Connect with us

Carreiras na Graduação

O que faz um ajudante de logística? Conheça 4 funções!

ajudante de logística
Tempo de Leitura: 4 minutos

Quem gosta de organização no trabalho e otimização de resultados pode aproveitar as vantagens da carreira de ajudante de logística. Afinal, essa profissão reúne tudo isso, além de exigir bastante responsabilidade, para que produtos e serviços sejam entregues onde necessário, dentro de uma empresa ou para seus clientes. 

Neste post, saiba o que é esse profissional e qual o seu perfil. Veja também 4 de suas principais funções, como anda o mercado de logística e o que fazer para entrar nele. Boa leitura! 

O que é um ajudante de logística? 

Em uma empresa, otimizar os serviços do dia a dia e os seus custos é uma forma importante de economizar dinheiro. Por isso, o ajudante de logística é fundamental. Afinal, é esse profissional que se torna responsável por planejar a realização das atividades, além de cuidar de produtos e serviços, considerando principalmente o espaço, o tempo e o custo.

Em resumo, o seu papel é fazer com que a empresa receba todo o material e o serviço que precisa, para exercer as suas funções sem atraso. Quanto aos clientes, é a boa logística que faz com que os serviços e produtos sejam entregues com cuidado, qualidade e no menor prazo possível. 

O perfil do profissional 

O ajudante da área de logística lida com processos complexos, que dependem de seu bom trabalho para serem realizados, resultando em faturamento para a empresa e satisfação dos clientes. Por isso, é de extrema responsabilidade e exige algumas capacidades para que a pessoa se torne um profissional completo.

Pensamento estratégico 

O pensamento estratégico é a capacidade de enxergar cenários e procurar as melhores soluções para resolvê-los. Nesse caso, ele é exigido principalmente em situações de pressão, quando o plano precisa ser adaptado, conforme as situações do dia a dia.

Bom relacionamento interpessoal 

O profissional de logística lida com muita gente. Desde os supervisores, que querem o trabalho feito com o melhor rendimento, até os colaboradores, de quem depende para a execução das funções práticas. Além disso, também chegam até ele pedidos, satisfações e reclamações dos clientes em relação à logística. Por isso, saber lidar com pessoas é algo essencial.

Criatividade 

A criatividade é exigida na logística tanto para o planejamento, quanto para o ajuste de um plano que não deu certo. Nesse caso, é preciso pensar de forma mais ampla para encontrar novos caminhos, sem comprometer o resultado e os custos já pré-estabelecidos.

O que um ajudante de logística faz? 

Agora que você viu o perfil profissional do ajudante de logística, é importante entender melhor as suas funções na prática. A seguir, veja 4 das principais que separamos para você conhecer!

1. Armazenagem 

Na armazenagem, o ajudante de logística é responsável pela preservação adequada do estoque, além de controlar entradas e saídas. Por exemplo, em uma loja de roupas, é possível atuar no relacionamento com os fornecedores, recebendo as peças e armazenando-as em um local correto para evitar avarias.

Além disso, é possível acompanhar sua saída, a fim de entender a movimentação e a necessidade de comprar mais artigos para o estoque.

2. Transporte 

Uma das áreas mais conhecidas da logística, no caso do transporte, o ajudante pode atuar em diversos segmentos. Por exemplo, em uma fábrica, uma das funções é garantir que a produção saia no transporte certo, nos horários adequados e siga a melhor rota para diminuir os custos com a distribuição. Além disso, também define os detalhes de cada operação para instruir os funcionários que vão atuar nessa parte.

3. Organização de informações e relatórios 

Cabe ao ajudante de logística ser organizado e ter todas as informações corretas e disponíveis. Portanto, é necessário realizar um controle rigoroso de cada etapa de seu trabalho, registrando saídas, entradas, nomes de responsáveis e todos os outros dados essenciais. Dessa forma, é possível identificar erros, agir em situações de emergência e entender problemas na logística. 

Assim, depois de cada trabalho realizado, tudo deve ser registrado. Dessa maneira, o profissional e os dirigentes da empresa vão saber se a logística funciona, se seus produtos chegam aos clientes, o que pode ser melhorado e também qual é o rendimento dos funcionários.

4. Gestão 

A gestão é uma das áreas mais amplas da logística. Nela, você vai estudar diferentes tipos de aplicação. Por exemplo, na Gestão estratégica, vai aprender as melhores ferramentas para administrar todo o trabalho e ter uma visão de mercado para encontrar as soluções mais eficientes.

Já na Gestão de qualidade, vai garantir que tanto produtos quanto serviços sigam os padrões exigidos pela empresa. Por sua vez, ao gerir os canais de distribuição, você garante que tudo chegue até os departamentos e clientes necessários, no melhor tempo. 

Como é o mercado de logística e o que fazer para entrar nele?

A logística é uma área dinâmica. Por isso, as oportunidades são inúmeras. Afinal, qualquer empresa pode aproveitar as habilidades do ajudante de logística para organizar seus produtos, atender aos seus departamentos internos e seus clientes. 

Além disso, considerando o novo hábito de comprar pela internet e receber produtos muitas vezes em tempo recorde, ter uma estrutura bem-organizada é essencial para diferentes empresas. Por isso, não é à toa que o segmento apresentou um crescimento de 11,7% no primeiro trimestre de 2022, conforme dados do IBGE. 

Quanto ao salário, para a função específica de ajudante de logística, a média salarial é de R$ 1.337,00, segundo o portal Vagas. Porém, esse valor pode ser maior, dependendo da empresa, e também aumenta conforme o profissional é promovido. 

Para se tornar ajudante de logística, é preciso uma formação específica na área. Afinal, é necessário ter as habilidades práticas, mas também os fundamentos teóricos para aplicar toda essa organização em uma empresa, principalmente em grande escala. 

Sendo assim, o curso de graduação é essencial, pois ele reúne tudo o que se estuda em logística em diversas áreas, como matérias de administração, gestão e marketing, em um período de cerca de 2 anos. Dessa forma, é possível se formar como tecnólogo em logística e ter ótimas oportunidades para trabalhar em pequenas e grandes empresas, inclusive atuando no Brasil e no exterior. 

A logística é uma área em crescimento, bastante importante para o sucesso de uma empresa. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para quem gosta de funções com alta responsabilidade e organização. Para começar, você pode se tornar um ajudante de logística com uma especialização na área. Depois, com o mercado aquecido, é possível encontrar vagas com os melhores postos e salários

Gostou deste post? Então deixe seu comentário e tire as suas dúvidas sobre o curso de logística! 

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.