Connect with us

Carreiras em Direito

Curso de extensão: um diferencial e facilitador para atuar no mercado

Não se pode negar que o aprimoramento da formação profissional influencia diretamente o sucesso da carreira em qualquer área. Geralmente, quando se pensa em qualificação e reciclagem, logo vem à cabeça a pós-graduação. Embora seja uma excelente alternativa para o crescimento, ela não é a única. Um curso de extensão, por exemplo, também pode ser bastante vantajoso.

Com carga horária bem mais curta, a extensão é uma modalidade de aprendizado que mescla teoria e prática de forma bastante equilibrada. Esse tipo de conhecimento inclui inúmeras vertentes: pode ser um trabalho artístico, aprender a mexer em um programa de informática, o estudo de um novo idioma ou até mesmo estratégias para melhorar o desempenho em uma atividade profissional específica.

Quer saber mais? Então veja neste post o que as extensões podem fazer para impulsionar os negócios do seu escritório e a sua carreira como advogado! Confira!

O que é um curso de extensão?

Os cursos de extensão fornecem um conhecimento mais focado sobre determinado assunto. Trata-se de instruções que não costumam ser apresentadas na graduação nem na pós.

Nessa categoria de ensino as aulas são mais práticas e enxutas. Na atualidade, existem diversas formas de se fazer uma extensão: aulas a distância, presenciais ou então que misturam o método online com o clássico.

Essa qualificação é muito indicada para quem tem uma vida profissional corrida, isto é, não conta com muito tempo para se dedicar aos estudos. Afinal, uma pós-graduação exige muito mais do aluno, não é mesmo?

Dessa forma, o curso de extensão acaba servindo muito bem para o profissional ficar atualizado, mas sem grandes sacrifícios financeiros ou de meses e meses a fio dedicados às aulas, provas e demais tarefas.

Vamos para um exemplo prático? Um advogado bem-sucedido na operação do Direito pode ter dificuldades para fazer a gestão do seu escritório: controlar o sistema de cobrança, medir a inadimplência, calcular a evolução da renda etc.

Nesse caso, ele teria como escolha um curso de extensão sobre um software jurídico. Assim, esse profissional aprenderia a mexer nessa nova ferramenta com o intuito específico de melhorar as operações burocráticas do negócio.

Um curso de extensão pode contar com workshops, congressos, simpósios, tarefas práticas, técnicas, culturais e acadêmicas. Nessa categoria de complemento educacional, há duas subdivisões: os cursos de extensão livres e os cursos de extensão universitários. Observe a definição de cada uma dessas vertentes:

O que é um curso de extensão livre?

Os cursos de extensão livre não estão subordinados a leis nem normas regulamentadoras. Daí a origem dessa nomenclatura: qualquer entidade, empresa ou até mesmo pessoa física têm o direito de disponibilizar essa modalidade de ensino.

São exemplos de cursos livres as aulas de música, de dança, de línguas, de tecnologia e informática, de esporte, de fotografia, de segurança pessoal, de pintura, de desenho, de culinária etc.

Na condição de livre, esse tipo de conhecimento é dado sem a obrigatoriedade de um mínimo de carga horária, nem processos de avaliação, nem de validação da metodologia aplicada. Os cursos de extensão livre também são chamados de capacitação, atualização, aperfeiçoamento e reciclagem.

O que é um curso de extensão universitária?

Já os cursos de extensão universitária, como já diz o próprio nome, são oferecidos por instituições de ensino superior com o objetivo de complementar o currículo da grade oficial, seja a graduação, seja alguma pós-graduação.

Desse modo, estão autorizados a participar desse curso tanto os profissionais já formados em determinada área como aqueles que ainda estão cursando a faculdade ou a universidade. Existe um Plano Nacional de Extensão Universitária que traz uma definição sobre esse mecanismo de ensino.

Segundo essa noção, o curso de extensão universitária “é um processo cultural, científico e educativo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade”.

Os cursos de extensão universitária, embora não tenham o mesmo status de uma pós-graduação, são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), sendo que os entes organizadores desses módulos, ao final do ciclo, emitem certificados para os alunos.

Como uma extensão pode ajudar no mercado de trabalho?

Por serem curtos e muito objetivos, os cursos de extensão são perfeitos para quem quer melhorar o desempenho das atividades profissionais de um modo muito rápido. Em outras palavras, a pessoa pode aplicar o que aprende na prática de forma quase que instantânea.

Como normalmente é focado em um tema, o curso de extensão é muito recomendado para sanar falhas específicas. Imagine um perito em segurança que tenha dificuldades de oratória. Ele pode fazer uma extensão para eliminar essa lacuna e começar a dar aulas, por exemplo.

