Connect with us

Inicie Sua Carreira

8 melhores dicas sobre como ser mais produtivo no dia a dia de estudos

como ser mais produtivo
Tempo de Leitura: 4 minutos

Para quem estuda, uma das melhores sensações é perceber que o dia rendeu e gerou vários aprendizados. É uma forma de manter a motivação lá em cima para conquistar novos objetivos relacionados à própria educação. Se você também quer desfrutar disso, precisa aprender como ser mais produtivo.

O bom desempenho na revisão de conteúdos, fórmulas e conceitos faz com que o domínio dos assuntos ocorra rapidamente. Além de favorecer a rotina na faculdade, isso pode funcionar como um treino para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Ficou com vontade de saber mais? Veja agora como ter melhores resultados com 8 dicas!

1. Monte um plano de estudos

O primeiro passo para se organizar é deixar os seus compromissos visíveis, em uma planilha digital ou em um caderno. O importante é anotar tudo o que você precisa fazer, desde as tarefas simples até aquelas leituras complexas. Dessa forma, será mais fácil categorizar cada atividade conforme o nível de urgência.

O plano de estudos também deve levar em conta os afazeres diários, relacionados a lazer, trabalho e descanso. Só assim você terá condições de gerir o tempo disponível e dar conta de tudo. Não é à toa que os cronogramas sempre aparecem entre as orientações de como ser mais produtivo.

2. Determine as prioridades

Com o plano estruturado, observe as tarefas com cuidado e vá anotando as mais relevantes para cada período. Considere prazos de entrega, vésperas de prova e assuntos importantes para atingir determinada meta. Depois, é só colocar as atividades prioritárias em destaque, com uma cor ou símbolo diferente.

O ideal é fazer essa análise diariamente, preparando a agenda sempre na noite anterior. Assim, ao acordar e tomar o seu café da manhã, você não perde tempo pensando no que precisa ser feito e já consegue partir para a ação. É uma ótima forma de colocar a mão na massa e agilizar processos cotidianos.

3. Elimine as distrações

Ruídos da rua, conversas de pessoas e até sons de aparelhos estão entre os principais inimigos de quem senta para estudar. E é pior ainda quando há uma combinação de estímulos sonoros e visuais, que deixam a pessoa confusa e suscetível a perder concentração.

Em alguns casos, as distrações podem gerar estresse e ansiedade, fazendo com que o desempenho caia muito. Logo, se você procura dicas de como ser mais produtivo, não ignore a qualidade do espaço de estudo. Capriche na organização do ambiente, retire elementos que bagunçam seu campo de visão e tente amenizar os barulhos ao máximo.

4. Defina e cumpra horários

Uma pessoa comprometida com suas obrigações consegue administrar melhor o tempo. Isso porque tem total controle do que fará em cada momento da semana, desde uma saída com os amigos até a realização de uma consulta médica. Inspire-se nesse tipo de perfil se quiser avançar na questão da produtividade.

Você pode se orientar pelo plano de estudos, já que ele contará com horários específicos para cada atividade. Uma boa tática é incrementá-lo com mais detalhes, a fim de transformá-lo em uma agenda completa. Só lembre-se de mantê-lo sempre em mãos para consultar e avaliar sua disponibilidade.

5. Aproveite os ciclos produtivos

Cada pessoa tem seu ritmo para produzir e necessidades específicas em relação ao descanso. Enquanto alguns grupos preferem estudar à noite, outros se sentem mais dispostos pela manhã. É importante que você identifique essas variações nos níveis de energia para tirar proveito dos ciclos mais produtivos.

Por outro lado, caso queira alterar esse fluxo, saiba que você precisará reordenar toda a rotina de sono para que o cansaço não prejudique o desempenho. Na busca de como ser mais produtivo após o expediente, por exemplo, pode ser crucial incluir uma rápida soneca ao chegar a casa. Isso permitirá que o corpo e a mente recuperem suas forças para encarar uma nova sequência de tarefas.

6. Evite a procrastinação

Adiar planos faz parte da conduta humana. Ou seja, vez ou outra, toda pessoa sentirá vontade de largar o que está fazendo ou ignorar algo que precisa ser iniciado. Esse tipo de comportamento pode até significar um pedido inconsciente de pausa após longas jornadas de trabalho ou de estudo.

Quando ele aparecer, faça uma avaliação crítica para identificar se você realmente precisa de intervalo ou se está apenas com medo de enfrentar novos desafios. No segundo caso, seja persistente e se esforce para dar o primeiro passo. Uma forma de se motivar é pensar nos seus objetivos de curto e longo prazo.

7. Conte com a tecnologia

Já faz tempo que a transformação digital vem afetando nossa maneira de fazer as coisas, o que inclui os diversos processos de aprendizado. Hoje, é difícil encontrar alguém que não utilize sites, aplicativos e softwares para otimizar tarefas de todos os tipos.

Isso explica por que a adoção da tecnologia sempre surge entre as dicas de como ser mais produtivo. Vale a pena contar com a ajuda dela para gerar tabelas de compromissos, cronometrar o tempo de estudo, criar lembretes diários, preencher questões de simulados, entre outras situações.

8. Adote hábitos saudáveis

Só conseguimos desempenhar bem as funções quando estamos saudáveis. Já tentou estudar com sono, quando tem dor de cabeça ou em um dia repleto de preocupações? Não é fácil manter o foco em cenários como esses; por isso, é crucial que você se dedique a cuidar do seu bem-estar físico e mental.

Uma rotina equilibrada faz toda a diferença na conquista de bons resultados. Ela inclui o básico para ter qualidade de vida, como sono adequado, alimentação nutritiva e prática de exercícios físicos. Pode envolver, ainda, coisas que são importantes para a sua felicidade, como passar tempo com a família ou desenvolver um hobby.

Em uma pesquisa sobre como ser mais produtivo, você também pode se deparar com a sugestão de escolher um curso na modalidade EAD. Isso porque, ao estudar a distância, você consegue organizar seus próprios horários, assistir às aulas nos momentos em que tem mais energia e conciliar diversas rotinas.

Interessante, não é? Se quer acessar mais publicações com dicas de estudos, curta a nossa página no Facebook!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.