Connect with us

Inicie Sua Carreira

Carreira docente: entenda o que você deve esperar dela!

carreira docente

Seguir na carreira docente é ter um papel ativo na formação de uma sociedade. A educação é um dos aspectos mais valorizados nas nações desenvolvidas e, por meio dela, é possível fazer mudanças significativas nas estruturas sociais. Contudo, para isso, é preciso contar com a atuação de bons professores.

Seguir na docência é um desafio para muitos profissionais no Brasil. No entanto, essa não é uma carreira totalmente desvalorizada. É possível ter sucesso e realização trabalhando nessa área, desde que você aposte em segmentos em alta e mantenha-se por dentro das novidades.

Neste post, vamos descrever o panorama da carreira docente no Brasil e mostrar como é possível superar os desafios nessa área e ser um profissional de sucesso. Acompanhe!

Quais são os desafios da carreira docente no Brasil?

Se os desafios de ser um docente no Brasil já eram visíveis antes da pandemia, após a necessidade de adaptação para o ensino remoto e o fechamento das escolas para garantir o isolamento social durante o ano de 2020, os problemas foram ainda maiores. Falta de incentivo, desvalorização da profissão e despreparo tecnológico são apenas algumas das adversidades dessa carreira.

De acordo com um levantamento realizado pela organização Todos pela Educação, um dos maiores problemas para que os professores se adaptassem ao novo contexto foi a falta de preparo para agir em situações emergenciais — como o ensino remoto diante da pandemia. 

Independentemente da pandemia, outro problema que afeta com frequência os profissionais que atuam na docência são os cortes de verbas na educação. Em 2020, o governo lançou um projeto que propõe a redução de 30% do orçamento previsto para o ensino básico.

Essas medidas, além de impactarem os estudos de milhões de crianças e de adolescentes, atingem cerca de 80% dos professores do país. Esse número é equivalente à quantidade de docentes que atuam na rede pública de ensino do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2020. Ainda de acordo com essa pesquisa, no ano de 2019, apenas 85,3% dos docentes apresentavam grau de escolaridade superior. 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também contribui com uma pesquisa que aponta que o salário-base de um professor no Brasil fica, em média, US$ 13 mil por ano, enquanto em países como a Austrália, esse valor é de US$ 45 mil anuais.

Desse modo, é possível notar que, dentre os principais desafios da carreira docente no Brasil, estão:

Como se preparar para superar os desafios nessa área?

Apesar de contar com diversos desafios, a carreira docente ainda é fundamental para a sociedade e dispõe de boas oportunidades de emprego no mercado. Contudo, quanto mais preparado o profissional estiver para superar as adversidades, maiores as chances de alcançar o sucesso, seja na Pedagogia, seja na licenciatura, seja no mestrado, seja no doutorado.

Desse modo, veja como é possível se preparar para superar os desafios nessa área.

Faça uma pós-graduação

Valorizar a educação é um dos passos principais para que um docente consiga desenvolver a carreira. Para isso, a continuação dos estudos se mostra como fundamental para quem quer encontrar oportunidades melhores e ganhar maiores salários.

Apostar em uma pós-graduação é uma maneira de garantir esses benefícios na carreira. Uma especialização permite se aprofundar em um segmento da educação, enquanto o mestrado e o doutorado preparam o profissional para trabalhar na área acadêmica e dar aulas em universidades.

Para escolher o tipo de pós-graduação ideal para continuar os estudos, é importante considerar primeiramente as suas perspectivas de carreira e as expectativas para o futuro.

Atualize-se

Além da graduação e da pós-graduação, é imprescindível que um docente seja um profissional atualizado. Acompanhar as notícias e saber o que está em alta na área da educação é necessário para oferecer um ensino de qualidade aos alunos e promover a carreira.

Fazer cursos livres, assistir a palestras, participar de eventos na área e ler conteúdos sobre educação são algumas atitudes promissoras para um profissional que atua com a docência.

Busque métodos inovadores

Inovar no ensino é outra maneira de se preparar para enfrentar os desafios da carreira docente. Além de ajudar os alunos a aprenderem de uma maneira mais dinâmica e inédita, essa é uma forma de se destacar como um bom profissional. Desse modo, aproveite os feedbacks dos estudantes para descobrir como trazer algo novo às salas de aula.

Aposte na tecnologia

Dominar algumas ferramentas tecnológicas tem sido cada vez mais necessário para os profissionais de todas as áreas do mercado, e não poderia ser diferente na educação. Afinal, vivemos em uma época em que os recursos digitais são utilizados nas mais simples tarefas do dia a dia.

Conhecer os métodos de EAD, mesmo não atuando diretamente nessa modalidade, vai fazer com que o profissional esteja mais preparado para o futuro da docência. Além disso, aprender a usar plataformas e recursos digitais que ajudam no aprendizado contribui muito para a inovação nas salas de aula e para tornar o próprio trabalho mais prático.

Quais cursos da carreira docente estão em alta em 2021?

Um dos cursos mais tradicionais para quem quer seguir carreira docente é a graduação em Pedagogia. Com ela, o profissional pode trabalhar na educação básica, dando aulas para crianças da pré-escola e do início do Ensino Fundamental, além do público dos programas de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Para quem se identificou muito com uma disciplina aprendida durante o ensino básico e quer dar aulas para adolescentes e adultos, vale apostar na licenciatura em áreas como:

  • Letras;
  • Matemática;
  • Educação Física;
  • Ciências Biológicas;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • Química;
  • Física.

Além disso, como visto, fazer uma pós-graduação ajuda muito a alavancar a carreira docente. Desse modo, quem já se formou na área da educação pode se beneficiar ao conhecer alguns cursos de pós que também estão em alta:

Como visto, a carreira docente enfrenta vários desafios no Brasil, embora seja essencial para a formação de qualquer cidadão. Assim, vale a pena apostar em medidas para enfrentar os obstáculos e contribuir para uma sociedade mais desenvolvida. Para isso, o primeiro passo é investir na própria educação e no desenvolvimento profissional.

Gostou do post? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco para descobrir como os nossos cursos podem contribuir para a sua carreira!

1/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD