Pós-graduação em Engenharia: 8 cursos que você precisa conhecer

  • 31/jul/2019

Pós-graduação em Engenharia: 8 cursos que você precisa conhecer

Investir em uma pós-graduação é essencial para os engenheiros que desejam se destacar na carreira. E, nesse aspecto, esses profissionais contam com uma excelente vantagem!

Por fazerem parte de um setor bastante amplo, eles podem se especializar em áreas diferentes da sua graduação original e têm a possibilidade de ampliar sua formação por meio de cursos presenciais ou a na modalidade de educação a distância (EAD).

Pensando nisso, preparamos este post com 8 opções de cursos de pós-graduação em Engenharia que vão agregar conhecimentos relevantes e acrescentar pontos positivos ao seu currículo. Ficou interessado? Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Engenharia de Estruturas em Concreto

Relacionada principalmente às áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, a Pós-graduação EAD em Engenharia de Estruturas em Concreto é focada na realização de projetos para a construção de estruturas de concreto. Dessa forma, o conteúdo tem o objetivo de facilitar a compreensão da sua aplicação em diferentes situações, além de proporcionar um maior entendimento sobre a dinâmica de um campo de obras.

Ao longo do curso, os profissionais terão a oportunidade de desenvolver habilidades para identificar e solucionar os problemas que atingem as construções, encontrando as soluções mais adequadas para cada caso, além de desenvolver os seus próprios projetos estruturais.

2. Engenharia de Segurança do Trabalho

Garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores no ambiente corporativo é um assunto de extrema importância para as indústrias dos mais diversos segmentos. Nesse cenário, os profissionais especializados na área têm a possibilidade de garantir boas oportunidades de crescimento na carreira.

Com esses aspectos em mente, a Pós-graduação EAD em Engenharia de Segurança do Trabalho se apresenta como uma boa opção de formação, abordando os seguintes conteúdos:

  • Normas Técnicas e Legislação Trabalhista;
  • Documentações;
  • Higiene do Trabalho;
  • Riscos Químicos, Biológicos e Físicos;
  • Ergonomia;
  • Doenças do Trabalho;
  • Sistemas e Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs).

3. Construções Sustentáveis e Ecourbanismo

A sustentabilidade é outro ponto bastante relevante para o mercado atual e, por isso, também oferece uma ampla gama de oportunidades de atuação para os profissionais que buscam uma especialização no segmento.

Ao estimular uma visão crítica do assunto, a Pós-graduação EAD em Construções Sustentáveis e Ecourbanismo é indicada principalmente para os profissionais das áreas de Engenharia Ambiental e Civil, mas também envolve arquitetos, biólogos e gestores ambientais.

A grade curricular do curso engloba conhecimentos relacionados à gestão de recursos renováveis, hídricos, resíduos e eficiência energética, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis — além do estudo do conceito inovador das ecovilas, bairros e cidades ecológicas.

4. Engenharia de Avaliações e Perícias

Com foco específico no segmento imobiliário e no da construção civil, a Pós-graduação EAD em Engenharia de Avaliações e Perícias oferece conhecimentos avançados para que o profissional aprenda a elaborar laudos técnicos para bens e imóveis de acordo com a legislação vigente e os princípios éticos da profissão.

Dessa forma, o especialista estará apto a atuar junto a órgãos governamentais e jurídicos, bem como empresas responsáveis pela avaliação de propriedades urbanas ou rurais, identificando problemas na construção ou potencialidades que permitam a sua comercialização.

5. Engenharia de Produção com Ênfase em Gestão

A habilidade de gestão — tanto de pessoas quanto de recursos — é altamente requisitada pelo mercado. Afinal, essa competência pode ser a grande peça-chave para garantir o bom andamento dos negócios e, consequente, o sucesso da empresa.

Por isso, a Pós-graduação EAD em Engenharia de Produção com Ênfase em Gestão é muito indicada não apenas para os engenheiros de produção, mas também para os profissionais da área de administração de empresas ou que já atuam em posições de liderança em suas organizações.

Sendo assim, a grade curricular destaca conteúdos relevantes como:

  • Desenvolvimento Pessoal; 
  • Economia e Finanças;
  • Operações;
  • Qualidade;
  • Planejamento de Produção.

6. Engenharia de Estruturas Hidráulicas

Tão importante quanto a estrutura de concreto e a elétrica, a hidráulica é essencial em qualquer tipo de construção, e pode envolver profissionais das áreas de Engenharia Civil, Sanitária, Ambiental, Mecânica e de Produção.

Tamanha relevância faz com que a Pós-graduação EAD em Engenharia de Estruturas Hidráulicas também seja bastante vantajosa para quem busca conhecimentos atualizados com as questões de sustentabilidade e uso racional dos recursos hídricos dentro das obras. Para isso, a grade curricular aborda os seguintes conteúdos:

  • Sistemas de Distribuição da Água;
  • Estações de Tratamento e Efluentes;
  • Hidrologia, Hidrogeologia e Geotecnia;
  • Fluviometria e Sistemas de Drenagem e Escoamento;
  • Planejamento de Obras Hídricas;
  • Licenciamento e Legislação Ambiental.

7. Engenharia Eletrônica e de Computação

Com o crescimento acelerado do mercado de tecnologia e o surgimento frequente de novas ferramentas, a Pós-graduação EAD em Engenharia Eletrônica e de Computação se torna pré-requisito aos profissionais do segmento de TI.

Para quem lida com os equipamentos e aparatos tecnológicos, o curso aborda disciplinas como:

  • Arquitetura e Funcionamento das Máquinas; 
  • Desenvolvimento e Operações de Hardware;
  • Princípios de Linguagem de Programação.

8. Engenharia de IoT – Internet das Coisas

Ainda na área tecnológica, a Internet das Coisas chegou para transformar o cenário atual, trazendo dispositivos inteligentes para facilitar o dia a dia dos usuários. Nesse aspecto, o surgimento de um curso que habilitasse os profissionais para lidar com essas questões tornou-se essencial.

Com a Pós-graduação EAD em Engenharia de IoT – Internet das Coisas, voltada especificamente para as inovações trazidas pela IoT, os formados em Engenharia — ou em áreas correlatas como Análise de Sistemas, Ciência da Computação e Telecomunicações — terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos atualizados e relevantes para o mercado.

Com disciplinas que abordam as aplicações dessa tecnologia, o seu desenvolvimento, além de redes de comunicação, sistemas operacionais e armazenamento em nuvem, a formação especializada em IoT garante um diferencial e tanto para o currículo profissional.

Por fim, na hora de fazer a sua escolha, é importante considerar qual dos cursos melhor atende às suas expectativas e objetivos de carreira. Por isso, queremos terminar este post destacando alguns pontos relevantes que podem ajudar na sua decisão:

  • fique por dentro das especializações mais valorizadas pelo mercado;
  • avalie a grade curricular e os conteúdos abordados ao longo do curso;
  • pesquise informações sobre o corpo docente;
  • verifique se a instituição oferece a possibilidade de ingressar na educação a distância (EAD);
  • liste os diferenciais oferecidos pela instituição de ensino — infraestrutura, parcerias com empresas e outras instituições, bolsas de estudo etc.

E, enquanto reflete sobre essas questões, que tal aproveitar para conhecer as opções de cursos de pós-graduação a distância na área de Engenharia da Faculdade Unyleya? São diversas opções com qualidade comprovada para você ampliar a sua formação e garantir um excelente diferencial para o currículo!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você