Connect with us

Dicas de Estudo

Como economizar na faculdade com ações simples e práticas? Veja 7 dicas

como economizar na faculdade

Ninguém questiona a importância do Ensino Superior para a construção de uma carreira. O problema é que ingressar em um curso gera novos gastos que precisam ser muito bem planejados. Se você já está na graduação ou prestes a conquistar sua vaga, que tal aprender como economizar na faculdade?

Há várias maneiras de obter descontos e poupar dinheiro durante o processo de formação. Cabe a você avaliar as principais e definir quais cabem na rotina. O objetivo é manter um equilíbrio entre o que entra e sai da sua conta, de modo que priorize os estudos sem perder qualidade de vida.

Para começar, fique de olho nas 7 dicas deste post. Fizemos uma seleção de práticas que podem ajudar você a conter despesas enquanto investe na educação. Aproveite!

1. Fazer um curso EAD

Muita gente considera essa opção ao pensar em como economizar na faculdade. Isso porque as aulas da modalidade a distância não exigem encontros presenciais de professores com suas turmas. Todos os conteúdos são ministrados por meio de uma plataforma virtual própria.

Isso significa que os alunos podem acessar o ambiente online a qualquer momento e de qualquer lugar. Eles só precisam ter uma conta cadastrada para assistir às atividades, interagir com os colegas e realizar provas ou exercícios. As vantagens vão além da comodidade e geram economia.

O diploma de um curso EAD tem o mesmo peso do presencial. Só que, nesse caso, você não precisará enfrentar trânsito e custear o transporte até a unidade de ensino. Alimentação fora de casa e moradia também deixam de ser fontes de gastos.

2. Priorizar materiais digitais

Esses recursos são ótimas alternativas aos livros didáticos e outros itens impressos. Muitas instituições de ensino fornecem, inclusive, materiais de leitura junto às plataformas virtuais de aprendizagem. Assim, os alunos conseguem consultar assuntos relevantes utilizando um dispositivo móvel, como tablet ou celular.

Os chamados livros digitais, por exemplo, podem ser baixados em sites autorizados a baixo custo. Quando comparada à compra dos modelos impressos, essa aquisição tende a ser bem mais vantajosa. Outra opção é solicitar o empréstimo dos materiais tradicionais aos colegas, de modo a fazer cópias ou escanear os trechos usados em cada matéria.

3. Frequentar sebos e grupos de venda

Aprender como economizar na faculdade também exige o garimpo de materiais em espaços específicos. Os sebos, por exemplo, costumam comprar, vender e trocar títulos usados de vários gêneros. Vale a pena pesquisar se existem alguns na sua região e explorar as categorias antes de comprar livros novos.

Algumas redes sociais são excelentes canais de contato com estudantes que passaram pelos mesmos desafios que você. Então, pesquise e entre em grupos de estudo para trocar ideias sobre preço de material. É possível, inclusive, propor a alguns integrantes que se reúnam para comprar um maior volume de produtos de uma vez. Isso gera desconto no valor unitário, e todos saem ganhando.

4. Utilizar descontos para estudantes

O acesso ao Ensino Superior está cada vez mais simplificado e pode envolver condições vantajosas no aspecto financeiro. Hoje, é grande o número de instituições que oferecem bolsas e redução do valor da mensalidade para incentivar cada vez mais pessoas a investir na própria capacitação.

Como se não bastasse a economia desde o ingresso, os alunos ainda contam com benefícios válidos ao longo da graduação. Se você precisa de um estímulo a mais para voltar a estudar, saiba que terá descontos para abrir e manter conta bancária, para adquirir certos produtos e serviços, para pagar entrada em shows e outros eventos, bem como diminuição do preço em passagens.

5. Escolher atividades econômicas

Descanso e lazer são tão importantes quanto uma rotina dedicada aos estudos. Acontece que, se não tiver um controle rigoroso, você pode acabar tendo prejuízo ao investir em atividades comuns de um acadêmico. Isso inclui festas de turma, saídas noturnas e até um café despretensioso após as aulas.

Mas isso não significa que todos esses programas devam ser excluídos da sua vida, certo? Apenas tenha o cuidado de eleger momentos especiais para curtir. Ou seja, na busca de como economizar na faculdade, defina prioridades e aceite que precisará abrir mão do entretenimento em certas datas.

Em vez de celebrar todo fim de provas em bares ou restaurantes, por que não propor uma janta na casa de alguém? Assim, todos dividem os custos de comida e bebida. Da mesma forma, vale a pena substituir aquele passeio de compras no shopping por um piquenique no parque.

6. Monte uma planilha detalhada

É normal associar a figura do estudante a alguém mais despreocupado, que deixa a vida acontecer sem muito planejamento. Porém, quem tem o objetivo de cortar despesas precisa aprender a monitorar o orçamento. Isso exige anotações diárias sobre os gastos e os recebimentos.

Crie uma planilha para enxergar melhor as suas movimentações. Inclua, nesse registro, desde compras pequenas e supérfluas, como um kit de canetas, até investimentos mais significativos, como um curso livre ou uma viagem. Ao manter tudo visível, você terá facilidade para identificar problemas e agir com antecedência.

7. Buscar um estágio remunerado

É impossível listar dicas de como economizar na faculdade sem sugerir a geração ou complemento da renda. Ainda que muitos alunos contem com a ajuda dos familiares para custear as principais despesas, sempre é bom ter a garantia de um dinheirinho extra.

Quem estuda em apenas um período consegue emprego com certa facilidade. Porém, para as turmas de tempo integral ou pessoas que não têm experiência de trabalho, o ideal é fazer estágio remunerado. Apenas tenha a atenção de filtrar vagas remuneradas, a fim de aplicar o conhecimento enquanto recebe pela prática.

Gostou das ideias apresentadas? Esperamos que você encontre uma ou mais formas de poupar dinheiro e não tenha nenhum impeditivo para terminar seus estudos. Agora que sabe como economizar na faculdade, não deixe de discutir as opções com pessoas próximas e de confiança, que possam orientar sua decisão.

Ficou com vontade de saber mais sobre EAD? Veja agora quais são as habilidades desenvolvidas pelos alunos dessa modalidade!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD