Connect with us

Inicie Sua Carreira

Dá para fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Descubra!

da para fazer duas faculdades ao mesmo tempo
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já deve saber que ter um curso superior é um dos requisitos para conseguir bons empregos. Aliás, a graduação já não é mais um diferencial, mas uma exigência básica para as melhores vagas do mercado de trabalho. Diante disso, apresentamos a seguinte questão: será que dá para fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Além de ampliar as oportunidades profissionais, quanto mais você estuda, mais obtém desenvolvimento pessoal. Sendo assim, fazer duas graduações simultaneamente é uma conquista em dobro, embora também seja um grande desafio.

Neste artigo, você vai descobrir se dá para fazer duas faculdades ao mesmo tempo, quais as vantagens disso e as dificuldades que podem surgir. Ao final do post, também vamos apresentar algumas dicas para contribuir com essa jornada. Não deixe de ler!

Afinal, dá para fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Sim, desde que você esteja com disposição para encarar as múltiplas demandas. Isso porque uma graduação já exige bastante do aluno. São provas de todas as disciplinas, trabalhos, apresentações, projetos de pesquisa, eventos acadêmicos, estágio obrigatório, relatórios de estágio etc. Isso sem falar nas atividades complementares que também agregam muito à formação acadêmica e à preparação profissional.

Ao fazer duas faculdades ao mesmo tempo, você terá que dar conta de todas essas atividades em dobro. Para quem pode viver somente se dedicando aos estudos, ainda fica mais flexível adaptar a rotina aos dois cursos. Já para os que têm que trabalhar e estudar, é ainda mais difícil — mas não impossível.

Vale esclarecer que algumas situações específicas não possibilitam a realização de dois cursos universitários, por exemplo:

  • em instituição pública, você pode ocupar somente uma vaga por vez;
  • caso tenha ganhado bolsa Prouni, consiga ingresso pelo SiSu ou queira aderir ao FIES, essas opções também são válidas para apenas uma graduação.

Então, o que você pode é fazer duas faculdades ao mesmo tempo em instituição privada. Outra possibilidade é se matricular em um curso na universidade pública e outro na particular.

Por que fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Caso você decida dar esse passo para receber dois diplomas de uma só vez, veja quais são as vantagens!

Mais opções de atuação

Com duas graduações, você adquire conhecimento amplo e diversificado. Da mesma forma, com dois títulos profissionais, terá à sua frente mais áreas de atuação. Com isso, aumentam também as chances de construir uma carreira que traga satisfação.

Enriquecimento do currículo

Se um título de graduação dá destaque ao currículo, imagine dois! Fazer duas faculdades ao mesmo tempo turbina o perfil profissional, permitindo que você chegue ao mercado de trabalho com um repertório técnico abrangente. Aliás, o próprio fato de ter feito dois cursos simultaneamente chama a atenção dos empregadores, pois indica características como disciplina e determinação.

Qual carreira mais combina com você?

Mais valorização e competitividade no mercado de trabalho

Vejamos uma situação hipotética: em um processo seletivo para uma vaga no setor de finanças de uma empresa, qual desses candidatos teria um currículo mais atrativo: o graduado em Gestão Financeira, o que se formou em Administração ou aquele que tem diploma desses dois cursos?

Claro que outros critérios entram na seleção, como experiência profissional, cursos extracurriculares e competências comportamentais. Entretanto, não há dúvidas de que a dupla formação superior valoriza o candidato e melhora seu perfil competitivo.

Otimização do tempo para adquirir duas profissões

Outra vantagem de fazer duas faculdades de uma só vez é a otimização do tempo para se tornar um profissional multidisciplinar. Dessa forma, após alguns anos de estudos, você conquistará duas profissões. Esse tempo é menor ao optar, por exemplo, por cursos tecnólogos que duram 2 ou 3 anos e têm conteúdo focado nas demandas do mercado de trabalho.

Quais são os desafios de fazer duas faculdades de uma só vez?

Apesar de tantas vantagens, é claro que fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo impõe muitos desafios. O principal deles, como já mencionamos, é a alta demanda de atividades acadêmicas. Provas, trabalhos, trabalho de conclusão de curso, enfim, tudo será em dobro.

Para conseguir ter essa dedicação em dose dupla, você vai precisar de gestão de tempo, organização e muita disciplina. Nesse sentido, os cursos EAD (Educação a Distância) facilitam a vida do aluno.

Isso não significa que a modalidade EAD seja mais fácil — pelo contrário, requer muita autonomia e comprometimento —, mas, pelo menos, não há gasto de tempo com deslocamento nem você precisa estar presente na instituição todos os dias, no horário determinado para o ensino presencial.

Mais um ponto a considerar para cursar duas graduações é o orçamento. É preciso avaliar as finanças com cautela para ter certeza de que é possível conciliar as duas mensalidades. Ainda que um dos cursos seja em instituição pública, existem outros possíveis custos envolvidos, como apostilas, alimentação e transporte.

Por fim, outro desafio de fazer duas faculdades ao mesmo tempo é que o excesso de tarefas pode gerar desgaste e descontrole emocional. Isso é compreensível, tendo em vista a demanda elevada e o tempo escasso para o lazer e o convívio social e familiar.

Diante desses desafios, você deve refletir se vale a pena antes de efetuar as duas matrículas. Para saber se realmente é uma boa ideia, avalie suas áreas de interesse, objetivos de carreira, vantagens e desvantagens dessa decisão.

Reflita também se a melhor alternativa é fazer as duas faculdades ao mesmo tempo ou se seria melhor pós-graduação. Pensando na segunda opção, você pode concluir uma das graduações e depois investir em cursos de especialização para ampliar o conhecimento e as possibilidades de atuação.

Como se organizar para fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Para finalizar este post, trouxemos algumas dicas importantes. Então, se você está pensando em fazer duas graduações de uma só vez:

  • planeje a rotina;
  • veja com a instituição a possibilidade de aproveitar disciplinas correspondentes dos dois cursos;
  • faça um controle financeiro; 
  • trabalhe com cronogramas de estudos
  • evite a procrastinação para não gerar um acúmulo de atividades pendentes; 
  • tenha organização e disciplina — em dobro.

Você viu, então, que dá para fazer duas faculdades ao mesmo tempo, mas isso tem vantagens e desafios. O importante é avaliar com calma, ter visão em médio e longo prazo e saber aonde quer chegar com todo esse esforço. Assim, quando sentir o desgaste emocional se aproximar, mire no objetivo final: obter dois diplomas de ensino superior.

Curta a página da Unyleya no Facebook e acompanhe nossas atualizações!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.