Ou seja, a extensão é uma categoria que pode suprir a defasagem do currículo ou até mesmo da personalidade. Você pode cursar, por exemplo, uma extensão para aprender a desenvolver a empatia. Desse modo, essa vertente é muito indicada para profissionais já formados que querem uma atualização ágil e certeira. Veja alguns benefícios desse método:

Rápida conclusão

Certamente, um dos grandes atrativos da extensão é a sua curta durabilidade. Esse tipo de formação costuma ter no máximo 360 horas, de modo que é viável terminá-la em até 90 dias.

Além disso, há tipos de ensino ainda mais velozes e ultrarrápidos, que oferecem processos de qualificação eficientes em dez horas de atividades. Como eles têm um custo-benefício melhor, tema que abordaremos daqui a pouco, muitos estudantes fazem várias extensões, uma atrás da outra. Assim, eles conseguem deixar o currículo muito mais rico em pouquíssimo tempo.

Prestígio

Um curso de extensão não tem a mesma validade que uma graduação ou uma pós, como já explicamos neste artigo. Por outro lado, ele conta com muito crédito no mercado de trabalho, regra que vale para uma infinidade de carreiras.

Apenas pelo fato de estar fazendo uma extensão, já transparece a ideia de que você não está acomodado, de que se preocupa em evoluir em sua performance. Vamos usar o próprio exemplo do Direito. Quando você é um especialista em determinada área, ganha mais confiança dos clientes e até mesmo dos colegas, que indicam seu nome quando não podem atender essa ou aquela pessoa.

Na extensão, suas habilidades nas áreas nas quais você já trabalha passam por uma evolução, um aperfeiçoamento. De maneira muito natural, é conquistada uma performance mais satisfatória, o que vai contribuir para a sua reputação. Além disso, é viável conquistar destaque no mercado de trabalho em campos ainda inéditos na sua história profissional.

Se você quiser partir para ações ligadas ao meio ambiente, ao contar com uma extensão no assunto, vai ser mais simples fechar o primeiro contrato, ou seja, abrir as portas. Afinal, você terá como comprovar o conhecimento no tema. Ademais, essas aulas são ótimos meios para manter interações com alunos e professores que, no futuro, poderão ser a chave para outras oportunidades.

Atualização

Com os avanços tecnológicos, quase todos os segmentos passam por modificações bruscas a todo instante. Em algumas carreiras, essa característica de inconstância já é inerente à própria atividade.

Na medicina, por exemplo: a ciência faz novas descobertas, medicamentos inéditos são lançados e os protocolos de atendimento mudam, o que requer atualização constante dos profissionais.

No Direito não é diferente, já que a legislação está sempre sofrendo alterações, sem contar as novas leis que corriqueiramente são aprovadas nas casas legislativas de todo o país.

Há de se pensar ainda nas transformações culturais e sociais. Por exemplo: há 40 anos, quem ousaria falar em Direito Cibernético ou mesmo em Direito Genético? Por essas razões, o curso de extensão é um instrumento muito eficiente para não ficar defasado.

Mais do que refinar as suas atuais competências, essa qualificação também é apropriada para ampliar o leque de atuação profissional. Assim, você pode fazer uma extensão e começar a tocar processos em novos ramos do Direito.

Custo-benefício

Outra vantagem do curso de extensão é o preço. Ele costuma ser mais econômico do que uma pós-graduação. Até pelo fato de ser mais curto, esse padrão de aprendizado não requer grandes quantias de investimento.

Por isso, para quem já está estabilizado nesse lado financeiro, fica muito simples fazer várias extensões, uma vez por semestre, por exemplo. Dessa maneira, a atualização e o networking ficam garantidos. Você não vai precisar quebrar tanto a cabeça para fazer novos contatos ou se manter em dia com as mudanças na lei em suas especialidades jurídicas.

Qual a diferença entre curso de extensão e uma pós-graduação?

Os cursos de extensão não têm o mesmo peso formal de uma pós, mas eles também podem ser reconhecidos pelo MEC. Com a extensão, você não ganha títulos acadêmicos, mas recebe certificados que vão atestar o aprofundamento de seus estudos.

A seguir, vamos abordar o que distingue um curso de extensão de uma pós. Com essas orientações, você pode refletir mais sobre qual tipo de qualificação se encaixa melhor na sua rotina. Observe:

Curso de extensão

Os cursos de extensão são mais práticos, porém não dão direito a diplomas. Por outro lado, seus participantes recebem certificados que especificam a carga de horas em aula e o tipo de instrução ensinada. Na maior parte dos casos, a extensão é multidisciplinar, de modo a oferecer professores especialistas em várias áreas diferentes.

Pós-graduação

Já os cursos de pós-graduação são voltados ao polimento das habilidades acadêmicas. Nessa divisão do conhecimento, há duas grandes subáreas: stricto sensu e lato sensu.

No primeiro caso — stricto sensu —, o estudante aprende a elaborar pesquisas científicas e a desenvolver trabalhos ligados à tecnologia e à docência, com ênfase no próprio ensino superior.

Na segunda categoria da pós-graduação — lato sensu —, os alunos recebem capacitação técnica profissionalizante em setores específicos, como é o caso do MBA (Master of Business Administration ou Mestre em Administração de Negócios) e da especialização em si. O que acha de conhecer um pouco mais sobre as variações de pós? Acompanhe!

Especialização

A especialização é um tipo de pós que refina o conhecimento que o aluno já tem em determinada área. Você, que é advogado, pode ser um especialista em Direito Ambiental, por exemplo. Normalmente, ela dura entre 12 meses e um ano e seis meses.

Neste ano, uma resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação) acabou com a obrigatoriedade de entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para o recebimento dos certificados de especialização.

Essa novidade, embora a experiência de um TCC seja muito rica, pode ser mais um incentivo para os profissionais com pouco tempo para o estudo. Quem sabe você não se anima em começar um curso nessa modalidade?

MBA

O MBA leva pelo menos um ano para ser concluído e, na maior parte dos casos, mescla alguma área específica de estudo com processos que envolvam o gerenciamento, o marketing e a habilidade em administrar negócios.

Há muitos cursos de MBA interessantes para o operador do Direito, como mostraremos ainda neste post. Em geral, esse aprendizado conta com estudos de casos para enfatizar o lado prático.

Mestrado

Existe o mestrado com foco acadêmico, dirigido a pessoas interessadas em dar aulas no ambiente universitário. Vale lembrar que a carreira acadêmica, no Direito, é bastante promissora, com salários de fato recompensadores. Ainda mais para quem já acumula uma boa bagagem de atuação na área.

Tem também o mestrado profissional, no qual o participante recebe uma formação mais consistente voltada a temas específicos que vão ajudar na performance do cotidiano. As duas modalidades têm cerca de dois anos de duração. Os estudantes fazem uma dissertação ou estudo de caso que são bastante enriquecedores para o aprimoramento das competências.

Doutorado

O doutorado costuma ser indicado para quem já atua na carreira acadêmica há algum tempo ou então para os interessados em pesquisa e inovação. A intenção do doutorado é levantar ideias originais e extraordinárias em áreas segmentadas.

Durante o curso, o aluno produz um estudo minucioso que tenha impacto positivo junto à sociedade. Com quatro anos de duração, esse tipo de pós inclui a elaboração de uma tese sobre tema inédito, o que pode simplesmente significar um salto na vida profissional.

Pós-Doutorado

Mesmo depois de conquistar o título de doutor, o profissional pode prosseguir com seus estudos por meio do pós-doutorado. O tempo desse curso oscila muito conforme a instituição de ensino e a área de atuação.

Não é exigido um trabalho final, mas o aluno desse tipo de pós é estimulado a publicar artigos sobre suas considerações, a realizar palestras sobre esses temas, bem como a dar aulas em outros níveis de pós ou mesmo na graduação.

Como os temas dos cursos de extensão de Direito podem guiar a sua carreira?

Uma especialização na área do Direito pode significar mais clientes e mais ganhos em seu escritório. A formação de qualidade traz diferenciais competitivos concretos. Muitos profissionais, porém, sofrem com a falta de tempo. Afinal, no mundo moderno, as rotinas são mesmo corridas.

O ensino para quem tem dificuldades de agenda não deve ficar muito restrito à sala de aula. Nesse sentido, o curso de extensão é perfeito, já que mistura conhecimento teórico e prático de forma sucinta.

O Direito tem um forte caráter social e, por causa disso, está em um interminável estado de mutação. A cada mudança da sociedade, surge a demanda por um novo tipo de Direito.

Quando você se mantém sempre em movimento no processo de atualização, enxergar essas nuances fica muito mais fácil. Muitas vezes, uma transformação social esconde novas oportunidades.

Nesse contexto, o curso de extensão pode ser a saída para os profissionais que hoje não dispõem de horários para uma pós-graduação em Direito. O conteúdo que você aprender nesse tipo de ensino pode ser aproveitado em várias situações: para prestar uma prova de concurso público, para melhorar a atuação nos tribunais, para aumentar a sua rede de contatos etc. Veja algumas opções:

Arbitragem na prática: das cláusulas à sentença arbitral

No curso Arbitragem na prática: das cláusulas à sentença arbitral, o matriculado participa de uma simulação para prever todas as etapas de uma arbitragem, desde redigir as cláusulas de um contrato até a sentença arbitral, passando por todos os níveis que envolvem esse tipo de acordo.

