Connect with us

Inicie Sua Carreira

O que faz um analista de dados, afinal? Venha descobrir!

o que faz um analista de dados

Você tem dúvidas sobre o que faz um analista de dados? Pessoas que trabalham na área da tecnologia têm a oportunidade de atuar nas mais variadas áreas e realizar atividades diversas. Por esse motivo, é muito comum que as pessoas não saibam ao certo como funciona essa profissão.

Um profissional que sabe como manusear e tratar dados também é muito valorizado em empresas dos mais variados portes. Sendo assim, o mercado de trabalho para banco de dados e áreas correlatas se torna cada vez mais convidativo.

Neste post, vamos falar mais sobre a atuação do analista de dados e mostrar alguns detalhes com relação a essa profissão. Quer ficar por dentro desse assunto? Então, continue conosco!

O que faz um analista de dados?

Antes de saber o que faz o analista de dados, vale a pena entender um pouco mais sobre como funciona esse trabalho. Nas tarefas relacionadas ao tratamento de dados, é possível fazer dois tipos de análises:

  • quantitativa — na qual se trabalha com informações concretas, como os números, utilizando modelos matemáticos e computacionais para obter conclusões;
  • qualitativa — quando as informações são menos objetivas e ajudam na descrição de fatos e dos comportamentos dos dados.

Desse modo, o analista de dados é o profissional responsável por cuidar desses dois tipos de análise, sabendo identificar os métodos mais adequados para realizar as tarefas. Desse modo, é quem interpreta, examina, trata e tira conclusões de um conjunto de informações.

Desde já, é possível notar a importância da atuação desse profissional para o desempenho dos mais diversos setores, não é mesmo? Ao trabalhar com dados concretos e com os resultados que esse tipo de conteúdo aponta, é possível tomar decisões mais assertivas, além de oferecer produtos, serviços e atendimentos de qualidade. É por isso que um analista de dados é procurado em várias áreas no mercado de trabalho.

Qual é a história da profissão?

As informações sempre foram processadas, seja por meio do nosso próprio cérebro, seja com o uso de ferramentas que facilitam ainda mais esse trabalho. No entanto, a área da análise se tornou uma ciência no ambiente acadêmico.

Conforme o volume de dados foi aumentando nas universidades, tornou-se necessária a criação de programas que otimizassem o processamento e a análise. Por volta de 1960, quando o interesse no desenvolvimento tecnológico cresceu ainda mais em vários países, principalmente por incentivo da Guerra Fria, essa ciência foi recebendo destaque.

Já no início do século XXI, o uso de uma grande quantidade de dados se tornou indispensável para várias áreas do mercado. Isso possibilitou que profissionais que dominassem as técnicas de análise ou soubessem criar métodos fossem cada vez mais procurados.

Com a transformação digital e o desenvolvimento de novas ferramentas, como o Big Data e a Inteligência Artificial, a profissão recebeu ainda mais destaque. Assim, atualmente, torna-se uma das funções mais importantes em diversos processos de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Como é o dia a dia de trabalho?

Tire de sua mente todo aquele estereótipo criado em torno da figura de um analista de banco de dados, como uma pessoa que trabalha sozinha, exclusivamente em frente a um computador e que age de forma antissocial.

De fato, é necessário passar muitas horas programando e utilizando processadores para agilizar a análise de dados. No entanto, o dia a dia de um analista é bem mais dinâmico.

Na maioria das vezes, esse profissional vai atuar em equipe. Isso é importante para uma análise apurada dos dados, por diferentes pontos de vista, e para um bom aproveitamento dos resultados. Além disso, desenvolver habilidades interpessoais e gostar de estudar se tornam essenciais para ter sucesso nessa carreira.

Quais são as principais atividades?

Quer saber o que faz com que o dia a dia de trabalho do analista de banco de dados seja tão dinâmico? Então, confira a seguir as principais atividades realizadas pelo profissional!

Tirar insights dos dados

Não adianta coletar, processar e organizar os dados se o profissional não é capaz de interpretá-los e aproveitá-los adequadamente. É por esse motivo que muitas empresas optam pela contratação de um analista, a fim de ter colaboradores ou parceiros terceirizados com esse conhecimento técnico e teórico.

Tirar insights dos dados é uma das atividades mais frequentes de um analista de dados. Isso é feito a partir das ferramentas computacionais e modelos matemáticos apropriados para a finalidade desses conteúdos.

Fazer análises de negócio

Um analista de dados costuma ser muito procurado para o processo de organização de um plano de negócios. Isso porque o profissional tem habilidades técnicas e conhecimentos importantes para fazer um levantamento de informações fundamentais visando o sucesso da empresa.

Compilar e processar dados

Lidar com um enorme número de informações não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso organizá-las e, ainda, interpretá-las de diferentes maneiras. Para facilitar todo esse processo, existem algumas técnicas de compilação e processamento. Essas são outras das atividades desempenhadas pelo analista ao longo de sua rotina de trabalho.

Desenvolver consultas com SQL ou PL/SQL

Lembra que falamos que é necessário utilizar ferramentas computacionais para a análise? SQL e PL/SQL são linguagens que permitem a manipulação de programas que ajudam a tornar mais prático todo o processo de compilação, processamento e tratamento de dados. Consultas nesses sistemas estão em diversos momentos do dia a dia desse profissional.

Em que tipo de empresa o profissional pode atuar?

Como visto, um analista de dados pode trabalhar em diversas áreas do mercado. Por ser uma profissional versátil, é possível encontrá-lo em cargos relacionados a:

Como fazer o curso?

Gostou de saber mais sobre a profissão e tem interesse em seguir carreira nesse ramo? Então, que tal investir em um curso superior? Com a graduação, você tem a oportunidade de desenvolver conhecimentos e habilidades fundamentais para atuar nesse mercado e seguir nas áreas que mais despertam a sua atenção.

E o melhor de tudo? É possível estudar em qualquer lugar, de forma prática, com os cursos EAD. Na Unyleya, por exemplo, existem várias formas de ingresso, como a nota do Enem ou o vestibular próprio.

Agora que você sabe o que faz um analista de dados, dê os primeiros passos para ir em busca da carreira dos seus sonhos. Além disso, conte com uma instituição de ensino de qualidade e receba todo o apoio para conquistar os seus objetivos profissionais!

Este post inspirou você? Então, saiba mais sobre a graduação em Banco de Dados da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD