Connect with us

Carreiras na Graduação

Tecnólogo em Logística: quais são as áreas de atuação no mercado

Quer fazer a faculdade de tecnólogo em Logística, mas tem dúvida sobre as áreas de atuação desse profissional? Confira nosso post agora mesmo!

tecnólogo em logística

Você busca um curso de graduação que possa ajudá-lo a ter mais oportunidades na carreira? Pois saiba que o curso Superior de Tecnologia em Logística forma profissionais capazes de atuar em diversos segmentos da economia.

Ser tecnólogo em Logística é uma excelente oportunidade para obter bons rendimentos e encontrar ótimas ofertas de emprego. O profissional dessa área precisa ter habilidades de relacionamento, organização e gestão para saber lidar com todos os desafios do dia a dia. Quer conhecer melhor essa carreira? Acompanhe o post!

O que caracteriza um curso de Tecnólogo em Logística?

Tecnólogo em Logística é um curso superior, com diploma válido e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Sua principal vantagem em relação a um curso de bacharelado é o tempo de duração, que leva em média de 2 a 3 anos. Assim, o profissional conclui as disciplinas com muito mais rapidez e fica pronto para assumir uma vaga no mercado de trabalho.

Dessa maneira, os cursos tecnólogos contribuem para que as empresas encontrem profissionais qualificados e com formação prática. Essa é uma grande diferença em relação à modalidade de bacharelado, pois o tecnólogo tem mais disciplinas práticas e menos teóricas, o que conecta o profissional ao que o mercado realmente precisa.

curso Superior de Tecnologia em Logística tem como principal objetivo formar profissionais capazes de atuar em processos de armazenagem e distribuição de mercadorias, de forma organizada e estratégica. Por esse motivo, o estudante tem o contato com várias disciplinas, como:

  • Fundamentos em Marketing e Direito;
  • Gestão Estratégica;
  • Administração de Materiais e Serviços;
  • Gestão da Qualidade;
  • Comércio Exterior;
  • Gestão de Suprimentos;
  • Administração da Produção;
  • Gestão de Estoque e Armazenagem.

Para ingressar em um Tecnólogo em Logística é necessário ter concluído o Ensino Médio. Também é fundamental procurar uma faculdade de confiança e que seja reconhecida pelo MEC.

Qual é a área de atuação de um tecnólogo em Logística?

Esse profissional deve ser flexível e interessado nas demais áreas de uma empresa. Afinal, ele é responsável por fazer a administração de materiais e controle de mercadorias. Também deve saber se comunicar bem com fornecedores, clientes e outros colaboradores, pois o seu departamento trabalha de maneira integrada aos demais.

O tecnólogo em Logística é um profissional muito procurado atualmente pelo mercado de trabalho. E a grande vantagem é que essa área pode oferecer bons salários, dependendo do setor de atuação. Um gerente de supply chain, por exemplo, encontra vagas com ofertas salariais de R$ 18 mil — para isso, é fundamental ter experiência e habilidades estratégicas.

As indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e o comércio eletrônico são os setores que mais procuram profissionais especializados nessa área. Quer entender melhor o mercado de atuação de um tecnólogo em Logística? Acompanhe!

Armazenamento e definição de embalagens adequadas

Uma das funções de um profissional de Logística é se preocupar com a otimização dos espaços físicos. Por isso, ele tem a responsabilidade de avaliar as condições de armazenamento dos ambientes e identificar as mudanças que precisam ser feitas.

Por exemplo: carnes e massas precisam de ambientes adequadamente refrigerados para evitar que os produtos estraguem. E cabe ao profissional em Logística providenciar os equipamentos necessários para esse tipo de situação.

Ele também é responsável por conhecer os vários modelos de materiais que podem ser utilizados para embalar os produtos e identificar a melhor opção para a empresa. Enquanto o macarrão pode ser embalado em pacotes plásticos ou caixas, uma geladeira vai precisar de materiais que protejam o equipamento de riscos e quedas.

Cadeia de suprimentos (supply chain)

Essa é uma área que não olha apenas para os processos internos de uma companhia, mas para todos os parceiros envolvidos: transportadoras e fornecedores. Por esse motivo, o profissional de supply chain é muito valorizado pelo mercado, uma vez que precisa buscar uma integração entre todos os setores para gerar economia e eficiência nos processos.

Ao desenvolver as atividades de maneira integrada, o tecnólogo em Logística consegue obter uma maior satisfação dos clientes ao realizar entregas antes do prazo. Consequentemente, isso aumenta a competitividade e a lucratividade da companhia.

Controller logístico

Esse setor é responsável pelo planejamento estratégico da área de Logística. O profissional é quem organiza o processo logístico, trabalhando na sua execução e monitoramento. Sendo assim, faz as atualizações necessárias caso haja alguma mudança de cenário.

Outras atribuições do controller de Logística é a elaboração do orçamento para essa área, bem como a definição dos indicadores de produtividade, de desempenho e de performance em custos. Dessa forma, nessa função, ele consegue pensar em ações para corrigir erros e prevenir desvios que possam atrapalhar o andamento e qualidade dos processos.

É um profissional muito valorizado, pois assume ainda o papel de consultor, auxiliando os diretores e gestores da companhia na tomada de decisão.

Processos logísticos e gestão da informação

O tecnólogo em Logística é o principal responsável por acompanhar o processamento de pedidos e garantir que o item certo chegue ao cliente. Por isso, ele deve buscar sistemas eficientes para o acompanhamento das operações e fazer a organização de todos os dados de forma sistemática.

Por exemplo: é necessário identificar a matéria-prima armazenada no estoque e manter os itens em ordem para que possam ser encontrados na hora da produção. Também é fundamental fazer a gestão desses produtos, uma vez que, se houver falta deles, todo o processo de fabricação será interrompido.

Logo, o profissional de Logística pode atuar com toda a coordenação do estoque, geração de pedidos, entregas, criação e análise de relatórios para o acompanhamento dos processos.

Rotas e meios de transporte

Em algumas empresas, o profissional atuará especificamente na coordenação das rotas e dos meios de transporte das mercadorias. Tudo depende do tamanho da companhia e das atividades exercidas.

Nesse caso, ele será o responsável por fazer orçamentos com transportadoras a fim de minimizar os gastos. Ele também deve avaliar a segurança do transporte e identificar quais são as melhores rotas para evitar roubos de carga e congestionamentos. Afinal, o objetivo é fazer com que o produto chegue ao consumidor em perfeito estado e dentro do prazo.

TMS e WMS

Para o profissional de qualquer área crescer e ampliar sua atuação é preciso estar atualizado quanto às novidades tecnológicas. Na Logística isso não é diferente. Assim, quem domina as ferramentas de gestão de transportes (TMS) e de armazéns (WMS) pode sair na frente.

O TMS é utilizado para controlar as operações de transporte em todas as etapas da cadeia logística, desde a expedição até a entrega ao consumidor. É um sistema que faz a gestão da manutenção da frota, dos tempos de parada, controle de documentos, fretes, entre outras funcionalidades.

Já o WMS tem o objetivo de automatizar as etapas de recebimento, armazenagem e expedição, otimizando, desse modo, a gestão do estoque e o controle das mercadorias que estão armazenadas.

Planejamento da demanda e estoques

Uma função essencial para que uma empresa consiga manter o fluxo adequado de mercadorias para atender seus clientes com qualidade é o planejamento de demanda e estoques. Imagine fechar uma compra, mas não ter o item em estoque?

Para driblar esses e outros problemas, o profissional de Logística precisa fazer uma previsão da demanda dos produtos e serviços da companhia. Sendo assim, ele realiza um planejamento detalhado para saber onde e quando os produtos serão requisitados e também para estimar qual é a quantidade necessária.

É uma área que trabalha com a gestão de estoques, pois envolve fazer os pedidos de matérias-primas e produtos antes mesmo de saber exatamente qual será a demanda.

São, portanto, processos que vão garantir a qualidade e eficiência dos serviços, pois ao estimar as vendas a empresa consegue se planejar e atender com excelência.

Prevenção de perdas

As perdas fazem parte do dia a dia de qualquer negócio, mas é importante minimizá-las para evitar grandes prejuízos à organização. É por isso que uma das áreas de atuação do tecnólogo em Logística é justamente a de prevenção de perdas.

Esse profissional atua para manter o estoque equilibrado, acompanhando a movimentação dos itens e evitando inconsistências entre a descrição do sistema, que mostra a existência do produto.

As perdas, por exemplo, ocorrem por diversos fatores como furtos, roubos, danos nos produtos ou ainda por uma gestão ineficiente do estoque, o que acarreta a geração errada de pedidos. Em resumo: a empresa perde receita, o que compromete seu resultado financeiro. Por isso, ao prevenir as perdas, os erros ou até a ação de pessoas que estão mal-intencionadas, o profissional age de maneira proativa, buscando métodos para evitar transtornos.

Como está o mercado de trabalho para a área Logística?

Se existe um campo profissional bastante aquecido atualmente é o de Logística, e é fácil de entender a razão: as fronteiras entre os mercados estão cada vez mais reduzidas, ou seja, a globalização permite trocas comerciais com empresas de todo o mundo.

Dessa maneira, as companhias que não querem ficar para trás precisam de sistemas estratégicos para negociar e encontrar fornecedores, e é aí que entra o profissional da Logística. Ele é quem vai comandar as áreas de armazenagem, compra de suprimentos, transporte e distribuição de produtos, estoques, importação e exportação de modo a garantir agilidade e segurança nos processos junto à redução de custos.

Setores variados

Muita gente pode pensar que nem todas as empresas atuam em nível global. Isso é verdade, porém mesmo as organizações que só têm atuação nacional podem precisam de uma área voltada para a Logística. Estamos falando de setores variados como indústria, comércio, serviços e agronegócio, que lidam diariamente com a competitividade e precisam se destacar.

Além dos fatores que citamos acima, é preciso incluir ainda a expansão do comércio eletrônico, que precisa gerenciar estoques e entregas em todo o Brasil, ou seja, necessita também desse profissional para não perder as vendas ou desagradar os consumidores.

Por fim, o cliente atualmente está mais exigente. Por isso, as empresas que não querem perder mercado devem ter qualidade em todas as etapas de produção. Nesse ponto, os conhecimentos da Logística fazem a diferença para o crescimento do negócio.

Se você tem alguma dúvida sobre o mercado para quem se forma como tecnólogo em Logística pode ficar sossegado e apostar nas diferentes áreas de atuação dessa carreira promissora.

Qual é o perfil do profissional da área?

Apesar de estar muito ligada às exatas, a Logística é um campo multidisciplinar que exige competências bem diversificadas dos seus profissionais.

Antes de mais nada, é preciso saber que muitos desafios devem surgir na rotina de quem trabalha na área. Ter um bom planejamento é super importante, mas imprevistos acontecem e saber lidar com eles é fundamental. Então, flexibilidade e disposição são características que ajudam bastante.

Outra combinação interessante para se dar bem na profissão é raciocínio lógico e organização. Ter a visão estratégica de todo o processo logístico e coordenar cada fase dele é capaz de garantir um bom resultado final. Para completar, temos outras habilidades que diferenciam um profissional:

  • curiosidade;
  • boa comunicação;
  • liderança;
  • proatividade;
  • interesse por tecnologia.

Como é o Tecnólogo em Logística EAD?

Quem tem o dia a dia corrido e não consegue se deslocar até a instituição de ensino diariamente pode fazer o Tecnólogo em Logística na modalidade de educação a distância (EAD).

Dessa maneira, o estudante pode realizar as aulas no horário que melhor se encaixa em sua rotina, sem precisar sair de casa. Isso é possível porque, com os cursos a distância, é possível acompanhar as aulas por meio de plataformas virtuais. Sendo assim, basta ter um dispositivo, como um notebook ou tablet, e acesso à internet para fazer a faculdade.

Essa é uma grande vantagem, pois o aluno não precisa perder tempo no trânsito e pode estudar perto da família. Sem contar que as mensalidades de um curso online, geralmente, são menores em comparação à versão presencial.

É importante salientar que a modalidade EAD tem a mesma matriz curricular e professores do curso presencial, ou seja, não há com o que se preocupar quanto à qualidade de cursos nesse formato.

Outra informação importante a destacar é que o diploma do curso realizado online é reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional da mesma maneira que o da faculdade presencial.

Qual é o programa do curso?

Ainda que você conheça um pouco sobre a área de Logística, pesquisar a grade curricular do curso é importante para tomar sua decisão. Inclusive, as matérias que compõem cada formação podem variar de uma instituição de ensino para outra. Logo, não deixe de conferir a prévia do que será estudado. Abaixo separamos algumas das principais matérias do curso. Confira!

Gestão Mercadológica

A Logística pode ser aplicada aos mais diversos segmentos de negócios. Sendo assim, conhecer bem o seu mercado de atuação é uma tarefa primordial para ter um “esquema” logístico eficiente, que considere as particularidades de cada um em cada momento para fazer uma boa gestão dos recursos.

Administração Financeira

As matérias de exatas estão presentes no curso de Logística e a Administração Financeira pode ser uma delas. Afinal, não dá para falar desse assunto e cuidar do setor logístico de qualquer negócio sem pensar em dinheiro. Ter o controle financeiro de tudo o que acontece é fundamental para ter estabilidade e sucesso no negócio.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Como falamos acima, o termo em inglês para cadeia de suprimentos também é muito conhecido no mercado de trabalho, o supply chain. Essa é uma disciplina que aborda um ponto estratégico do sucesso operacional de uma empresa, que é justamente um conjunto de fatores (pessoas, recursos, processos, entre outros) que integram todo o ciclo de um produto ou serviço até o seu destino final.

Sistemas de Informação

A tecnologia hoje está presente em praticamente todas as áreas — e na Logística não é diferente. Conhecer as soluções que podem ajudar a otimizar a rotina operacional é uma das funções do profissional que se dedica a isso. Por isso, a disciplina de Sistemas de Informação é importante na composição da grade.

Gestão de Pessoas

A Logística não é um campo apenas de números, processos e questões quantitativas. Pessoas estão envolvidas em todas as etapas, do planejamento à execução de cada uma delas.

Portanto, é relevante aprender sobre como gerenciar essa parte e lidar com colegas de trabalho, fornecedores, clientes, concorrentes etc. Para quem deseja alcançar posições de liderança ao longo do plano de carreira, a Gestão de Pessoas é uma ótima opção de especialização depois de concluir a formação inicial.

Esses são apenas alguns dos assuntos que normalmente são objetos de estudo do curso. Como você pôde perceber, o tecnólogo em Logística pode atuar em diferentes segmentos e funções. Essa é uma carreira em expansão, pois o mercado está cada vez mais integrado devido à globalização e ao crescimento das lojas virtuais. Por consequência, esse cenário positivo aumentou a necessidade de profissionais cada vez mais especializados na área.

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD aqui na Unyleya? Se você quer se preparar para atuar nesse mercado, faça a melhor escolha para o seu futuro! E se ainda tiver alguma dúvida sobre a área ou o curso, deixe seu comentário.

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

3.6/5 - (41 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD