Connect with us

Inicie Sua Carreira

Isolamento social: dicas para ficar em casa e adiantar os estudos

Está difícil se organizar para manter os estudos em dia no isolamento social? Confira nossas dicas e veja como mudar essa história!

isolamento social

O crescente aumento do número de casos da Covid-19 e a necessidade de isolamento social mudaram a rotina de muita gente, inclusive dos estudantes. Então, o que fazer nesse período para não deixar os estudos para trás? Como fazer a quarentena ser produtiva?

A pandemia do novo coronavírus virou nossa vida de cabeça para baixo, mas, com uma dose de planejamento, organização e disciplina, dá para aproveitar o tempo em casa para fazer leituras, exercícios e colocar todo o material do seu curso em dia.

Está curioso para saber o que é preciso fazer? Confira as dicas que preparamos para você!

Organize um ambiente adequado para estudar

O primeiro passo é escolher um espaço para estudar com tranquilidade. Pode ser um canto no seu quarto ou na sala em que haja uma cadeira confortável e uma mesa para deixar o notebook, além de outros materiais, como caderno, canetas, livros e até sua garrafa de água. Contar com uma boa iluminação também ajuda bastante.

Ter esse ambiente é um incentivo a mais para assistir às aulas online, fazer as leituras e exercícios. A única precaução é combinar com as outras pessoas que moram com você de não ser incomodado no período em que estiver estudando. Isso é necessário, pois você não terá um horário sozinho em casa por conta da quarentena, então a compreensão de todos é fundamental.

Monte um cronograma de estudos

Para ter um planejamento efetivo com as matérias, o ideal é organizar sua rotina de estudo com um cronograma. Em uma planilha, coloque os horários destinados para essa finalidade e os tópicos que serão vistos a cada dia. Não se esqueça de separar um tempinho para a revisão dos conteúdos.

Deixe também o intervalo necessário para as aulas ao vivo, para discussão de temas com os colegas e para outras atividades que a faculdade organizar. Se sobrar um tempinho, aproveite para procurar materiais complementares que vão ajudá-lo a assimilar melhor os conteúdos.

As horas livres no cronograma podem ser utilizadas ainda para ler aquela obra de seu autor preferido ou assistir a uma série. Esses momentos também valem pontos para o estudo, pois ajudam a descansar a mente e estimulam sua criatividade.

Estabeleça metas possíveis

Uma estratégia interessante para adiantar os estudos no período de isolamento social é definir metas diárias. Porém, vá com calma: não adianta estabelecer que vai ler três capítulos de um livro se você só vai dar conta de terminar um, por exemplo.

O que queremos dizer é que, para ter sucesso com as metas, elas precisam ser realizáveis. Assim, determine o quanto precisa estudar por dia — como o número de páginas de um livro ou número de videoaulas para assistir. Ao cumprir o que foi proposto, você ficará satisfeito, pois estará, na verdade, vencendo um desafio.

Mantenha sua agenda atualizada

Uma dica de ouro nesses tempos de pandemia é: não procrastine! Monte uma agenda (em papel ou digital) e a mantenha atualizada.

Tenha disciplina de cumprir todas as leituras, atividades e trabalhos propostos no curso. Isso porque é um erro deixar que as matérias se acumulem, pois isso vai virar uma bola de neve, comprometendo o andamento dos seus estudos.

Sabemos que a falta de concentração e a preocupação constante são dois grandes vilões nesse período, porém, ao estudar um pouquinho por dia, você não deixe nada para trás.

Compareça às aulas ao vivo

Muitas faculdades estão montando aulas ao vivo nesse isolamento social, uma oportunidade para o aluno acompanhar com mais atenção as explicações do professor e os tópicos apresentados.

Então, marque na sua agenda esses eventos, organize-se para não perdê-los e aproveite para interagir e tirar todas as suas dúvidas. O mesmo vale para outras atividades remotas propostas pelo curso.

Armazene os conteúdos na nuvem

Como todas as suas atividades estão sendo realizadas online, é necessário proteger seus arquivos. Imagine se dedicar para escrever um artigo ou trabalho da faculdade e depois não encontrar mais esse texto?

Por isso, a dica é armazenar esses materiais digitais não só no seu computador, mas também na nuvem, local em que ficam seguros e podem ser acessados de qualquer lugar. Você pode utilizar o Google Drive ou ainda o Dropbox.

Compartilhe suas ideias com os colegas

Estudar em casa e sozinho pode ser bem monótono, no entanto, dá para mudar essa história se reunindo com os colegas de turma para formar um grupo de estudo, trocar ideias, tirar dúvidas e até desabafar ou descontrair durante a pandemia.

Utilize o fórum do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso ou ainda forme um grupo no WhatsApp. Essa interação é essencial para que você tenha ânimo para adiantar os tópicos.

Fuja das distrações

Na hora de estudar em casa, é fundamental que você consiga se dedicar às matérias. Por isso, não tem outra saída: é preciso fugir das distrações. Evite conversar com outras pessoas da casa enquanto realiza as leituras ou acompanha a aula. Pode parecer bobagem, mas cada vez que você dispersa, leva um tempo grande para se concentrar novamente.

Além disso, deixe o celular desligado para não cair na tentação de verificar cada nova mensagem no WhatsApp ou atualização nas redes sociais.

Cuidado com o excesso de informações

Outra dica é não receber informações dos noticiários em excesso, principalmente aquelas que tratam do aumento do número de casos confirmados e mortes.

É claro que é bom se manter atualizado para estar a par de todas as medidas de proteção contra a Covid-19, mas tenha o cuidado de se informar uma vez ao dia. Desse modo, você reduz a ansiedade, o que também pode comprometer seus estudos. Cuidado, inclusive, com as fake news sobre a doença, que rondam as redes sociais e também podem atrapalhar sua concentração.

Viu só como você pode adiantar os estudos durante o isolamento social? É uma fase difícil para todos, mas tenha em mente que isso vai passar. Por isso, aproveite bem esse tempo em casa para assistir todas as aulas e, dessa maneira, não comprometer seu plano de se qualificar!

Gostou de acompanhar este post? Então, ajude seus amigos a estudarem durante a quarentena: compartilhe essas dicas em suas redes sociais!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD