Connect with us

Guia de Carreiras

Conheça a carreira de pedagogo e saiba por que ingressar na área!

pedagogo
Tempo de Leitura: 8 minutos

Está pensando em se tornar um pedagogo, mas ainda não faz ideia se é a escolha certa para você? Se a sua resposta for “sim”, saiba que não está sozinho nessa situação. A verdade é que muitas pessoas têm as mesmas dúvidas quando chega o momento de definir a profissão perfeita, afinal, essa é a uma decisão muito importante.

O primeiro passo, nesses casos, é descobrir o que faz um pedagogo, como é o seu dia a dia de trabalho e quais desafios costumam fazer parte de sua rotina. Essa pesquisa detalhada é importante para que você descubra se realmente se encaixa no perfil desejável.

Felizmente, chegou o momento de parar de se perguntar se a Pedagogia é ou não ideal para o seu futuro profissional. Neste post, vamos contar exatamente como é essa carreira e quais são as oportunidades no mercado de trabalho para quem opta pela área.

Então, se você quer transformar seu sonho de ser pedagogo em realidade, continue lendo para saber tudo sobre essa profissão!

O que faz um pedagogo?

O pedagogo é o profissional responsável por atuar na formação de estudantes, ensinando ou desenvolvendo formas de facilitar o processo de aprendizagem. Dessa forma, o mais comum é que os pedagogos trabalhem em ambientes escolares, seja como professor, seja como responsável por funções relacionadas à gestão da instituição de ensino.

Porém, a área de atuação para quem se forma em Pedagogia vai muito além da sala de aula. A verdade é que cada vez mais setores necessitam do trabalho de quem tem a educação como seu principal objeto de estudo.

Quer saber mais sobre as oportunidades disponíveis para os pedagogos? Separamos as principais áreas de atuação logo abaixo.

Produção de material pedagógico

O que seria do estudante sem um bom material de estudos? Hoje, ter apostilas, livros e até conteúdos online — como e-books, vídeos e podcasts — de qualidade é imprescindível para um aprendizado efetivo. Todos esses recursos precisam ser de fácil compreensão e favorecer a absorção de diferentes assuntos.

Por isso, as editoras que produzem materiais pedagógicos contam com a atuação de pedagogos, de forma que qualquer conteúdo desenvolvido seja condizente com as necessidades escolares.

Gestão escolar

Essa é a área para quem pretende trabalhar em escolas, mas sem precisar lidar diretamente com o ensino. Isso ocorre porque os gestores educacionais costumam atuar em tarefas essenciais para o bom funcionamento do local.

Algumas delas são o planejamento anual, elaboração do calendário letivo, organização, entre outros fatores que definem o nível de qualidade da unidade escolar.

No entanto, se você não abre mão do contato com os alunos, é válido saber que a gestão escolar também é responsável por analisar o nível de aprendizado dos estudantes ao longo do ano e traçar metas em relação ao desempenho acadêmico.

Pedagogia Hospitalar

Pedagogia Hospitalar é um dos ramos dessa profissão em que é possível trabalhar fora da sala de aula. Com a possibilidade de atuar tanto no setor público quanto no privado, essa área tem como objetivo garantir o acesso à educação para crianças e adolescentes hospitalizados, principalmente em situações em que o aprendizado está comprometido.

Entretanto, o que faz um pedagogo nesses casos? Ele conecta a criança, o hospital e a escola, adaptando as atividades escolares que devem ser realizadas no local onde o estudante passa pelo tratamento.

Orientar a criança após o período de hospitalização também é uma responsabilidade desse profissional, já que é importante fazer com que o aluno consiga acompanhar a turma ao retornar à sua rotina.

Educação Especial

Cada aluno é único: tem seu nível de dificuldade, tem habilidades únicas e aprende em um ritmo diferente de qualquer outro estudante. Desse modo, existem também aqueles perfis com necessidades especiais. São indivíduos que precisam de adaptações que permitam seu aprendizado de forma eficiente, além do suporte necessário para a realização de suas atividades.

Por esse motivo, a Educação Especial é a área certa para quem pensa em promover o ensino especializado e adequado a quem apresenta necessidades diferentes da maioria da população.

Pedagogia Empresarial

Não pense que o espaço para atuar como pedagogo se resume a escolas, hospitais e instituições semelhantes, pois também existe a possibilidade de atuar em empresas.

A Pedagogia Empresarial, por exemplo, busca garantir que os colaboradores de uma organização consigam absorver as informações necessárias para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Isso pode ocorrer por meio de treinamentos que envolvam técnicas pedagógicas.

Nessa área, o pedagogo vai utilizar metodologias específicas e técnicas de aprendizagem aplicadas às competências que os funcionários precisam ter, como criatividade, concentração, trabalho em equipe, boa comunicação e produtividade.

Educação de Jovens e Adultos

Embora sua profissão seja comumente associada a trabalhos com crianças e adolescentes, o pedagogo também é essencial na formação daqueles indivíduos que, por inúmeros motivos, não conseguiram finalizar a educação básica no tempo regular.

Participar desse processo é devolver às pessoas a vontade de aprender, permitindo que elas tenham acesso a melhores oportunidades para trabalhar e construir uma carreira. Assim, se você tem interesse em contribuir, vale a pena apostar na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Organizações não governamentais

As ONGs também demandam profissionais formados em Pedagogia para colaborar com diversos projetos e ações. Nesses espaços, a atuação pode envolver fases como planejamento, execução e até divulgação de atividades educativas para o público-alvo.

O pedagogo também pode buscar parcerias com empresas que tenham condições de apoiar ou auxiliar a organização, seja investindo em suas iniciativas (financeiramente), seja expondo as práticas desenvolvidas por ela.

Qual é o perfil do pedagogo?

Agora que você já conhece algumas das possibilidades de trabalho e entende o que faz um pedagogo, pode ser que outros questionamentos estejam passando pela sua cabeça. Listamos os mais comuns abaixo.

  • Será que eu posso trabalhar como pedagogo?
  • Quais habilidades ainda preciso desenvolver?
  • Minhas qualidades serão úteis no exercício da profissão?
  • Tenho perfil para atuar e fazer carreira na área?

Para ajudar nessa descoberta, vamos contar quais são as características necessárias para ter sucesso no trabalho com a Pedagogia. A primeira delas é a vontade de transmitir conhecimento, seguida da facilidade para interagir com qualquer pessoa.

Carreira de gestor

Ainda que não trabalhe em escolas, o pedagogo sempre será responsável por ensinar conceitos, valores e auxiliar em processos relacionados a todas as formas de aprendizado. Portanto, ele deve ser capaz de lidar com diferentes públicos, independentemente de fatores como a idade.

Aliás, tão importante quanto ensinar é gostar de aprender! Inclusive, existem livros que precisam fazer parte da rotina de todo estudante de Pedagogia, já que é preciso ler e estudar constantemente. Assim, é possível se manter atualizado em relação às técnicas de aprendizagem que existem.

Outro aspecto que deve ser considerado ao pensar em ser pedagogo é o caráter social da profissão, pois a educação tem impacto direto sobre todos os fatores existentes na sociedade. Logo, é importante saber que levar o conhecimento para outras pessoas envolve a responsabilidade social de atuar diretamente na formação humana.

Além disso, os pedagogos também precisam ter uma boa capacidade de comunicação — algo que pode parecer difícil no primeiro momento, mas que é possível desenvolver ao longo da faculdade de Pedagogia. Independentemente da área de atuação, a necessidade de ter contato com outras pessoas será constante.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

Apesar de muitas pessoas se formarem em Pedagogia todos os anos, o mercado de trabalho para pedagogos oferece oportunidades para quem tem experiência na área e para recém-formados, visto que a necessidade de profissionais de licenciatura é constante no Brasil.

Assim, ao se tornar pedagogo, é possível ingressar rapidamente no mercado de trabalho e, depois, especializar-se por meio de uma pós-graduação. A continuidade dos estudos nessa área é um diferencial que agrega valor ao currículo e pode garantir salários mais altos.

Por falar em salário, a renda média mensal para quem atua na área é de R$ 1.706,71, conforme Guia de Profissões e Salários do portal de empregos da Catho. Os estados que oferecem as maiores remunerações incluem Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Área de educação em expansão

O mercado de trabalho para o pedagogo é bem vasto e esse cenário tende a permanecer positivo. Afinal, muitas escolas (públicas e privadas) e instituições de ensino superior precisam desse profissional.

No Brasil, as oportunidades têm aumentado com a expansão da educação a distância (EAD). Inclusive, a Pedagogia é uma das áreas mais procuradas por estudantes que desejam aproveitar todos os benefícios dessa modalidade, aprendendo remotamente sem perder no quesito qualidade.

Ocupar cargos em órgãos públicos é outra possibilidade atrativa para pedagogos que desejam estabilidade na carreira. Há vários concursos voltados a esses profissionais, como o de Consultor Legislativo e o de Técnico em Assuntos Educacionais.

Qual é a importância da profissão para o futuro?

