Connect with us

Inicie Sua Carreira

5 dicas para encontrar emprego e se recolocar no mercado de trabalho

encontrar emprego
Tempo de Leitura: 4 minutos

Encontrar emprego, atualmente, não tem sido fácil para ninguém. Com uma alta taxa de desemprego no Brasil, mais profissionais estão, ao mesmo tempo, em busca de oportunidades de trabalho. Portanto, é fundamental ter em mente que as vagas, sobretudo aquelas com mais benefícios, estão muito concorridas.

No entanto, existem estratégias que todo profissional pode usar para se colocar em um espaço de maior visibilidade no mercado de trabalho e ter mais oportunidades ao seu dispor. Descobri-las é de grande importância para se destacar e se diferenciar dos outros candidatos. 

É sobre esse assunto que queremos abordar neste post. A seguir, conheça 5 dicas fundamentais para quem está em busca de um novo emprego e quer se recolocar no mercado!

1. Invista no Ensino Superior

Sabemos que existem alguns fatores que aumentam a empregabilidade, sendo a educação um dos mais importantes. Ao investir no Ensino Superior, é possível ter mais vantagens na hora de buscar um emprego.

Uma graduação ajuda a aumentar o nível técnico sobre um assunto, a desenvolver qualidades profissionais importantes para o mercado de trabalho e a aprofundar o conhecimento sobre determinada área de atuação.

Mas como investir no Ensino Superior? A princípio, é fundamental encontrar um curso com o qual você se identifique. Analisar a grade curricular e as oportunidades de desenvolvimento de carreira que uma graduação proporciona são formas de escolher a profissão ideal para seguir.

É preciso também apostar em uma boa instituição de ensino para aproveitar o período universitário da melhor maneira, tendo a garantia de que está recebendo uma educação de qualidade. Além do mais, é necessário avaliar o tipo de graduação que você pode escolher.

As vantagens da EAD têm se destacado principalmente para os profissionais que precisam conciliar o estudo com o trabalho. Isso porque a educação a distância permite organizar os próprios horários e economizar tempo e dinheiro com locomoção, além de estudar onde e quando você quiser.

2. Amplie seu leque de cursos

Como visto, a educação é muito valorizada para se destacar no mercado de trabalho. No entanto, não é apenas o Ensino Superior que os recrutadores buscam na hora de fazer uma contratação — afinal, até mesmo os profissionais com graduação podem sentir dificuldade em encontrar emprego em áreas de atuação muito concorridas.

Sendo assim, tenha um diferencial. Cursos livres, estudo continuado, formações complementares: tudo isso é levado em conta durante a análise de um currículo do candidato. Desse modo, mesmo quem já se formou no Ensino Superior precisa saber que ainda é necessário investir na educação.


É possível ampliar o leque de cursos das mais variadas maneiras. Por exemplo, se você se graduou na área de Administração, buscar uma pós-graduação, como MBA, é de grande vantagem para se destacar no segmento dos negócios.

Além disso, não é necessário fazer cursos relacionados de forma direta com a área de formação. Quer um exemplo disso? Atualmente, a relação da sociedade com a tecnologia está cada vez mais íntima.

Dessa forma, profissionais que não sabem lidar com ferramentas digitais ficam para trás nas fases de recrutamento. Portanto, investir em cursos livres ou de extensão relacionados à TI (Tecnologia da Informação) e à programação é uma ideia fantástica para qualquer um que queira se destacar no mercado de trabalho.

3. Faça networking

Você sabe a importância do networking para a sua vida profissional? Na prática, trata-se de criar uma rede de contatos que pode oferecer ajuda mútua no desenvolvimento de carreira. Isso é construído com pessoas conhecidas, colegas de trabalho e do Ensino Superior, professores, entre várias outras possibilidades.

Ter um bom networking é uma oportunidade de descobrir novidades na área de atuação, receber e fazer indicações, encontrar parcerias para montar um negócio e, é claro, construir uma carreira mais sólida e se recolocar no mercado de trabalho.

Para fortalecer o seu networking, comece a conversar com mais profissionais da área de atuação do seu interesse e a criar laços com professores e colegas no Ensino Superior. Considere também visitar eventos do seu segmento no mercado e estar presente em redes sociais mais profissionais como o LinkedIn.

4. Atualize-se no mercado

Algo que não vai acrescentar em nada ao seu desenvolvimento profissional é não se interessar pelas novidades. Atualizar-se sobre as mais recentes informações do mercado é fundamental para saber onde vale a pena investir.

Para isso, é importante estar sempre pesquisando e à disposição para aprender mais sobre o que está sendo valorizado no mercado. Observar as tendências da economia e da sociedade também é outra medida necessária para fazer as suas apostas no desenvolvimento de carreira.

Não pense que isso não é fundamental na hora de encontrar emprego. Com essa tática, dá para saber o que os recrutadores esperam de um profissional, bem como os tipos de currículo mais valorizados no momento e as habilidades indispensáveis para o mercado que você ainda precisa desenvolver.

5. Busque oportunidades na área

Por fim, busque e identifique as oportunidades que surgem na área. Demonstre proatividade para encontrar emprego no segmento em que você gostaria de atuar. Para isso, primeiramente, é fundamental manter as suas informações atualizadas no currículo e nas plataformas de vagas de trabalho.

Além disso, você pode aumentar as suas possibilidades. Entrar em contato com os recrutadores por meio de solicitações de conexões no LinkedIn é uma ideia que deixa o seu perfil à mostra.

Isso vale a pena também fora do ambiente virtual. Apresentar-se para outros profissionais em espaços como cursos, workshops, palestras e eventos relacionados à área de atuação é uma forma de se mostrar presente, fortalecer o networking e chamar a atenção de pessoas que podem oferecer oportunidades incríveis.

Como visto, encontrar emprego de fato não é uma tarefa fácil, principalmente diante de cenários econômicos mais instáveis. No entanto, ainda é possível achar a oportunidade ideal. Só que, para isso, é necessário investir em estratégias essenciais para se posicionar no mercado de trabalho, como apostar na educação, criar uma boa rede de contatos, ficar por dentro das novidades e sempre aproveitar as chances que aparecem no caminho.

Investir na educação é um ponto crucial para encontrar o emprego dos sonhos. Para receber mais dicas de como fazer isso, é só assinar a newsletter da Unyleya e acompanhar nossos conteúdos!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.