Tecnólogo em Logística: quais são as áreas de atuação no mercado

  • 11/abr/2020

Tecnólogo em Logística: quais são as áreas de atuação no mercado

Tempo de Leitura: 7 minutos

Você busca um curso de graduação que possa ajudá-lo a ter mais oportunidades na carreira? Pois saiba que o curso Superior de Tecnologia em Logística forma profissionais capazes de atuar em diversos segmentos da economia.

Ser tecnólogo em Logística é uma excelente oportunidade de obter bons rendimentos e encontrar ótimas ofertas de emprego. O profissional dessa área precisa ter habilidades de relacionamento, organização e gestão para saber lidar com todos os desafios do dia a dia. Quer conhecer melhor essa carreira? Acompanhe o post!

O que caracteriza um curso de Tecnólogo em Logística?

O Tecnólogo em Logística é um curso superior, com diploma válido e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Sua principal vantagem em relação a um curso de bacharelado é o tempo de duração, que leva em média de 2 a 3 anos. Assim, o profissional conclui as disciplinas com muito mais rapidez e fica pronto para assumir uma vaga no mercado de trabalho.

Dessa maneira, os cursos de tecnólogo contribuem para que as empresas encontrem profissionais qualificados e com formação prática. Essa é também uma grande diferença em relação à modalidade de bacharelado, pois o tecnólogo tem mais disciplinas práticas e menos teóricas, o que conecta o profissional ao que o mercado realmente precisa.

O curso Superior de Tecnologia em Logística tem como principal objetivo formar profissionais capazes de atuar em processos de armazenagem e distribuição de mercadorias, de forma organizada e estratégica. Por esse motivo, o estudante tem o contato com várias disciplinas, como:

  • Fundamentos em Marketing e Direito;
  • Gestão Estratégica;
  • Administração de Materiais e Serviços;
  • Gestão da Qualidade;
  • Comércio Exterior;
  • Gestão de Suprimentos;
  • Administração da Produção;
  • Gestão de Estoque e Armazenagem.

Para ingressar em um Tecnólogo em Logística é necessário ter concluído o Ensino Médio. Também é fundamental procurar uma faculdade de confiança e que seja reconhecida pelo MEC.

Qual é a área de atuação de um tecnólogo em Logística?

Esse profissional deve ser flexível e interessado nas demais áreas de uma empresa. Afinal, ele é responsável por fazer a administração de materiais e controle de mercadorias. Também deve saber se comunicar bem com fornecedores, clientes e outros colaboradores, pois o seu departamento trabalha de maneira integrada aos demais.

O tecnólogo em Logística é um profissional muito procurado atualmente pelo mercado de trabalho. E a grande vantagem é que essa área pode oferecer bons salários, dependendo do setor de atuação. Um gerente de supply chain, por exemplo, encontra vagas com ofertas salariais de R$ 18 mil — para isso, é fundamental ter experiência e habilidades estratégicas.

As indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e o comércio eletrônico são os setores que mais procuram profissionais especializados nessa área. Quer entender melhor o mercado de atuação de um tecnólogo em Logística? Acompanhe!

Armazenamento e definição de embalagens adequadas

Uma das funções de um profissional de Logística é se preocupar com a otimização dos espaços físicos. Por isso, ele tem a responsabilidade de avaliar as condições de armazenamento dos ambientes e identificar as mudanças que precisam ser feitas.

Por exemplo: carnes e massas precisam de ambientes adequadamente refrigerados para evitar que os produtos estraguem. E cabe ao profissional em Logística providenciar os equipamentos necessários para esse tipo de situação.

Ele também é responsável por conhecer os vários modelos de materiais que podem ser utilizados para embalar os produtos e identificar a melhor opção para a empresa. Por exemplo: enquanto o macarrão pode ser embalado em pacotes plásticos ou caixas, uma geladeira vai precisar de materiais que protejam o equipamento de riscos e quedas.

Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)

Essa é uma área que não olha apenas para os processos internos de uma companhia, mas para todos os parceiros envolvidos: transportadoras e fornecedores. Por esse motivo, o profissional de supply chain é muito valorizado pelo mercado, uma vez que precisa buscar uma integração entre todos os setores para gerar economia e eficiência nos processos.

Ao desenvolver as atividades de maneira integrada, o tecnólogo em Logística consegue obter uma maior satisfação dos clientes ao realizar entregas antes do prazo. Consequentemente, isso aumenta a competitividade e a lucratividade da companhia.

Controller Logístico

É a área de controladoria, responsável pelo planejamento estratégico da área de Logística. O profissional é quem organiza o processo logístico, trabalhando na sua execução e monitoramento. Sendo assim, faz as atualizações necessárias caso haja alguma mudança de cenário.

Outras atribuições do controller de Logística é a elaboração do orçamento para essa área, bem como a definição dos indicadores de produtividade, de desempenho e de performance em custos. Dessa forma, nessa função, ele consegue pensar em ações para corrigir erros e prevenir desvios que possam atrapalhar o andamento e qualidade dos processos.

É um profissional muito valorizado, pois assume ainda o papel de consultor, auxiliando os diretores e gestores da companhia na tomada de decisão.

Processos Logísticos e gestão da informação

O tecnólogo em Logística é o principal responsável por acompanhar o processamento de pedidos e garantir que o item certo chegue ao cliente. Por isso, ele deve buscar sistemas eficientes para o acompanhamento das operações e fazer a organização de todos os dados de forma sistemática.

Por exemplo: é necessário identificar a matéria-prima armazenada no estoque e manter os itens em ordem para que possam ser encontrados na hora da produção. Também é fundamental fazer a gestão desses produtos, uma vez que, se houver falta deles, todo o processo de fabricação será interrompido.

Logo, o profissional de Logística pode atuar com toda a coordenação do estoque, geração de pedidos, entregas, criação e análise de relatórios para o acompanhamento dos processos.

Rotas e Meios de Transporte

Em algumas empresas, o profissional atuará especificamente na coordenação das rotas e dos meios de transporte das mercadorias. Tudo depende do tamanho da companhia e das atividades exercidas.

Nesse caso, ele será o responsável por fazer orçamentos com transportadoras a fim de minimizar os gastos. Ele também deve avaliar a segurança do transporte e identificar quais são as melhores rotas para evitar roubos de carga e congestionamentos. Afinal, o objetivo é fazer com que o produto chegue ao consumidor em perfeito estado e dentro do prazo.

Powered by Rock Convert

TMS e WMS

Para o profissional de qualquer área crescer e ampliar sua atuação é preciso estar atualizado quanto às novidades tecnológicas. Na Logística isso não é diferente. Assim, quem domina as ferramentas de gestão de transportes (TMS) e de armazéns (WMS) pode sair na frente.

O TMS é utilizado para controlar as operações de transporte em todas as etapas da cadeia Logística, desde a expedição até a entrega ao consumidor. É um sistema que faz a gestão da manutenção da frota, dos tempos de parada, controle de documentos, fretes, entre outras funcionalidades.

Já o WMS tem o objetivo de automatizar as etapas de recebimento, armazenagem e expedição, otimizando, desse modo, a gestão do estoque e o controle das mercadorias que estão armazenadas.

Planejamento da demanda e estoques

Uma função essencial para que uma empresa consiga manter o fluxo adequado de mercadorias para atender seus clientes com qualidade é o planejamento de demanda e estoques. Imagine fechar uma compra, mas não ter o item em estoque?

Para driblar esses e outros problemas, o profissional de Logística precisa fazer uma previsão da demanda dos produtos e serviços da companhia. Sendo assim, ele realiza um planejamento detalhado para saber onde e quando os produtos serão requisitados e também para estimar qual é a quantidade necessária.

É uma área que trabalha com a gestão de estoques, pois envolve fazer os pedidos de matérias-primas e produtos antes mesmo de saber exatamente qual será a demanda.

São, portanto, processos que vão garantir a qualidade e eficiência dos serviços, pois, ao estimar as vendas, a empresa consegue se planejar e atender com excelência.

