Connect with us

Inicie Sua Carreira

EAD ou semipresencial: entenda quais são as diferenças e como escolher!

EAD ou semipresencial
Tempo de Leitura: 4 minutos

Uma das facilidades que o aumento do acesso à internet pela sociedade proporciona é a possibilidade de estudar a distância. Inovações tecnológicas podem ser aplicadas até mesmo na educação e têm feito com que muitas pessoas consigam alcançar o sonho de ter um diploma de ensino superior. No entanto, nesse caso, é melhor optar pelo curso EAD ou semipresencial?

Essas são duas modalidades de ensino alternativas ao modelo presencial e têm sido muito procuradas por alunos que precisam conciliar trabalho e estudo, ou que não encontram o curso que desejam fazer na região em que moram.

Tanto a EAD ou o curso semipresencial apresentam vantagens. Sendo assim, como decidir entre um deles? O primeiro passo é conhecer melhor o que cada modalidade oferece. Neste post, vamos dar detalhes sobre esses dois tipos de graduação. Acompanhe e saiba mais!

Como funcionam os cursos semipresenciais?

Os cursos semipresenciais são uma espécie de meio-termo entre a EAD e o presencial. Uma parte das aulas é feita a distância, porém, ainda existem algumas disciplinas que precisam ser feitas de modo presencial.

A quantidade de horas referente à proporção de aulas presenciais e a distância é definida pela instituição de ensino. Contudo, o Ministério da Educação (MEC) exige que os cursos semipresenciais não ultrapassem 20% da carga horária na modalidade EAD.

Essa é uma boa modalidade de ensino para os cursos que mesclam conteúdos teóricos e práticos, como disciplinas em laboratórios ou estágio supervisionado. Por essa razão, alguns cursos da área da Saúde, da Tecnologia e das Engenharias se beneficiam do formato semipresencial.

Como eles se diferenciam dos cursos EAD?

Em contrapartida, os cursos EAD são feitos integralmente a distância. Em certos casos, apenas, os alunos precisam comparecer ao campus quando solicitados, como para apresentar trabalhos, levar documentos e assistir a algumas aulas especiais. Contudo, os materiais são todos disponibilizados em um Ambiente de Ensino Virtual (AVA) escolhido pela instituição de ensino.

As aulas na educação a distância podem ocorrer de forma síncrona, nas quais os conteúdos são passados ao vivo, e os professores e alunos precisam acessar, ao mesmo tempo, o Ambiente de Ensino Virtual. Outra opção é ser assíncrona, em que os encontros ficam gravados para que os estudantes possam assisti-los futuramente.

Cursos como Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e vários outros se beneficiam da educação a distância. Por conta da estrutura da graduação, não precisam de visitas aos espaços presenciais para ministrar o conteúdo.

Quais são as principais vantagens de cada modalidade?

Vale a pena também abordar as principais vantagens que cada modalidade oferece. Assim, é possível ponderar e fazer a escolha mais adequada para a sua rotina de estudos. Confira o que os cursos semipresenciais e EAD trazem de benefícios! 

Semipresencial

Suponha que você deseja fazer um curso que só está disponível no município vizinho ou em um bairro muito distante de onde você mora. Deslocar-se diariamente para longe pode ser muito desconfortável no dia a dia, porém, ir apenas uma ou duas vezes por semana é tolerável, não é mesmo?

Esse é um dos principais motivos que fazem com que uma pessoa opte pelo ensino semipresencial, pois permite fazer uma graduação ou pós-graduação sem precisar se locomover diariamente ao campus.

Contudo, outra vantagem da modalidade semipresencial é que ainda é possível ter a experiência de visitar o campus, ter aulas presenciais e entrar em contato direto com os colegas de classe. Para quem não dispensa essa vivência universitária, esse é outro ponto que pesa muito na escolha.

Resumidamente, as vantagens dos cursos semipresenciais são:

  • rotina mais prática;
  • economia de tempo e dinheiro com transporte ao campus;
  • experiência de assistir a aulas presenciais, em salas, auditórios e laboratórios.

EAD

A EAD também oferece muita praticidade na rotina dos alunos, pois dispensa a necessidade de visitar diariamente o campus. Isso também traz uma boa economia no final do mês — sem contar que as mensalidades costumam ser mais baratas para os cursos a distância.

Contudo, em vez de aproveitar essa vantagem apenas na maior parte da semana, como é o caso da modalidade semipresencial, nesse caso, os benefícios são obtidos ao longo de toda a graduação ou pós-graduação.

No entanto, a EAD é indicada para alunos que têm mais liberdade e disciplina para montar a própria rotina de estudos. Afinal, sem organização, não é possível aprender os conteúdos dentro do tempo determinado e entregar as atividades no prazo certo.

Em outras palavras, a educação a distância é uma ótima solução para quem tem um estilo de vida mais atarefado, mas gostaria de fazer um curso superior. Ela também traz vantagens para quem mora em regiões afastadas dos centros urbanos ou de uma instituição de ensino que tenha a graduação ou a pós que gostaria de fazer.

Essa modalidade é igualmente muito indicada para quem se organiza bem no dia a dia e gostaria de ter mais autonomia para definir os próprios horários.

Como fazer a escolha certa?

Para tomar a decisão correta de qual modalidade é mais apropriada para o seu perfil de estudante, é fundamental colocar na balança as vantagens e as desvantagens de cada uma. É importante ressaltar que, qualquer que seja a sua escolha, é essencial ter uma conexão estável à internet e um computador para acessar os materiais e assistir às aulas.

Considerar o tipo de curso que você pretende fazer é outro ponto indispensável. Como visto, algumas áreas, como a tecnológica, conseguem aproveitar melhor a modalidade semipresencial, pois permitem ter aulas práticas presenciais. Já outras, como as graduações e pós das Ciências Humanas, podem ser feitas totalmente a distância sem nenhum problema.

Além disso, é necessário levar em conta a instituição de ensino para fazer o curso. O ideal é que ela seja reconhecida pelo MEC, tenha uma metodologia compatível com o seu aprendizado, conte com um corpo docente qualificado e receba boas avaliações dos alunos e dos ex-alunos.

Já consegue saber se prefere um curso EAD ou semipresencial? Lembre-se de que essa escolha é muito importante, por isso, precisa ser bem-avaliada antes de ser feita. Portanto, aproveite esse momento para pesquisar muito e leve o tempo que precisar para decidir.

Ficou em dúvida sobre alguma informação deste post? Então, entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa sobre os nossos cursos!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.