Connect with us

Inicie Sua Carreira

Vagas remotas: saiba como se preparar para conquistar uma!

Vagas remotas
Tempo de Leitura: 4 minutos

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas rotinas se adaptassem ao meio virtual. As aulas, os empregos e as interações sociais passaram a ser realizados mais de forma online, a fim de evitar a contaminação e garantir o isolamento social. Essa dinâmica chamou a atenção de muitas empresas e fez com que vagas remotas ficassem mais comuns.

Atualmente, os negócios que não precisam necessariamente de um lugar físico para exercer as suas atividades ou que não têm a necessidade de ter todos os colaboradores trabalhando de forma presencial estão optando pela oferta de vagas de emprego remotas.

Se esse tipo de emprego chama a sua atenção, então, saiba que se preparar para assumir uma vaga remota é muito importante. Neste post, vamos dar algumas dicas de como se destacar para conseguir a oportunidade dos seus sonhos. Acompanhe!

O que são as vagas remotas?

Com a necessidade de adaptação do trabalho para o modo remoto, a fim de manter o isolamento social, muitas organizações notaram que esse estilo de emprego dá certo para muitos setores. Com profissionais trabalhando a distância, a produtividade é garantida e ainda é possível reduzir custos com transporte.

E foi assim que as vagas remotas se tornaram mais populares. Basicamente, elas são ofertas de emprego para trabalhar a distância, utilizando a internet e a comunicação via telefone. Desse modo, os colaboradores podem atuar no mercado sem sair de casa.

Cada empresa decide como será a dinâmica de trabalho remoto, como a definição de carga horária e a delegação de tarefas. Alguns lugares decidem apenas definir as metas e as atividades que devem ser realizadas dentro de um certo período e, assim, o profissional se organiza como preferir. Já outros estabelecem um horário no qual o funcionário precisa trabalhar, como se fosse presencial.

De todo o modo, é importante se preparar para conseguir se adequar às demandas das vagas remotas, como noção básica de tecnologia, de disciplina e de ambiente adequado para o trabalho.

Como vantagem, o profissional tem uma boa economia de tempo, pode trabalhar no conforto da própria casa e ainda aproveita para ter mais autonomia na rotina. Já as empresas ganham com maior produtividade dos colaboradores, redução de custos e resultados mais positivos.

Como conquistar uma vaga remota?

Como o mercado notou que o trabalho remoto é vantajoso para ambas as partes, as vagas remotas estão aparecendo em maior número. Desse modo, para aproveitar os benefícios do também chamado home office, é importante se preparar. 

Por essa razão, separamos dicas para ajudar você a conquistar uma vaga remota de acordo com as suas expectativas de carreira. Confira!


Pesquise as funções que podem ser desempenhadas remotamente na sua carreira

É preciso saber que nem todas as carreiras podem ser adaptadas para o modelo remoto. Profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, nem sempre conseguem desempenhar funções a distância, justamente pela necessidade de ter contato com o paciente.

Desse modo, é importante começar verificando se as funções que você é capaz de desempenhar dentro da sua área de atuação podem ser executadas a distância. A partir disso, confira as oportunidades de emprego adequadas às suas atividades.

Conquiste o conhecimento necessário para assumir a vaga desejada

Suponha que você encontrou uma vaga de emprego na qual atendia a quase todos os requisitos, menos domínio de uma linguagem de programação, por exemplo. Se esse é um padrão identificado na maioria das oportunidades parecidas, é hora de ir em busca do conhecimento necessário para ocupar esse espaço.

Fazer um curso livre, assistir a vídeos, participar de palestras e até mesmo apostar em uma pós-graduação, são maneiras de obter as habilidades e os conhecimentos necessários para cumprir os requisitos de algumas vagas remotas.

Familiarize-se com as principais ferramentas usadas no trabalho remoto

O trabalho remoto vai demandar certas ferramentas básicas, como uma conexão estável de internet, um computador ou aparelho celular. Dominar os programas mais utilizados, como Pacote Office, Google Drive, entre outros, também será fundamental.

Desse modo, enquanto você está em busca de uma oportunidade de emprego, já pode aproveitar para se familiarizar com as ferramentas de trabalho remoto mais comuns na sua área de atuação.

Estude as empresas e os empregos dos seus sonhos

Quando um recrutador nota que o candidato conhece a empresa, as chances de ele conseguir a vaga aumentam bastante. Ao mesmo tempo, só vale a pena se candidatar para um emprego em que você realmente gostaria de trabalhar. Assim, é possível colher bons frutos na carreira.

Sendo assim, além de caprichar no seu currículo, é importante também estudar o emprego dos seus sonhos e as empresas que têm potencial para oferecê-lo. Essa é uma estratégia interessante até mesmo para saber quais são as ferramentas que você precisa dominar para conquistar a vaga e se preparar para atender aos seus requisitos.

Quem se formou em cursos EAD larga na frente?

É interessante também ressaltar que os profissionais que se formaram em cursos EAD têm preferência na hora de concorrer a uma vaga remota, e isso tem uma explicação. Afinal, adaptar-se à educação a distância é semelhante a se adequar ao trabalho feito de modo online.

Ambos envolvem familiaridade com a tecnologia, facilidade para entender as ferramentas digitais, organização para manter a produtividade e disciplina para entregar as atividades dentro do prazo ideal. Dessa forma, os recrutadores olham com bons olhos para candidatos com formação EAD.

Ainda assim, isso não dispensa a preparação para concorrer a uma vaga remota. Ter os requisitos necessários e apresentar habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho ainda é fundamental.

Além disso, não se sinta mal caso não tenha feito um curso superior a distância. Pense que é possível unir duas necessidades, como a de atualizar os conhecimentos e a de se familiarizar com o ambiente remoto ao iniciar uma pós-graduação EAD.

Assim, é uma ótima hora para começar a se preparar para concorrer a vagas remotas. Lembre-se também de que a qualificação profissional é fundamental para ter sucesso profissional. Portanto, invista sempre na educação e na atualização dos conhecimentos.

Gostou do conteúdo? Então, continue lendo mais assuntos como este. Para isso, é só curtir a nossa página no Facebook e acompanhar nossas postagens!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.