Connect with us

Dicas de Estudo

Artigo científico: entenda o que é e como ler de forma eficiente

artigo científico
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já leu um artigo científico? Geralmente, essa é uma leitura que pode assustar os alunos no primeiro contato. No entanto, saiba, desde já, que esse tipo de material não é tão complicado assim.

O importante mesmo é saber como ler um artigo de forma eficiente. Isto é, adotando as melhores técnicas para compreendê-lo ao máximo possível e aprender bastante com o conteúdo. Assim, você pode usá-lo para fazer seus trabalhos acadêmicos ou, até mesmo, escrever seu próprio paper.

Neste post, saiba mais sobre o que é um artigo científico e confira ótimas dicas para fazer uma boa leitura desse material!

O que caracteriza um artigo científico?

Um artigo científico, também chamado de paper, é um texto produzido a partir de uma pesquisa científica. É possível encontrá-lo nos mais variados formatos e com as mais diversas finalidades, como:

  • experimental — descreve as hipóteses, os objetivos, os métodos e os resultados encontrados na prática de um experimento;
  • revisão bibliográfica — reúne as ideias dos principais trabalhos acadêmicos e achados de um determinado tema de pesquisa;
  • originais — são artigos de destaque na área científica, por apresentarem os próprios métodos e teorias, dando início a uma nova perspectiva ou a uma nova linha de pesquisa.

Artigos científicos são publicados em uma revista científica, mais conhecida como periódico, e devem trazer hipóteses, métodos, discussões e resultados em torno de um ou mais temas de investigação.

Por que essa produção é importante?

É esse tipo de produção que sustenta a área acadêmica. Todos os artigos, antes de serem publicados, devem passar por um processo de revisão por pares, feito por pesquisadores experientes na linha de pesquisa sobre o tema. Também pode haver apresentação do trabalho em congressos e em outros eventos acadêmicos.

Cada artigo publicado é uma contribuição para a literatura acadêmica. Trata-se de uma fonte confiável para a realização de novos trabalhos científicos, seja para:

  • refutar as ideias relatadas;
  • reproduzir os mesmos métodos descritos.
  • basear-se nas teorias ou técnicas para criar um novo método ou uma nova hipótese na área.

Os artigos científicos são fundamentais para a carreira acadêmica. No entanto, podem ser utilizados também como referência bibliográfica para diversas atividades no mercado de trabalho, tendo em vista que são fontes confiáveis sobre determinado conteúdo.

Como funciona o ambiente acadêmico?

O ambiente acadêmico tem como objetivo principal o desenvolvimento de produção científica. Para isso, utiliza de métodos aceitos para analisar um determinado objeto de pesquisa e tirar conclusões em torno desses estudos.

Os artigos científicos são a base do trabalho realizado no ambiente acadêmico. Além de servirem como referencial teórico, costumam ser o resultado de uma ou mais pesquisas realizadas por cientistas e profissionais da academia.

Quais cursos usam esse método para apresentar o TCC?

Para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a consulta a artigos científicos é essencial. Afinal, é muito importante partir de conteúdos confiáveis na hora de produzir trabalhos acadêmicos, especialmente aquele que vai garantir a sua formação.

No entanto, dificilmente um estudante precisará escrever um artigo científico, a não ser que esteja dentro da carreira acadêmica, seja como um aluno de iniciação científica, mestrado ou doutorado, seja como um pesquisador formado.

Contudo, pode ser que alguns projetos pedagógicos de determinados cursos solicitem a entrega de um artigo científico como TCC. Isso vai depender das estratégias adotadas na graduação, que podem ser conferidas nos editais de uma instituição de ensino.

Como começar a ler artigos científicos?

Independentemente de precisar ou não produzir o seu próprio artigo, a leitura desse tipo de material faz toda a diferença no período universitário. Com isso, é possível realizar trabalhos com mais autoridade sobre o assunto, desenvolver conteúdos com segurança e aprender mais sobre diversos temas.

No entanto, esse tipo de trabalho nem sempre conta com uma leitura fácil. Não é à toa que muitos alunos têm dificuldade para começar a ler artigos científicos. Se você se identifica com essa descrição, fique por dentro de algumas dicas que vão ajudar a ter contato com esse material! 

Leia o resumo

Para saber do que se trata um artigo científico, não basta apenas ler o título. Todo trabalho desse formato exige a escrita de um resumo, um pequeno texto que fala brevemente sobre o que encontrar a seguir.

Ler o resumo garante que você encontre todas as informações que precisa saber para verificar se o artigo entrega o conteúdo que está procurando ou não. Por isso, comece com a leitura dessa parte para contextualizar.

Confira as palavras-chave

Logo após o resumo, existe a reunião de algumas palavras-chave sobre o artigo. Elas estão relacionadas ao conteúdo que o artigo apresenta e facilitam na hora de pesquisar novos trabalhos sobre a linha de pesquisa.

Não pule a introdução

Em seguida, vem a introdução, que costuma apresentar os referenciais teóricos para aquele artigo. É nessa parte do artigo que o autor vai falar sobre os trabalhos que já foram escritos antes do tema, quais foram as inspirações para a realização da pesquisa e os objetivos. 

Identifique a abordagem

Como visto, existem diversos tipos de artigos científicos. Geralmente, no resumo ou na introdução, o autor relata qual é o modelo do trabalho. Por exemplo, no caso de uma revisão bibliográfica, os pesquisadores indicam que tipo de revisão foi feita e sobre qual tema.

Reflita sobre os resultados

Os últimos tópicos de um artigo costumam se voltar para reflexões em torno do trabalho. Em casos de experimentos, são descritos os resultados encontrados na pesquisa e se eles são compatíveis ou não com os dados já existentes na área.

Nos artigos de revisão, é nessa parte que você encontra a síntese de todos os pontos levantados nos trabalhos utilizados para a produção desse paper. Além disso, na parte da discussão, é possível encontrar os problemas ainda não resolvidos e as questões que ainda precisam de resposta, levantadas pelo próprio texto.

Observe as imagens

A maioria dos artigos científicos contam com imagens que explicam melhor o que está escrito no texto, principalmente na discussão dos resultados encontrados. Sendo assim, sempre que estiver se perdendo na leitura, veja se existe uma imagem no trabalho que ajude a compreender a linha de raciocínio descrita.

Como você viu, um artigo científico é aquele tipo de trabalho que movimenta a produção na área acadêmica. Por conta disso, serve de base para diversos estudos e podem ser muito aproveitados na graduação.

Falando nisso, que tal conhecer uma boa instituição de ensino para fazer um curso superior? Entre em contato conosco para saber mais sobre as graduações que oferecemos!

3.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br