, essa também é uma das principais tendências da contabilidade.

Uma mudança bastante positiva foi a automação dos processos. Muitas tarefas do contador eram realizadas de forma manual, envolvendo várias etapas burocráticas. Além de ser mais caro e demorado, havia riscos maiores de se desorganizar e cometer erros. Então, o avanço da tecnologia foi uma vantagem para os profissionais e clientes.

Os órgãos públicos automatizaram muitos passos da regularização de negócios e do pagamento de impostos. E mesmo atividades internas do setor de contabilidade podem contar com o apoio tecnológico. Afinal, o mercado de tecnologia oferece soluções eficientes e personalizadas para modernizar os processos de diversas empresas e setores.

Embora esses aspectos sejam muito positivos para o contador e poupem algumas horas de trabalho, é necessário destacar que eles também trazem uma demanda para o profissional: ele precisa conhecer de tecnologia e aprender sobre as novas possibilidades trazidas por ela. Manter-se fora desse assunto não é uma opção.

3. Gestão estratégica

As ferramentas tecnológicas provocaram outra mudança muito significativa na rotina do contador: ao diminuir o tempo que precisava dedicar aos procedimentos burocráticos, ele deixou de lado atividades técnicas e pôde investir em questões estratégicas. Dessa forma, a equipe contábil passou a exercer mais relevância para a competitividade dos negócios.

Tradicionalmente, a contabilidade pode ter sido vista apenas como algo necessário para regularizar a empresa, mas essa compreensão está mudando. Hoje em dia, com a crescente competitividade do mercado, os empreendedores analisam todos os pontos que podem agregar mais valor ao negócio. E o conhecimento em ciências contábeis, sem dúvida, está entre eles.

A contabilidade não deve ser vista como um fator externo à empresa. Ao contrário, precisa estar alinhada aos valores e às metas do empreendimento. A gestão estratégica desse setor é fundamental para a manutenção e consolidação da marca no mercado. Assim, o contador pode ser um grande parceiro em decisões importantes, ligadas ao planejamento empresarial.

4. Marketing digital

O profissional da contabilidade oferece seus serviços tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Considerando isso, é interessante adaptar sua linguagem e trabalho às especificidades do público. Dessa maneira, fica mais fácil realizar suas funções e até divulgar seu nome. Uma técnica que ajuda muito na divulgação é o marketing digital.

Essa estratégia é bastante atual, sendo uma das principais tendências da contabilidade. Quem atua, por exemplo, prioritariamente com pessoas físicas ou pequenas empresas, pode se beneficiar muito criando perfis nas redes sociais para publicar orientações contábeis em linguagem simples e direta. Com isso, o profissional propaga informações, aproxima seu público e divulga os serviços que realiza.

O marketing digital também é útil para empresas de contabilidade. Ter um site e canais de comunicação online, por exemplo, é uma demanda praticamente obrigatória hoje em dia. Por meio deles, seus clientes podem entrar em contato, consultar documentos e esclarecer dúvidas de maneira rápida. Portanto, esse é um diferencial importante.

5. Fidelização dos clientes

Nós já falamos que os empreendedores de hoje estão interessados em aspectos que tornem seus negócios mais competitivos. A ideia também se aplica aos contadores. Com as mudanças no mercado, não é mais suficiente fazer um trabalho correto e eficiente. É preciso construir verdadeiras parcerias, buscando formas de fidelizar os clientes.

As empresas e pessoas físicas estão procurando alguém que vá além das tarefas burocráticas. É importante oferecer diferenciais que agreguem valor, considerando as características de cada demanda atendida. Trabalhar com eficiência, ter prazos razoáveis e orçamentos justos são exemplos de fatores que fortalecem o nome do contador.

Além disso, valorizar os clientes e vê-los como parceiros de negócios também aumenta o vínculo e ajuda a fidelizar. Por fim, é preciso diversificar os serviços oferecidos — ao entregar mais do que outros contadores, você torna o seu trabalho necessário para o cliente.

Essas são as principais tendências da contabilidade para os próximos anos. Entendê-las é essencial para quem já atua ou pretende trabalhar na área. Analisar cada ponto e procurar formas de usá-los a seu favor enriquece sua atuação profissional e traz mais sucesso na sua carreira.

E então, este post ajudou você? Assine nossa newsletter e acompanhe conteúdos interessantes sobre faculdade e mercado de trabalho!

 






Nosso App

Nossas Redes Sociais