Prevenção de perdas

As perdas fazem parte do dia a dia de qualquer negócio, mas é importante minimizá-las para evitar grandes prejuízos à organização. É por isso que uma das áreas de atuação do tecnólogo em Logística é justamente a de prevenção de perdas.

Esse profissional atua para manter o estoque equilibrado, acompanhando a movimentação dos itens e evitando inconsistências entre a descrição do sistema, que mostra a existência do produto.

As perdas ocorrem por diversos fatores, como furtos, roubos, danos nos produtos ou ainda por uma gestão ineficiente do estoque, o que acarreta a geração errada de pedidos. Em resumo: a empresa perde receita, o que compromete seu resultado financeiro. Por isso, ao prevenir as perdas, os erros ou até a ação de pessoas que estão mal-intencionadas, o profissional age de maneira proativa, buscando métodos para evitar transtornos.

Como está o mercado de trabalho para Logística?

Se existe um campo profissional bastante aquecido atualmente é o de Logística, e é fácil de entender a razão: as fronteiras entre os mercados estão cada vez mais reduzidas, ou seja, a globalização permite trocas comerciais com empresas de todo o mundo.

Dessa maneira, as companhias que não querem ficar para trás precisam de sistemas estratégicos para negociar e encontrar fornecedores, e é aí que entra o profissional da Logística. Ele é quem vai comandar as áreas de armazenagem, compra de suprimentos, transporte e distribuição de produtos, estoques, importação e exportação, de modo a garantir agilidade e segurança nos processos junto à redução de custos.

Setores variados

Muita gente pode pensar: mas nem todas as empresas atuam em nível global. Isso é verdade, porém mesmo as organizações que só tem atuação nacional também precisam de uma área voltada para a Logística. Estamos falando de setores variados, como indústria, comércio, serviços e agronegócio, que lidam diariamente com a competitividade e precisam se destacar.

Além dos fatores que citamos acima, é preciso incluir ainda a expansão do comércio eletrônico, que precisa gerenciar estoques e entregas em todo o Brasil, ou seja, necessita também desse profissional para não perder as vendas ou desagradar os consumidores.

Outra questão é que, hoje, o cliente está mais exigente, por isso as empresas que não querem perder mercado devem ter qualidade em todas as etapas de produção. Nesse ponto, os conhecimentos da Logística fazem a diferença para o crescimento do negócio.

Se você tem alguma dúvida sobre o mercado para quem se forma como tecnólogo em Logística pode ficar sossegado e apostar nas diferentes áreas de atuação dessa carreira promissora.

Como é o Tecnólogo em Logística EAD?

Quem tem o dia a dia corrido e não consegue se deslocar até a instituição de ensino diariamente pode fazer o Tecnólogo em Logística na modalidade de educação a distância (EAD).

Dessa maneira, o estudante pode realizar as aulas no horário que melhor se encaixa em sua rotina e sem precisar sair de casa. É que, nos cursos a distância, ele acompanha as aulas por meio de uma plataforma virtual. Sendo assim, basta ter um dispositivo, como o notebook e tablet, e acesso à internet para fazer a faculdade.

Portanto, é uma grande vantagem, pois o aluno não precisa perder tempo no trânsito e pode estudar perto da família. Sem contar que as mensalidades de um curso online, geralmente, são menores em comparação à versão presencial.

Apesar de ser da modalidade EAD, saiba que a matriz curricular e professores são os mesmos do curso do formato tradicional, ou seja, não há com o que se preocupar quanto à qualidade de cursos nesse formato.

Outra informação importante a destacar é que o diploma do curso realizado online é reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional da mesma maneira que o da faculdade presencial.

Como você pode perceber, o tecnólogo em Logística pode atuar em diferentes segmentos e funções. Essa é uma carreira em expansão, pois com os mercados cada vez mais próximos com a globalização e com o crescimento das lojas virtuais aumentou a necessidade de profissionais cada vez mais especializados na área.

Quer se preparar para atuar nesse mercado? Entre em contato com nossa equipe e conheça nosso curso de graduação a distância feito para você!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você