A descoberta sobre o que faz um pedagogo já deixa claro que essa profissão foi e sempre será essencial a toda a sociedade. Afinal, ninguém passa pela educação básica, aprende algo ou conquista um diploma sem a orientação de bons professores.

Por estudar princípios, métodos e fatores que interferem no processo de aprendizagem, o pedagogo passa a construir a base da formação do indivíduo. É a partir dessa orientação inicial que ele consegue atrair o interesse do aluno, instruindo-o e acompanhando seu desenvolvimento em cada fase.

Hoje, sua atuação vai além das salas de aula para fazer a diferença nos trabalhos de empresas, ONGs e outros ambientes. O objetivo é preparar pessoas que sejam capazes de exercer suas funções com maestria, sempre buscando a excelência em tudo o que fazem.

Nos próximos anos, o potencial para formar indivíduos completos e aptos a construir um mundo melhor será cada vez mais valorizado. Trata-se de uma necessidade diante da globalização que incentiva a construção de novas relações e modos de viver.

É por conta de seu papel transformador, nas mais diversas áreas e entre inúmeros públicos, que a Pedagogia pode ser considerada uma profissão do futuro. Sem ela, mesmo as carreiras mais associadas à inovação não teriam condições de avançar e apresentar progressos.

Quais são as principais matérias do curso?

A faculdade de Pedagogia engloba disciplinas essenciais para o domínio do processo de ensino e aprendizagem. Ainda que a grade curricular varie de acordo com a instituição escolhida, algumas matérias sempre farão parte desse conjunto. Veja alguns exemplos abaixo.

Didática

Trata-se do campo de estudo que aborda os processos de ensino, o que significa que seu foco está nas relações existentes entre os atos de ensinar e aprender. É nas aulas de Didática que o estudante aprenderá como gerar condições que favoreçam a construção do conhecimento.

Sociologia da Educação

Essa matéria aborda os processos sociais envolvidos nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como os aspectos institucionais e organizacionais que influenciam no desenvolvimento da educação. É, basicamente, uma disciplina dedicada a avaliar a escola e suas diversas relações.

Psicologia da Educação

Tem como finalidade mostrar de que maneira os princípios psicológicos se relacionam com a educação e com os processos de ensino e obtenção de conhecimento. Afinal, consiste em um ramo da Psicologia que analisa os mecanismos de aprendizagem, o funcionamento da escola e a eficácia das estratégias educacionais.

Gestão Educacional

Essa disciplina apresenta métodos para garantir o avanço do processo educacional nas escolas e demais instituições de ensino, de modo que todas consigam promover o aprendizado. Ela costuma ser dividida em pilares como gestão financeira, de tempo e de recursos humanos.

Matérias bem específicas também são relevantes, a exemplo de Libras, Metodologia de Pesquisa, Educação Inclusiva e Ensino das Ciências Naturais, Ciências Sociais e da Língua Portuguesa. Como muitas faculdades, a Pedagogia ainda engloba as disciplinas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.

Como se tornar um pedagogo?

Se você decidiu que essa é a profissão dos seus sonhos, é hora de dar o passo mais importante para construir sua carreira: entrar na faculdade de Pedagogia! Essa é a formação obrigatória para desempenhar uma função nas diversas áreas de atuação que existem para os pedagogos.

Com duração de 3 anos, a licenciatura em Pedagogia oferecerá toda a base que você precisa para entender os mecanismos que envolvem o processo de aprendizagem. A formação também vai possibilitar a realização do estágio, que é importante para que você adquira conhecimento prático.

Além disso, uma das maiores vantagens dessa graduação é que ela pode ser realizada na modalidade de educação a distância (EAD). Assim, é possível se formar adaptando os estudos à sua rotina e ao tempo disponível, com um custo-benefício de acordo com as suas possibilidades.

Trata-se de um modelo de ensino dinâmico e inovador, realizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permite acessar conteúdos em diferentes formatos. Todas as atividades são desenvolvidas por especialistas e acompanhadas por professores.

Agora você entende muito bem o que faz um pedagogo e pode usar as informações como base para decidir sobre seu futuro profissional. Se percebeu que a área tem tudo a ver com o que deseja exercer, já pode começar a avaliar as instituições que oferecem uma graduação de qualidade.

Ser um pedagogo permite a atuação em um mercado de trabalho amplo e que oferece vagas em setores diversos. Então, se você quer iniciar sua carreira nessa profissão, a hora é agora! Aproveite para conhecer mais sobre o curso de Pedagogia e entrar na faculdade com a certeza de que fez a escolha certa!

Deixe o seu voto
No votes yet.
Please wait...
Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.