A arbitragem tem ganhado muito espaço nos últimos anos devido à morosidade e aos altos valores envolvidos nos processos judiciais clássicos. Por isso, ela se tornou uma nova necessidade na área jurídica. Você vai aprender como se tornar um advogado mediador com professores atuantes nessa área e, mais do que isso, que são respeitados como referências.

Leis Especiais aplicadas ao Direito Penal e Jurisprudência Aplicada

Outra boa opção é fazer a extensão As Leis Especiais aplicadas ao Direito Penal e à Jurisprudência Aplicada. Esse curso é feito por meio do estudo de casos. Ele é bastante recomendado para reciclagem de advogados da área ou para aqueles que queiram ingressar nela. Quem faz pesquisa sobre o Direito Penal e o Direito Processual Penal também aproveita muito essa categoria de aperfeiçoamento.

Oficina de Finanças Públicas aplicadas à atividade financeira do Estado

Com a extensão Oficina de Finanças Públicas aplicadas à atividade financeira do Estado, o profissional desenvolve habilidades teórico-analíticas para avaliar, programar, produzir e pôr em prática políticas, projetos e demais funções dos entes e das administrações financeiras públicas.

Tudo que é ensinado passa por atualização quanto à jurisprudência nesse assunto. Em outras palavras, o participante tem acesso ao que há de mais inovador em termos de Direito Administrativo Financeiro.

Oficina de Licitações e Contratos

Ao decidir por um curso de extensão na modalidade Oficina de Licitações e Contratos, o participante aprenderá sobre as questões práticas que envolvem a realização de licitações para obras e para reformas abertas por entes governamentais. O aluno ganha uma visão clara e concisa do assunto, o que vai ajudá-lo a ficar preparado para o gerenciamento de serviços públicos e da própria administração pública.

Oficina de atuação no Tribunal do Júri

Mais uma alternativa de aprimoramento profissional é a Oficina de atuação no Tribunal do Júri, por meio da qual é possível realizar simulações práticas que empregam os princípios constitucionais e legais ligados a esse tipo de jurisdição. Advogados, defensores públicos e procuradores são exemplos de profissionais que podem se beneficiar com essa linha de instrução.

Oficina de Apelação Criminal e Habeas Corpus

Você também pode escolher a extensão Oficina de Apelação Criminal e Habeas Corpus, na qual são empregados procedimentos práticos dinâmicos em salas de aula. Nesse complemento de qualificação, é dada uma extensa revisão de como fazer recursos fundamentais para o Processo Penal.

As orientações fornecidas incluem profunda análise de jurisprudência, de modo que o aluno consiga elaborar peças de apelação criminais em total consonância com as últimas decisões das cortes superiores.

Além de como elaborar o habeas corpus, o matriculado revê todas as situações nas quais o mecanismo é cabível. É importante ressaltar que esse instrumento jurídico tem muita relevância para o cliente, uma vez que envolve seu direito à liberdade. Ou seja, um advogado com boa fama nessa questão tende a ser mais procurado.

Oficina de Inquérito, Defesa Prévia e Alegações Finais

Com uma Oficina de Inquérito, Defesa Prévia e Alegações Finais, o interessado vai passar por aulas com exercícios de dinâmica em grupo. Serão ministradas revisões sobre como proceder em cada um dos casos, inclusive com apontamento de admissibilidade, tramitação e pressupostos.

Aspectos Práticos da Administração Direta e Indireta

Já com o curso Aspectos Práticos da Administração Direta e Indireta, o estudante recebe instruções sobre a organização da Administração Pública e sobre as principais situações desse ramo que envolvem jurisprudências e polêmicas.

Essa modalidade de ensino é indicada para procuradores, magistrados, servidores públicos e demais candidatos à carreira pública. Serão dadas noções sobre Direito Administrativo e Gestão Pública tanto para operadores do Direito como para detentores de cargos de supervisão neste último setor.

Aspectos Jurisprudenciais das Garantias Constitucionais no Direito Penal e Processual Penal

Mais uma alternativa é fazer o curso de extensão Aspectos Jurisprudenciais das Garantias Constitucionais no Direito Penal e Processual Penal, no qual serão realizadas aulas com exposições dinâmicas em classe sobre a Teoria Geral das Garantias Constitucionais.

Esse processo de aprendizagem conta com a atualização do tema na questão da jurisprudência, isto é, com uma minuciosa pesquisa sobre as últimas decisões dos tribunais superiores.

Como você já deve ter percebido, o curso de extensão é uma excelente oportunidade para se aperfeiçoar de um jeito prático mais voltado à realidade profissional do dia a dia.

Com a devida especialização, você aumentará as chances de passar em concursos públicos, de ampliar a cartela de clientes, e até mesmo de entrar para a carreira acadêmica. Quer saber mais sobre qualificação profissional em Direito? É muito simples: leia nosso artigo sobre estudos jurídicos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD