Connect with us

Inicie Sua Carreira

Quer apostar na carreira depois dos 40? Este post é para você!

Carreira depois dos 40

De repente, você vê que o tempo passou, o mercado de trabalho mudou, e você precisa tentar se inserir nele. Porém, será que ainda há chances de conquistar algo bom? Vale a pena começar ou redefinir a carreira depois dos 40 anos?

Segundo um levantamento realizado pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) e divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa média de desemprego em 2020 foi de 13,5%, o que corresponde a 13,4 milhões de brasileiros.

Grande parte da desocupação foi motivada pela pandemia, que também trouxe transformações na estruturação de empresas e no perfil de várias atribuições. Devido a isso, nota-se uma dificuldade maior de pessoas mais maduras conseguirem uma recolocação. 

No entanto, saiba que os obstáculos são totalmente superáveis. Solange Ferreira de Moura, Diretora Acadêmica de Graduação na Unyleya, contribuiu para este artigo apresentando informações importantes a quem se interessa em apostar na carreira depois dos 40. Continue a leitura e saiba como sobressair!

Por que é tão difícil iniciar a carreira depois dos 40 anos?

A tecnologia vem há tempos mexendo com as exigências ocupacionais. Se, décadas atrás, ter um curso de datilografia tornava a pessoa prestigiada, hoje, tal conhecimento não tem tamanha relevância. Tudo evoluiu rápido, e, com a pandemia, as transformações se aceleraram. Tais mudanças influenciaram, então, o que é exigido dos profissionais.

Atualmente, conseguir um emprego está difícil em qualquer idade. “A maioria dos postos de trabalho com remuneração média já exige nível superior completo. O diploma de graduação passou a ser requisito básico na maioria dos processos seletivos. No entanto, não basta o diploma. Têm que existir diferenciais básicos, como uso correto da língua portuguesa falada e escrita, o domínio da informática e experiência profissional”, avalia Solange.

Como se isso não fosse suficiente, algumas empresas ainda apresentam restrições na contratação de pessoas mais velhas. Os motivos são diversos. Há aquelas que fogem da concessão das aposentadorias; outras enxergam os mais jovens com mais energia, além de menos exigentes no aspecto salarial. Ou seja: eles têm mais disposição para as horas extras e são mais tolerantes a remunerações baixas.

Dificuldade é questão de relatividade

Ainda assim, cabe destacar que o nível de dificuldade em iniciar a carreira depois dos 40 é variável e depende da área. “Em Tecnologia da Informação, a juventude é valorizada, em razão da familiaridade com os meios digitais desde a infância”, exemplifica a Diretora Acadêmica de Graduação na Unyleya.

Por outro lado, muitas ocupações favorecem o profissional com mais idade, que pode ser visto com mais vivência, competência, responsabilidade e confiança. A área de saúde é um bom exemplo: em geral, os pacientes se sentem mais confortáveis com um profissional mais velho.

Solange ainda traz outros casos: “Em Gestão e Negócios, a maturidade e a experiência de vida são importantes, porque contribuem para o desenvolvimento da resiliência, a ponderação e a capacidade de reflexão na tomada de decisões. Na área acadêmica, os profissionais de mais de 40 também são muito valorizados, em razão da paciência essencial para a atividade docente”.

Qual a importância de se preparar muito bem para isso?

Felizmente, a cultura está mudando — de forma lenta, mas está. Aos poucos, é possível perceber uma nova dinâmica nas contratações, que têm reconhecido certas características em candidatos mais velhos. Na visão de Solange, inclusive, eles têm muito a acrescentar:

“Na prática, as pessoas com mais de 40 anos transmitem responsabilidade. Não faltam, nem atrasam tanto. Também costumam ser mais resistentes à pressão do dia a dia, porque viveram e sofreram mais e aprenderam a dominar as próprias emoções, não deixando que elas prejudiquem o desempenho”.

Muitos profissionais já entenderam a dinamicidade do mercado de trabalho e estão correndo atrás da adaptação. A internet, com sua vastidão de informações, e os cursos a distância contribuem para facilitar esse caminho.

“Com a internet, muitos cursos se tornaram acessíveis. Há um mundo de conhecimentos a serem desvendados para o enriquecimento pessoal e profissional, como conhecimentos gerais, artes e cultura. Muitas instituições de ensino superior chegam a oferecê-los gratuitamente pelo site”, ressalta a Diretora Acadêmica de Graduação da Unyleya.

Como se inserir no mercado depois dos 40 anos?

Bem, como você percebeu, existe esperança em fazer dar certo, mesmo para quem está começando a carreira depois dos 40. Solange destaca os seguintes passos para superar os desafios do mercado de trabalho!

Não pare de estudar

O autodesenvolvimento constante é uma forma de acompanhar as mudanças e estar dentro das exigências. Uma faculdade EAD é uma ótima opção. 

“É essencial ter uma graduação, porque o diploma de nível superior virou requisito básico para aumento da empregabilidade. Os cursos de graduação a distância são um excelente caminho para quem tem compromissos com trabalho e família, pois garantem autonomia ao estudante para fazer o próprio horário de estudos”, ressalta.

“Quem já tem graduação precisa buscar pós-graduações, que também existem na modalidade a distância. Elas proporcionam aprofundamento, impulsionando a carreira. Outro ponto relevante é estar por dentro das publicações recentes da área, por meio da leitura frequente”, continua.

Familiarize-se com a tecnologia

A atualização com a tecnologia é primordial para o desenvolvimento de carreira. “Chamamos de imigrantes digitais aqueles que não cresceram com acesso às tecnologias de informação e comunicação, seja pela idade, seja porque não dispunham de meios de acesso na infância. Assim como os imigrantes geográficos, que precisam aprender outra língua, familiarizando-se com o digital”, aponta. 

Não se lamente pelo que deixou de fazer

Lamentar-se ou sentir remorso pelo que não realizou lá atrás pode ser um sentimento comum, mas saiba que ele não ajuda nas conquistas.

“Vivencie o presente. O passado já foi e não volta. O futuro depende do que se faz no hoje. Escolha o que pretende estudar para trabalhar na próxima fase da vida e se dedique. A construção do conhecimento é uma aventura maravilhosa e abre horizontes. É importante ser protagonista da própria vida e buscar desafios constantes. Agindo assim, o profissional amadurece e agrega à sua ação todas as qualidades que as experiências vividas proporcionaram”, declara. 

Invista no networking

O contato com outras pessoas proporciona oportunidades e faz com que você seja mais visto. “O LinkedIn é uma rede profissional. Além de ajudar a fazer um bom currículo, é possível seguir profissionais em empresas relevantes, além dos principais veículos de imprensa. Acompanhe as publicações por lá e anote questões importantes para pesquisar e estudar depois”, aconselha.

Não deixe a insegurança predominar

Não é apenas o conhecimento técnico que torna o candidato atrativo a uma vaga. “Um grande diferencial é ter autoestima e autoconfiança elevadas. Acreditar no próprio potencial é importantíssimo. Enxergue a maturidade como qualidade, e não defeito. Autoestima e autoconfiança também dão mais disponibilidade para aprender sempre e coragem para assumir novos desafios”.

Enfim, por mais que não seja fácil, entenda que é completamente possível iniciar uma carreira depois dos 40. Por isso, busque a mudança. Pesquise por boas instituições e analise a oferta dos cursos a distância. Tenha em mente que fazendo algo agora ou não, o tempo passa de qualquer forma. E é melhor que passe com você investindo naquilo que enxerga como valor para sua felicidade, concorda?

Aproveite seu interesse e pegue algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD